Foi nos finais dos anos 1960 que começou a pesquisa arqueológica na Universidade de Caxias do Sul. Na época, o responsável pela denominada Divisão de Pesquisas Arqueológicas era o professor e arqueólogo Fernando La Salvia. Desde então, bastante tempo se passou.
Em 2007, através de demanda oriunda da Reitoria e por ação desta, retomaram-se tais pesquisas com a montagem e inauguração do Laboratório de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (LEPAR) vinculado ao Instituto Memória Histórica e Cultural.
O LEPAR é um espaço de ensino relacionado ao extenso campo do conhecimento arqueológico. Vem dando suporte às disciplinas correlatas do Curso de História, bem como, fomentando tal conhecimento com a promoção de oficinas, cursos de extensão e a participação de alunos em diversas escavações arqueológicas promovidas por outras instituições. No que diz respeito à pesquisa arqueológica um projeto está em andamento desde 2008 - "Arqueologia das Identidades: unidades domésticas da imigração italiana e da ocupação luso-brasileira no município de Caxias do Sul/RS (século XVIII/século XIX)". Tem dois objetivos principais:
A condução e a gestão das ações do LEPAR advêm de um coletivo de decisões formado por colegas da Arqueologia, da Antropologia e da História. Também compõem o coletivo, alunos do Curso de História envolvidos diretamente com o projeto.