Para a obtenção do título de Mestre, o aluno deve completar, no mínimo, um total de 27 créditos supervisionados, assim distribuídos:
12 créditos em disciplinas obrigatórias;
04 créditos, em disciplinas obrigatórias de linha;
08 créditos, em disciplinas eletivas e ou optativas.
03 créditos em dissertação de Mestrado.
Disciplinas e Ementas - Mestrado
Disciplinas Obrigatórias
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: De Adam Smith à Peter Drucker. O surgimento da Administração Científica. Divisão do trabalho e especialização. Padronização. Hierarquia. Burocracia. Produção em Massa. Comportamentalismo. Relações humanas. Organização sócio-técnica. Produção flexível. Diversificação de mercado. Competitividade sistêmica. Organizações híbridas. Globalização.
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Introdução à pesquisa em Administração. Objeto e justificativa de projetos de pesquisa; objetivos e avaliação de problemas; hipóteses e questões de pesquisa. Revisão da literatura e o papel da teoria na pesquisa em ciências sociais. Métodos e desenhos de pesquisa. Técnicas de coleta de dados. Análise e interpretação de resultados. Tipos de pesquisa. Pesquisas recentes. Bases de dados secundários e grupos de pesquisa na área de estratégia e gestão das organizações. Veículos de publicação na área. Estruturação de projetos de pesquisa em gestão de organizações.
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Características gerais da pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. Estudo de caso como método de desenvolvimento de teoria. Técnicas de coleta de dados qualitativos (etnografia, observação, entrevista, grupos focais e narrativas). Técnicas de análise de dados qualitativos (codificação, categorização e análise de conteúdo). Critérios éticos, de validade e de qualidade em pesquisa qualitativa. Uso de softwares em pesquisa qualitativa.
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Análise exploratória de dados. Preparação de dados para análise estatística. Probabilidades, distribuição de probabilidades. Amostragem e inferência. Testes estatísticos. Principais testes paramétricos e não paramétricos. Análise de regressão e correlação. Técnicas multivariadas. Séries temporais. Uso de softwares aplicativos e análise de casos aplicados à gestão. Ferramentas e técnicas de apoio à decisão.
Informação e Conhecimento Organizacional
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: A informação e o conhecimento como ativos intangíveis das organizações. Estudo dos modelos e teorias de gestão da informação e do conhecimento no contexto da inovação e da competitividade. Perspectivas teóricas e práticas da Gestão do Conhecimento e da Inteligência Competitiva como fatores de desenvolvimento organizacional baseado em conhecimento.
Inovação e Empreendedorismo
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Introdução ao empreendedorismo e inovação. Perfil empreendedor. Processo empreendedor. Ecossistema empreendedor. Perfil inovador. Processo inovador e Ecossistema inovador Aproximação conceitual ao processo de inovação tecnológica. A sequência invenção-inovação-difusão. Causas da inovação e Tipos de inovações. Etapas e atividades do processo da inovação. Indicadores da inovação C+T e I+D. Modelos do processo de inovação e Sistemas de inovação.
Estratégias de Produção e de Operações
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Gestão e controle estratégicos dos processos de operações e serviços. Fundamentos de operações de produção e serviços. Estratégias da corporação e a relação destas com as estratégias das operações. Categorias de decisão estratégicas e táticas em operações associadas aos objetivos de desempenho organizacionais. Formulação de estratégias de produção e operações nos diferentes ambientais de configuração produtiva (redes de empresas, cadeias de produção, arranjos produtivos, consórcio de produção).
Estratégias Organizacionais
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Escolas estratégicas e suas principais abordagens. Formação do Pensamento estratégico. Ambiente estratégico. Cenários. Pensamento Sistêmico. Intenção Estratégica. Posicionamento estratégico. Diferenciação estratégica. Análise e escolha de mercado e de configuração produtiva. Alianças estratégicas. Administração estratégica.
Disciplinas Eletivas
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Modelos descritivos: apresentação, descrição e visualização de dados. Modelos preditivos: probabilidade, inferência estatística, mineração de dados e modelagem estatística. Modelagem descritiva, preditiva e prescritiva.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Fundamentos e bases da aprendizagem no contexto organizacional. Interação entre processos formais e informais de aprendizagem. Aprendizagem baseada em práticas e configuração de saberes.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: A evolução do campo de Supply Chain Management; Fundamentos teóricos da área: Teoria de custos de transação; Visão relacional da estratégia; Análise da Competitividade em Supply Chain; Social Exchange theory; outros aportes teóricos como teoria de dependência de recursos, sociologia econômica, teoria dos jogos; Perspectivas e temas emergentes: Sustainable Supply Chain Management; Supply Chain Risk Management; Humanitarian Supply Chains.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Fenômenos sociais nas organizações: alguns elementos fundamentais. Teoria do capital social. Capital social, organizações e desenvolvimento local. Confiança, comprometimento e capital social. Colaboração. Mensurando capital social: nas empresas e nas regiões. Visão sistêmica e o futuro das organizações. Responsabilidade Social: uma visão crítica.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Definição do campo de estudo do comportamento do consumidor. Processo de informação do consumidor: percepção, aprendizado e memória. Motivação e emoções. Imagem do Consumidor. Processo de tomada de decisão de compra. Influências externas - renda, classe social e cultura. Satisfação, lealdade e valor percebido do consumidor. Envolvimento. Comportamento do consumidor organizacional. Fronteiras e Métodos de estudo em estudo do comportamento do consumidor.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Conceitos sobre mensuração e desempenho. A importância da gestão do desempenho para as organizações. Gestão do Desempenho e indicadores. Modelos reconhecidos na literatura de gestão do desempenho. Fatores facilitadores e restritivos para a implementação da gestão do desempenho.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo de temas avançados em Desenvolvimento Baseado em Conhecimento (DBC): a evolução do campo, principais teóricos e modelos o conhecimento como construção social no ambiente organizacional e coletivo - cidades e regiões. O DBC no mundo. Sistema de Capitais: Origem, conceitos e principais avanços.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Teoria da firma. Economia dos custos de transação e a empresa. Mercado e organizações. Economia da informação. Modelos de crescimento e desenvolvimento regional, polos econômicos. Finanças nacionais e internacionais. Comércio inter-regional. Blocos econômicos e integração econômica.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Serviços e a economia. Serviços e Estratégia. Encontros de Serviços. Marketing de Serviços. Qualidade em Serviços. Gestão de Pessoas e Serviços. Serviços e Tecnologia. Operações em Serviços. Servitização.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: A perspectiva da estratégia como prática social. Strategizing e a interação entre prática, práxis e praticantes. Sociomaterialidade da estratégia. Sensemaking, sensegiving e sensebreaking. O papel do middle manager como praticante. A estratégia como prática, o contexto e os resultados. Open strategizing.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: LIDERANÇA: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. MUDANÇA: O problema da mudança. Sucesso em processos de mudança. As etapas do processo de mudança. O coração da mudança. Liderando a mudança. APRENDIZAGEM: Mudando a realidade criada por nossas ações. A "prisão" criada pelo próprio raciocínio. As organizações e o processo de aprendizagem. As disciplinas básicas para a criação da organização de aprendizagem. A nova função do dirigente.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Contextualização do Marketing de Relacionamento: origem, influências e evolução. Conceitos e elementos do Marketing de Relacionamento. A prática do Marketing de Relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o Marketing de Relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. O Marketing de Relacionamento como fonte de vantagem competitiva.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Visão das estruturas organizacionais: etapas funcionais; papéis/funções, processos, e informações dos atores envolvidos nesse ciclo; A natureza das informações e dos processos: tipos e formas; Gestão funcional versus por processos. Técnicas de modelagem de informações e atividades; decomposição de funções; informações de entrada, saída, controle e mecanismos; o fluxo de informações dentro de um processo em um ambiente colaborativo. Elementos de um processo. Aspectos relevantes de um modelo de avaliação de desempenho, contemplando a visão de processos e de planejamento estratégico. Automação dos processos de uma operação: análise do comportamento do negócio online e real time; Alinhamento estratégico entre o negócio e os processos de negócios. Aspectos relevantes de um modelo de avaliação de desempenho, contemplando a visão de processos e de planejamento estratégico. Ferramentas de modelagem de processos: atividades e workflow. Abordagem do tipo workflow, com ênfase na notação BPMN. Abordagem do tipo decomposição funcional, com ênfase no IDEF0.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Análise preliminar de dados. Apresentação dos softwares: SPSS, Statistica e o Bioest. Análise descritiva. Análise Fatorial Exploratória.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Estudar as formas tradicionais e emergentes de cooperação entre empresas. Entender a necessidade de mudanças comportamentais e de infraestrutura física para poder viabilizar as formas emergentes de cooperação entre empresas. Formar grupos de trabalho com os alunos e aplicar conceitos aprendidos formando ou estudando redes de colaboração.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: This course introduces the participants to the Future Studies field. You will learn how to think about the future, and how to apply Advanced Foresight methods to understand possible futures, map scenarios, and promote decision making and change. Moreover, you will learn how to assess cultural readiness for Futures Thinking initiatives. In Brazilian organizations, more than Future Thinking capabilities to address risk analysis and innovation opportunities, it-s important to understand culture, organizational behavior and leadership to promote real change. With this combined approach, this course provides participants with frameworks and tools to think about the Future and develop Foresight projects, as well as modelling change strategies according to diagnoses of national, organizational, and managerial behavior.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Comentários iniciais. Escolhas pessoais. Habilidades inerentes à área. Espaços de divulgação científica nacional e internacional e critérios de qualidade. Pontuações (ranking) das publicações. Sugestões de sites. Fases de construção do artigo científico: fase decisória, fase construtiva e fase redacional. Estrutura do artigo científico (elementos). Aspectos de conteúdo e forma (estética). Outros cuidados relevantes. O processo editorial.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Arquitetura organizacional. Conceitos. Estrutura, ambiente e estratégia. Matriz ambiental. Modelo sistêmico da arquitetura organizacional. Cultura organizacional. Conceitos e elementos. Cultura e desempenho organizacional. Desenvolvimento e mudança da cultura organizacional.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Projeto de dissertação de Mestrado. Dissertação de Mestrado. Justificativa e Relevância da Pesquisa. O Método Científico. Técnicas de Análise. Contribuição Científica. Formatação do Projeto e da dissertação de Mestrado. Apresentação e análise crítica do projeto de dissertação nos grupos de pesquisa.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Governança Corporativa. Origem e evolução. Funções e Forças de Controle. Sistemas de Governança no mundo. Governança no Brasil. Ambiente institucional. Ambiente interno de Governança. Comitês e órgãos de apoio. Testes e medição de Governança. Interfaces com a competitividade, a sustentabilidade e a sucessão empresarial. Integração da Governança Corporativa, Compliance e Disclosure. Ferramentas de Compliance e Disclosure. Aplicações no setor público e privado.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Estrutura e atuação das finanças internacionais. Conta externas e balanço de pagamentos Mercado de moedas. Mercado de câmbio, Taxa de câmbio e Mercado de ativos. Taxa de câmbio de longo prazo e a paridade do poder de compra. Moedas digitais; Criptomoedas, Stablecoins, Moedas digitais dos Bancos Centrais. Mercados título de governo e corporativo internacionais. Globalização financeira e Crises internacionais. Mercados acionário internacionais. Fusões e aquisições internacionais.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Conceitos Avançados de meta-análise, cálculos dos efeitos, transformações, modelos de efeitos fixos e aleatórios, interpretação, análise de regressão, efeitos moderadores.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Conceitos básicos, aplicação e programação da modelagem de equações estruturais em ciências sociais. Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Variável Latente e Observada. Variável exógena e endógena. Validade Convergente e Discriminante. Amos.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Métodos de busca em bases de dados. Análise de relatórios de saída das bases de dados. Utilização do Softwares de auxílio na busca de artigos. Utilização de ferramentas para análise de artigos e resumos. Validação determinação de fontes e autores. Software de auxílio para produção e formatação de artigos. Produção de referencial teórico com utilização do NVIVO. Introdução as plataformas de relacionamento acadêmicas.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Fundamentos da discussão sobre inovação e sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável e organizações; Inovação e as dimensões da sustentabilidade; modelos de inovação e sustentabilidade; modelos de negócios sustentáveis.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Sistemas de gestão da produção. Ferramentas e abordagens contemporâneas para o gerenciamento dos sistemas produtivos e suas relações com a competitividade. Técnicas para o planejamento agregado e plano mestre da produção (MPS), em ambientes uni e multi-empresas. Análise de condicionantes e efetividade da implementação de sistemas de gestão da produção nas diferentes configurações e arranjos produtivos: MRP, JIT, TQC.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Principais conceitos referentes à qualidade sob perspectiva da gestão empresarial contemporânea. A competitividade como foco estratégico em um cenário de globalização de mercados. Casos da qualidade da gestão em organizações manufatureiras, prestadoras de serviços e governamentais. Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ). Malcolm Baldrige National Quality Award. European Quality Award. Deming Prize.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Sustentabilidade: Conceitos, histórico e Paradigma. Tripé da Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Abordagens da Sustentabilidade nas Organizações. ESG (environmental, social and Governance). Conceitos; Diretrizes; Passos para incorporar o ESG nas organizações; Temas e critérios ESG relevantes; Avaliação e direcionamento.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Conceito de Competências e sua relação com a Inovação e Competitividade; Competências Individuais; Competências Organizacionais; Competências Coletivas; Modelos de Desenvolvimento de Competências; Novas Tendências em Gestão de Competências.
Para a obtenção do título de Doutor, o aluno deve completar, no mínimo, um total de 36 créditos supervisionados, assim distribuídos:
12 créditos em disciplinas obrigatórias;
06 créditos, em disciplinas obrigatórias de linha;
18 créditos, em disciplinas eletivas e ou optativas.
Disciplinas e Ementas - Doutorado
Disciplinas Obrigatórias
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Vetores aleatórios e distribuição normal multivariada, Regressão múltipla, Regressão logística, Análise discriminante, Análise de agrupamentos, Análise fatorial, Equações estruturais, Planejamento de experimentos. Outros aportes teóricos como: Teoria de Resposta ao Item e Modelagem Multinível.
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Conhecimento; Tipos de Conhecimento. Paradigmas. Posições Filosóficas, Teóricas e Métodos de Pesquisa em Administração. Tipologias de Pesquisa. Bibliometria. Problemas de Pesquisa e Questões de Pesquisa. Abordagem Quantitativista, Abordagem Qualitativista. Estudos Exploratórios, Descritivos e Explicativos. Estudos de Caso e Técnicas Alternativas. Ética na Pesquisa.
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Os principais conceitos e modelos que orientam a análise das organizações como base ao entendimento da ciência de administração; Diversidade de teorias de análise utilizada no estudo das organizações; Emergência da teoria das organizações; Estruturação e formas organizacionais; Processos organizacionais; Perspectiva institucional de análise; Cultura: societária e organizacional; Relação organização-ambiente; Organizações modernas e pós-modernas; Pesquisa em organizações; Estudos organizacionais no contexto da sociedade moderna; Crítica nos estudos organizacionais - organização x sociedade; Novos caminhos de pensamento e pesquisa.
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Discutir e aprofundar os elementos centrais da pesquisa qualitativa em administração. Compreender a interação entre a pesquisa qualitativa e quantitativa, enfatizando suas diferenças e complementariedades. Relacionar o desenho da pesquisa qualitativa com suas diferentes formas de dados, coleta e análise. Enfatizar a teorização a partir da pesquisa qualitativa. O futuro da pesquisa qualitativa no universo científico.
Estudos Avançados em Inovação e Empreendedorismo
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Olhar crítico sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação a partir do estudo dos: Antecedentes do Empreendedorismo. Abordagem Behaviorista e Neo-Behaviorista. Empreendedorismo Individual e Coorporativo. Empreendedorismo Reativo-Econômico. Empreendedorismo Pró-Ativo-Tecnológico Empresarial. Criatividade e Visão Empreendedora. Novas Abordagens do Empreendedorismo. Primórdios da Inovação. Paradigma Keynesiano. Paradigma Schumpeteriano. Paradigma Neo-Schumpeteriano. Economia da Inovação. Estratégia da Inovação. Gerenciamento da Inovação. P&D+I e C&T+I. Novas Abordagens da Inovação.
Teorias do Conhecimento Organizacional
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: O conhecimento organizacional e sua gestão na perspectiva de processo e de construção social. Estudo das interações teóricoreflexivas entre o conhecimento objetivo e subjetivo, e entre conhecimento como processo, estrutura e ação no campo das organizações. Análise das teorias da gestão do conhecimento através do exame dos pressupostos relativos à ontologia, à epistemologia, à natureza humana, e à metodologia.
Estudos Avançados em Estratégia e Mercado
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: A orientação para mercado: definição, elementos e sua relação com outras teorias. Estratégias de marketing (estratégias de produto e de serviços, estratégias de preço, estratégias de distribuição e estratégias de comunicação), seus desdobramentos e implicações. Estruturas, características e tendências de mercado. A relação entre as estratégias de marketing, o posicionamento mercadológico e a performance empresarial.
Estudos Avançados em Estratégia de Operações
Carga Horária: 45
Número de créditos: 3
Ementa: Conceitos de estratégia de operações critérios competitivos; Operações de Serviços; Visão Baseada em Recursos (recursos, capacidades, rotinas e aprendizagem em operações); Gestão do Desenvolvimento de Produtos e Processos; Temas emergentes em estratégia de operações, incluindo: operações ambientalmente responsáveis, operações socialmente responsáveis, comportamento em operações, operações de serviços de saúde, interface operações-marketing, operações internacionais/offshoring, operações humanísticas, customização em massa e postmanement e servitização.
Disciplinas Eletivas
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Modelos descritivos: apresentação, descrição e visualização de dados. Modelos preditivos: probabilidade, inferência estatística, mineração de dados e modelagem estatística. Modelagem descritiva, preditiva e prescritiva.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Fundamentos e bases da aprendizagem no contexto organizacional. Interação entre processos formais e informais de aprendizagem. Aprendizagem baseada em práticas e configuração de saberes.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: A evolução do campo de Supply Chain Management; Fundamentos teóricos da área: Teoria de custos de transação; Visão relacional da estratégia; Análise da Competitividade em Supply Chain; Social Exchange theory; outros aportes teóricos como teoria de dependência de recursos, sociologia econômica, teoria dos jogos; Perspectivas e temas emergentes: Sustainable Supply Chain Management; Supply Chain Risk Management; Humanitarian Supply Chains.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Fenômenos sociais nas organizações: alguns elementos fundamentais. Teoria do capital social. Capital social, organizações e desenvolvimento local. Confiança, comprometimento e capital social. Colaboração. Mensurando capital social: nas empresas e nas regiões. Visão sistêmica e o futuro das organizações. Responsabilidade Social: uma visão crítica.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Definição do campo de estudo do comportamento do consumidor. Processo de informação do consumidor: percepção, aprendizado e memória. Motivação e emoções. Imagem do Consumidor. Processo de tomada de decisão de compra. Influências externas - renda, classe social e cultura. Satisfação, lealdade e valor percebido do consumidor. Envolvimento. Comportamento do consumidor organizacional. Fronteiras e Métodos de estudo em estudo do comportamento do consumidor.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Conceitos sobre mensuração e desempenho. A importância da gestão do desempenho para as organizações. Gestão do Desempenho e indicadores. Modelos reconhecidos na literatura de gestão do desempenho. Fatores facilitadores e restritivos para a implementação da gestão do desempenho.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo de temas avançados em Desenvolvimento Baseado em Conhecimento (DBC): a evolução do campo, principais teóricos e modelos o conhecimento como construção social no ambiente organizacional e coletivo - cidades e regiões. O DBC no mundo. Sistema de Capitais: Origem, conceitos e principais avanços.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Teoria da firma. Economia dos custos de transação e a empresa. Mercado e organizações. Economia da informação. Modelos de crescimento e desenvolvimento regional, polos econômicos. Finanças nacionais e internacionais. Comércio inter-regional. Blocos econômicos e integração econômica.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Serviços e a economia. Serviços e Estratégia. Encontros de Serviços. Marketing de Serviços. Qualidade em Serviços. Gestão de Pessoas e Serviços. Serviços e Tecnologia. Operações em Serviços. Servitização.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: A perspectiva da estratégia como prática social. Strategizing e a interação entre prática, práxis e praticantes. Sociomaterialidade da estratégia. Sensemaking, sensegiving e sensebreaking. O papel do middle manager como praticante. A estratégia como prática, o contexto e os resultados. Open strategizing.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: LIDERANÇA: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e relacionamentos. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. MUDANÇA: O problema da mudança. Sucesso em processos de mudança. As etapas do processo de mudança. O coração da mudança. Liderando a mudança. APRENDIZAGEM: Mudando a realidade criada por nossas ações. A "prisão" criada pelo próprio raciocínio. As organizações e o processo de aprendizagem. As disciplinas básicas para a criação da organização de aprendizagem. A nova função do dirigente.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Contextualização do Marketing de Relacionamento: origem, influências e evolução. Conceitos e elementos do Marketing de Relacionamento. A prática do Marketing de Relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o Marketing de Relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. O Marketing de Relacionamento como fonte de vantagem competitiva.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Visão das estruturas organizacionais: etapas funcionais; papéis/funções, processos, e informações dos atores envolvidos nesse ciclo; A natureza das informações e dos processos: tipos e formas; Gestão funcional versus por processos. Técnicas de modelagem de informações e atividades; decomposição de funções; informações de entrada, saída, controle e mecanismos; o fluxo de informações dentro de um processo em um ambiente colaborativo. Elementos de um processo. Aspectos relevantes de um modelo de avaliação de desempenho, contemplando a visão de processos e de planejamento estratégico. Automação dos processos de uma operação: análise do comportamento do negócio online e real time; Alinhamento estratégico entre o negócio e os processos de negócios. Aspectos relevantes de um modelo de avaliação de desempenho, contemplando a visão de processos e de planejamento estratégico. Ferramentas de modelagem de processos: atividades e workflow. Abordagem do tipo workflow, com ênfase na notação BPMN. Abordagem do tipo decomposição funcional, com ênfase no IDEF0.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Análise preliminar de dados. Apresentação dos softwares: SPSS, Statistica e o Bioest. Análise descritiva. Análise Fatorial Exploratória.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Estudar as formas tradicionais e emergentes de cooperação entre empresas. Entender a necessidade de mudanças comportamentais e de infraestrutura física para poder viabilizar as formas emergentes de cooperação entre empresas. Formar grupos de trabalho com os alunos e aplicar conceitos aprendidos formando ou estudando redes de colaboração.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: This course introduces the participants to the Future Studies field. You will learn how to think about the future, and how to apply Advanced Foresight methods to understand possible futures, map scenarios, and promote decision making and change. Moreover, you will learn how to assess cultural readiness for Futures Thinking initiatives. In Brazilian organizations, more than Future Thinking capabilities to address risk analysis and innovation opportunities, it-s important to understand culture, organizational behavior and leadership to promote real change. With this combined approach, this course provides participants with frameworks and tools to think about the Future and develop Foresight projects, as well as modelling change strategies according to diagnoses of national, organizational, and managerial behavior.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Comentários iniciais. Escolhas pessoais. Habilidades inerentes à área. Espaços de divulgação científica nacional e internacional e critérios de qualidade. Pontuações (ranking) das publicações. Sugestões de sites. Fases de construção do artigo científico: fase decisória, fase construtiva e fase redacional. Estrutura do artigo científico (elementos). Aspectos de conteúdo e forma (estética). Outros cuidados relevantes. O processo editorial.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Arquitetura organizacional. Conceitos. Estrutura, ambiente e estratégia. Matriz ambiental. Modelo sistêmico da arquitetura organizacional. Cultura organizacional. Conceitos e elementos. Cultura e desempenho organizacional. Desenvolvimento e mudança da cultura organizacional.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Governança Corporativa. Origem e evolução. Funções e Forças de Controle. Sistemas de Governança no mundo. Governança no Brasil. Ambiente institucional. Ambiente interno de Governança. Comitês e órgãos de apoio. Testes e medição de Governança. Interfaces com a competitividade, a sustentabilidade e a sucessão empresarial. Integração da Governança Corporativa, Compliance e Disclosure. Ferramentas de Compliance e Disclosure. Aplicações no setor público e privado.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Discussão de temas emergentes nas pesquisas em administração, no Brasil. Estudo das bases filosóficas, sociológicas e antropológicas das teorias organizacionais, com foco nos projetos de tese. Posicionamento teórico e epistemológico para projetos de tese. Identificação de gaps de pesquisa. Construção de conceitos e teorias emergentes para projetos de tese.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Estrutura e atuação das finanças internacionais. Conta externas e balanço de pagamentos Mercado de moedas. Mercado de câmbio, Taxa de câmbio e Mercado de ativos. Taxa de câmbio de longo prazo e a paridade do poder de compra. Moedas digitais; Criptomoedas, Stablecoins, Moedas digitais dos Bancos Centrais. Mercados título de governo e corporativo internacionais. Globalização financeira e Crises internacionais. Mercados acionários internacionais. Fusões e aquisições internacionais.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Conceitos Avançados de meta-análise, cálculos dos efeitos, transformações, modelos de efeitos fixos e aleatórios, interpretação, análise de regressão, efeitos moderadores.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Conceitos básicos, aplicação e programação da modelagem de equações estruturais em ciências sociais. Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória. Variável Latente e Observada. Variável exógena e endógena. Validade Convergente e Discriminante. Amos.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Métodos de busca em bases de dados. Análise de relatórios de saída das bases de dados. Utilização do Softwares de auxílio na busca de artigos. Utilização de ferramentas para análise de artigos e resumos. Validação determinação de fontes e autores. Software de auxílio para produção e formatação de artigos. Produção de referencial teórico com utilização do NVIVO. Introdução as plataformas de relacionamento acadêmicas.
Carga Horária: 15
Número de créditos: 1
Ementa: Fundamentos da discussão sobre inovação e sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável e organizações; Inovação e as dimensões da sustentabilidade; modelos de inovação e sustentabilidade; modelos de negócios sustentáveis.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Sistemas de gestão da produção. Ferramentas e abordagens contemporâneas para o gerenciamento dos sistemas produtivos e suas relações com a competitividade. Técnicas para o planejamento agregado e plano mestre da produção (MPS), em ambientes uni e multi-empresas. Análise de condicionantes e efetividade da implementação de sistemas de gestão da produção nas diferentes configurações e arranjos produtivos: MRP, JIT, TQC.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Principais conceitos referentes à qualidade sob perspectiva da gestão empresarial contemporânea. A competitividade como foco estratégico em um cenário de globalização de mercados. Casos da qualidade da gestão em organizações manufatureiras, prestadoras de serviços e governamentais. Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ). Malcolm Baldrige National Quality Award. European Quality Award. Deming Prize.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Sustentabilidade: Conceitos, histórico e Paradigma. Tripé da Sustentabilidade. Desenvolvimento Sustentável. Abordagens da Sustentabilidade nas Organizações. ESG (environmental, social and Governance). Conceitos; Diretrizes; Passos para incorporar o ESG nas organizações; Temas e critérios ESG relevantes; Avaliação e direcionamento.
Carga Horária: 30
Número de créditos: 2
Ementa: Conceito de Competências e sua relação com a Inovação e Competitividade; Competências Individuais; Competências Organizacionais; Competências Coletivas; Modelos de Desenvolvimento de Competências; Novas Tendências em Gestão de Competências.