Última modificação em 10/04/2024.
Coordenação: Profa. Dra. Scheila de Ávila e Silva - sasilva6@ucs.br
O Laboratório de Bioinformática tem como objetivo desenvolver ferramentas computacionais que auxiliem os pesquisadores na análise de dados genômicos. Adicionalmente, o laboratório contribui, também, na elaboração de soluções computacionais dedicadas à organização e à análise de dados experimentais e processos de pesquisa.
As principais linhas de pesquisa são: Análise de sequências promotoras bacterianas; Montagem e anotação de genomas de fungos; Desenvolvimento de softwares de integração; e Análise de dados experimentais.
[ Saiba mais ]
Coordenação: Profa. Dra. Eloane Malvessi - emalvess@ucs.br
O Laboratório de Bioprocessos (LBIO) é liderado pela Profa. Dra. Eloane Malvessi e envolve, ainda, o trabalho de outros pesquisadores e estudantes desde o nível médio até o doutorado. A pesquisa no LBIO, frequentemente realizada em cooperação com diferentes laboratórios da própria UCS e de outras instituições, tem como foco os processos bioquímicos e a microbiologia aplicada visando à produção de enzimas, polióis, hidrogênio, ácidos e solventes orgânicos, em meios líquido e sólido. Nestes estudos, incluem-se a síntese, a purificação e a caracterização dos produtos e o desenvolvimento de biorreatores. O LBIO tem uma excelente infraestrutura de pesquisa, com equipamentos para cultivos microbianos, como biorreatores mecanicamente agitados e airlift em escala de bancada, agitadores/incubadoras e outros instrumentos relacionados à área de fermentação.
Coordenação: Prof. Dr. Sidnei Moura e Silva - smsilva11@ucs.br e Prof. Dr. Thiago Barcellos da Silva - tbsilva6@ucs.br
O Laboratório de Biotecnologia, Produtos Naturais e Sintéticos (LBIOP), liderado pelos pesquisadores Prof. Dr. Sidnei Moura e Silva e Prof. Dr. Thiago Barcellos da Silva, tem como principais objetivos o desenvolvimento de metodologias de síntese química, incluindo metodologias baseadas nos princípios da química verde (green chemistry), a extração, isolamento e estudos sobre a bioatividade de compostos naturais, bem como a caracterização química de produtos naturais e sintéticos. O laboratório também atua no desenvolvimento de metodologias analíticas através de técnicas espectroscópicas, espectrométricas e cromatográficas. Para isso, conta com equipamentos modernos para a realização de reações orgânicas, para processos de extração, bem como equipamentos para caracterização química, como espectrômetros de massas de alta resolução e ressonância magnética nuclear.
Coordenação: Profa. Dra. Joséli Schwambach - jschwambach@ucs.br
O Laboratório de Biotecnologia Vegetal (LBV), liderado pela pesquisadora Profa. Dra. Joséli Schwambach, tem como objetivos a propagação de plantas e estudos de interação planta-patógeno e planta-bioagente-patógeno. Nossos estudos abrangem técnicas de cultura de tecido vegetal, análise de germinação e crescimento, avaliações fisiológicas e bioquímicas de desenvolvimento vegetal e de respostas de interação vegetal.
Coordenação: Prof. Dr. André Felipe Streck - afstreck@ucs.br
O Laboratório de Diagnóstico em Medicina Veterinária, têm como principais objetivos o diagnóstico de enfermidades infecciosas e não infecciosas e o desenvolvimento de novas ferramentas para detecção, tratamento e controle dessas enfermidades. O laboratório também atua no treinamento de profissionais e difusão de conhecimento através de interações com o PPGBIO e diversas atividades de extensão. Atualmente, possui equipamentos que possibilitam reações e exames modernos e será contemplado no projeto do Complexo Veterinário, com renovação completa de sua estrutura.
Coordenação: Profa. Dra. Suelen Osmarina Paesi - sopaesi@ucs.br
O Laboratório de Diagnóstico Molecular (LDM), liderado pela pesquisadora Profa. Dra. Suelen Paesi, tem como principais objetivos o isolamento e a identificação microbiológicas de amostras ambientais, efluentes e resíduos, por meio de técnicas clássicas e moleculares como PCR, DGGE, Metasequenciamento. Nossos estudos abrangem análises da composição de consórcios microbianos produtores de hidrogênio, metano e coprodutos de interesse biotecnológicos. Paralelo, nossas pesquisas estudam vírus de veiculação hídrica em amostras de água e animais aquáticos.
Coordenação: Prof. Dr. Aldo José Pinheiro Dillon - ajpdillo@ucs.br
O laboratório de Enzimas e Biomassa (LEB/IB) apresenta como principais expertises o desenvolvimento de processos biotecnológicos empregando microrganismos em cultivos submersos e em estado sólido, visando à produção de células, enzimas e outros metabólitos. São desenvolvidas pesquisas de tecnologias enzimáticas para aplicação na área de alimentação e saúde, bem como no desenvolvimento de biocombustíveis e processos de biorremediação. Atua com bioprocessos para a produção e extração de biomoléculas - oriundas, principalmente, de cogumelos, envolvendo o aproveitamento de resíduos e subprodutos regionais - tendo como foco a indústria agroalimentar. Também desenvolve pesquisas na área da saúde básica.
Coordenação: Profa. Dra. Cátia dos Santos Branco.
O estresse oxidativo é decorrente da alteração no metabolismo redox celular ocasionado pelo excesso de espécies reativas. Os danos celulares induzidos pelo estresse oxidativo estão associados ao envelhecimento e a doenças como câncer, ateroesclerose e doenças neurodegenerativas. O Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidantes estuda a bioquímica celular relacionada ao metabolismo redox, incluindo marcadores de dano oxidativo a lipídeos, proteínas e DNA, defesas antioxidantes enzimáticas e não enzimáticas e sinalização celular. Para isso, utilizam-se testes químicos e diferentes modelos celulares, principalmente, cultura de células de mamíferos. São avaliados, também, os efeitos causados por antioxidantes sobre os marcadores de dano celular.
Coordenação: Prof. Dr. Leandro Tasso - ltasso@ucs.br
O Laboratório de Farmacologia e Farmacocinética avalia a atividade de novas moléculas bioativas em diferentes modelos animais e desenvolve estudos pré-clínicos do perfil farmacocinético de novas moléculas. O laboratório também determina a fração livre de fármacos em tecidos biológicos por meio de microdiálise. Com base nos dados farmacocinéticos e farmacodinâmicos, a modelagem PK-PD é usada para otimizar o uso terapêutico da molécula em estudo. A modelagem PK-PD tem sido amplamente utilizada em estudos pré-clínicos e clínicos para otimizar a dosagem clínica, melhorando a eficácia terapêutica e reduzindo os efeitos tóxicos e colaterais.
Coordenação: Profa. Dra. Mariana Roesch Ely - mrely@ucs.br
O Laboratório de Genômica, Proteômica e Reparo de DNA (LGPR) desenvolve estudos em linhas de pesquisa com aplicação biotecnológica na identificação e caracterização funcional de novos compostos de extratos oriundos de produtos naturais, na sua forma total, fracionada, ou como compostos isolados, para prevenção e terapia de patologias. Desses produtos, o laboratório avalia danos de DNA e expressão proteica diferenciada, bem como estuda mecanismos de sinalização celular envolvidos nestes processos. O laboratório também visa como expertise o desenvolvimento de testes in vitro de citotoxicidade e genotoxicidade para registro de produtos farmacêuticos, cosméticos e produtos de saúde (exemplos: próteses, resinas, cerâmicas, implantes, elastômeros). Também atua no desenvolvimento de dispositivos para detecção de diferentes organismos e toxinas associadas na indústria de alimentos, hospitalar e controle de qualidade de diferentes áreas. O Laboratório conta com equipamentos para cultivo celular e instrumentos para detecção de moléculas celulares, trabalhando com técnicas de biologia celular e molecular.
Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Longaray Delamare - apldelam@ucs.br
O Laboratório de Microbiologia Aplicada (LMA), liderado pelos pesquisadores Profa. Dra. Ana Paula Longaray Delamare e Prof. Dr. Sergio Echeverrigaray, tem como principal objetivo estudar a fisiologia e a genética de microrganismos, associado ao setor industrial, vitivinícola, veterinário e agronômico. O laboratório enfatiza projetos na área de isolamento e caracterização de leveduras e bactérias da área vitivinícola, desenvolvimento e aprimoramento de produtos fermentados, controle biológico de patógenos da videira, isolamento e caracterização de microrganismos causadores de doença em animais, sequenciamento e identificação de microrganismos e plantas e estudo de modo de ação agentes antimicrobianos.