Última modificação em 03/06/2024.
A Pós-Graduação stricto sensu em História, da UCS, oferece os cursos de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional.
Os Programas de pós-graduação stricto sensu Profissionais são mais próximos do mercado de trabalho na área específica. Têm uma maior preocupação com pesquisas aplicadas, sem perder rigor conceitual e analítico. Permite estar preparado tanto para a atuação profissional quanto para a docência em todos os níveis.
O objetivo do Programa é a preparação de recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, para atuar em áreas ligadas ao patrimônio histórico, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos, produção de material didático.
O Curso de Mestrado fundado em 2012, tem a recomendação da CAPES. Acolhe candidatos graduados em nível superior em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de pesquisa estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
O Curso de Doutorado aprovado em 2020, acolhe candidatos graduados em nível superior e com mestrado em diferentes áreas do conhecimento, desde que as propostas de tese estejam vinculadas às linhas de pesquisa.
A pós-graduação com ênfase nesta área se dirige à demanda pela formação continuada e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no ensino de História. A história escolar, influenciada pelas transformações historiográficas do século XX, assiste à crescente incorporação de fontes nas práticas de ensino na educação básica em uma tentativa de aproximar o sujeito aluno da experiência do ofício do historiador. A ampliação da noção de fonte foi acompanhada pela multiplicação de linguagens que elaboram discursos sobre o passado e exigem uma reflexão sobre as condições da produção histórica na contemporaneidade (GUIMARÃES, 2007, 28).
A linha de pesquisa estabelece diálogos entre a historiografia e outros artefatos culturais, que compreendem diferentes suportes de linguagens, tais como programas televisivos, revistas de história, literatura, internet, entre outros meios que (re)produzem o conhecimento histórico. Os discursos sobre o passado não são monopolizados pelos historiadores nem tampouco pelos espaços formais de educação. A historiografia não se refere tão somente à produção do conhecimento histórico, mas também à sua disseminação social. (FICO; POLITO, 1998: 18) Outras instâncias colaboram para fazer emergir visões sobre o passado e se constituem como locus das aprendizagens em história. As tecnologias de comunicação e informação e, as mídias evidenciam-se tanto na produção do conhecimento histórico, como em sua difusão social.
Esta linha de pesquisa destina-se aos usos das tecnologias entendidas como linguagens, na perspectiva de interpretar seu potencial de elaboração, interação e difusão da informação e do conhecimento histórico.
Esta linha de pesquisa destina-se à atualização do historiador docente visando à incorporação da pesquisa no ensino através de fontes e acervos. A escola, como lugar de produção e transmissão de saberes, atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico. O currículo é um conhecimento historicamente formado, uma forma de regulação social, ou seja, os currículos são partes constitutivas das práticas escolares e como tais (re)produzem distinções. (POPKEWITZ,1994, 190-194). Os currículos de História apresentam seguidamente concepções cristalizadas do passado e o uso de fontes como forma de legitimação de "verdades", ou como mera ilustração de conteúdos previamente formatados. A linha se volta para a problematização dos currículos de História, usos e incorporação de fontes e acervos na pesquisa e na docência na escola e em outros espaços de aprendizagem. Abarca, ainda, investigações sobre possibilidades de aprendizagens através da educação patrimonial.
Essa linha de pesquisa tem como objetivo de identificar e tratar do patrimônio cultural material e imaterial. Traçar uma política de Educação Patrimonial para o ensino de história. Os projetos de pesquisa já realizados no Curso Mestrado refletem o potencial que existe nessa área de pesquisa. A linha propõe abrir um novo espaço, contribuindo para as questões de valorização, preservação, identidade e cidadania implicadas nos trabalhos voltados para o patrimônio em espaços escolares e também em instituições públicas, privadas e grupos sociais; ações voltadas à Educação Patrimonial e aquelas que tenham como objeto estudos sobre os usos públicos do patrimônio (a partir de produtos tais como exposições, publicação de livros e outros materiais) e ações de valorização e difusão dos acervos. Em função das características socioeconômicas da região, acredita-se ser viável trabalhar com questões ligadas ao Patrimônio Cultural Industrial. Uma proposta ainda nova, mas fundamental para o estudo de uma região onde a industrialização teve um papel preponderante na sua formação como é o caso da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Aqui temos grandes empresas, conhecidas nacional e internacionalmente, tais como Marcopolo e Randon. Outras que se perderam por conta de questões financeiras, mas que deixaram um patrimônio cultural material e imaterial que merece um estudo mais acurado. Os espaços deixados por essas indústrias, se constituem "como elementos estruturantes dos territórios e da sociedade". Pretende-se abrir, assim, campo interdisciplinar, que pode acolher acadêmicos de diversas áreas, bem como estabelecer parcerias com as empresas da região para futuras intervenções neste importante patrimônio, que se mostra muito importante para o estudo da cidade e da Região.
Salienta-se que no texto Caracterização da Proposta estão descritas ações já desenvolvidas por pesquisadores do Programa junto às indústrias e instituições regionais, evidenciando a expertise no tema.
Profissionais que atuam no ensino de História. Pesquisadores ligados a acervos, museus e a educação patrimonial. Docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
Para desenvolvimento de suas atividades de ensino e pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em História conta com a infraestrutura do Área do Conhecimento de Humanidades e do Instituto Memória Histórica e Cultural.
O PPGHIS oferece infraestrutura de apoio à pesquisa, com salas informatizadas e biblioteca. O corpo docente é formado por professores/doutores reconhecidos nacional e internacionalmente nas suas respectivas áreas de atuação.
Acervo físico e virtual da Biblioteca adequado para dar suporte às pesquisas desenvolvidas.
Núcleo de Tecnologias Digitais que planeja, coordena e gerencia os recursos de infraestrutura (hardware, software, tecnologia de rede e serviços de tecnologia) e de videoconferência para realização de bancas, conferências, bem como os demais procedimentos referentes às tecnologias que subsidiam as práticas curriculares.
Coordenador: Roberto Radünz
Secretaria - Telefone: (54) 3218-2045 E-mail: ppghis@ucs.br