Última modificação em 25/06/2024.
A Ciência e a Engenharia de Materiais formam, hoje em dia, uma área do conhecimento muito importante no cenário da inovação tecnológica, com temas como materiais de melhor desempenho para peças e componentes, novos usos para materiais existentes e reciclagem de materiais, entre muitos outros.
Nesse contexto, o PPGMAT-UCS promove a realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a empresas para gerar inovações que agreguem valor a seus produtos e serviços. O programa conta com docentes capacitados para orientar trabalhos sobre materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos.
Esses projetos podem ser realizados por meio de trabalhos de mestrado ou doutorado, com possibilidade de obtenção de bolsas específicas e, até mesmo, com possibilidade de utilizar fontes de financiamento e incentivos fiscais do governo destinados à inovação tecnológica.
A forte interação com as empresas da região é uma característica do PPGMAT. Dos egressos formados, aproximadamente 43% atuam nas empresas da região. Do corpo discente atual, 39% trabalham nas empresas da região e realizam suas pesquisas visando, o desenvolvimento e a inovação de novos materiais. Além disso, o programa foi contemplado nas chamadas públicas do CNPq (23/2018 e 12/2020) - Programa de Doutorado/Mestrado Acadêmico para Inovação. Atualmente, 3 (três) estudantes realizam suas pesquisas em parceria com as empresas da região.
Outro diferencial do PPGMAT é a criação de empresas de tipo spin-off (empresas de elevado grau tecnológico que nascem nos laboratórios). Trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado já impulsionaram a criação de 4 (quatro) empresas: a Plasmar Tecnologia, a Fineza que atuam no setor de engenharia e tratamento de superfícies; a Vitambiental que atua no setor de materiais para a gestão ambiental; e a Elyment que atua no ramo de produtos para diagnóstico biomédico. Essa distinção decorre do perfil empreendedor dos nossos alunos que, conjuntamente, com os docentes criam e viabilizam esse tipo de empresa. É um círculo sinérgico e simbiótico de interação estudantes-professores no contexto de uma região pujante, dinâmica e industrial que recebe e absorve essa inovação rapidamente. Devido às características de pesquisa fortemente aplicada, diversos projetos com empresas foram executados, em particular, com os departamentos de pesquisa e desenvolvimento dessas empresas. Projetos de avaliação e desenvolvimento de produtos (Vipal Borrachas, NTC Moldes e Plásticos, Mantoflex Indústria de Plásticos Ltda, Fras-Le S. A., Plasmar Tecnologia, SIAMFESP e Flexibras/Technip, Bosch, Tramontina, Kappesberg), desenvolvimento e aperfeiçoamento de protocolos para fornecedores de materiais (Vale S.A.) e de desenvolvimento de equipamento industrial (Plasmar Tecnologia) estão em andamento ou já foram finalizados com sucesso. Atualmente, 25% dos projetos possuem financiamento de empresas nacionais.