CAMBRIDGE
Prestigiado na Europa, o exame é realizado pela Universidadde de Cambridge, na Inglaterra. É exigido em algumas universidades e para solicitação de bolsas internacionais. É oferecido em cinco níveis: básico (KET), intermediário (PET), intermediário superior (FCE), avançado(CAE) e proficiência (CPE).
Sites : www.cambridge-efl.org.uk/brazil ou www.culturainglesasp.com.br
TOEFL
Exigido para ingresso em mais de 2.400 faculdades e universidades nos Estados Unidos e no Canadá. Também é usado por instituições em outros países em que o inglês é o idioma acadêmico. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática da língua inglesa.
Sites : www.ets.org/toefl/nextgen e www.toefl.org
MICHIGAN
Para quem necessita provar conhecimentos de inglês, por motivos profissionais. É realizado em duas partes: a primeira é um teste obrigatório, com 35 questões de múltipla escolha sobre gramática e vocabulário. A segunda é a prova final, com questões de gramática, interpretação de texto, compreensão oral, vocabulário e redação. Também há prova oral. Há dois testes diferentes para comprovar níveis: um para o intermediário (ECCE) e outro para o avançado (ECPE).
Sites : www.thomas.org.br
IELTS
É reconhecido por muitas universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. É destinado, especificamente, para comprovar a proficiência em inglês para fins acadêmicos. Inclui redação, interpretação de texto, compreensão auditiva e expressão oral.
Sites: www.ielts.org
GRE - Graduate Record Examinations
Necessário para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos. Mede qualificação nas áreas verbal, de matemática e de redação analítica.Requerido por Universidades Americanas para ingresso na seleção de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em diversas áreas.
Sites : www.gre.org
DELE
É o certificado oficial do Ministério da Educação, Cultura e Esporte Espanhol e do Instituto Cervantes. Utilizado para pedido de bolsas de estudo e ingresso em universidades. Atesta três níveis de aprendizado: básico, intermediário e avançado. O teste compreende questões de múltipla escolha, com questões de interpretação de texto e gramática. Também há testes de compreensão auditiva, redação e expressão oral.
Sites: www.dele.org ou diplomas.cervantes.es
DALF e DELF
Concedidos pelo Ministério da Educação da França, são diplomas de nível superior de francês para estrangeiros, sem prazo de validade. Permitem a seu titular efetuar um curso superior na França ou nos países de língua francesa. Antes de fazer a prova para o DALF, é necessário prestar um teste de admissão ou ter o DELF nível 2.
Sites: www.aliancafrancesa.com.br
PROFICIÊNCIA GERAL - (TEST D'EVALUATION LINGUISTIQUE)
Exame indicado para quem precisa comprovar o domínio do idioma francês para viagens, bolsas de estudos, intercâmbio cultural, mestrado, doutorado e também para incrementar o currículo. Os candidatos que possuem o DALF - Diplôme Approfondi de Langue Française - ficam dispensados do Teste de Proficiência.
Sites: www.aliancafrancesa.com.br
CELI e CILS
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. O primeiro tem 5 níveis e o segundo tem 4 níveis. A partir do último nível, pode-se dar aula de italiano.
Sites: www.unistrapg.it , www.unistrasi.it ou www.iicsp.org
KDS
Aceito pelas universidades da Alemanha - e em países de língua alemã para ingresso em cursos superiores e pedidos de bolsa de estudo. É aceito por empresas como comprovante de sólidos conhecimentos de alemão - é possível, ainda, dar aulas de alemão para estrangeiros. O certificado é concedido pela Universidade de Munique com colaboração do Instituto Goethe.
Site: www.goethe.de/br