Espanhol

Espanhol

Dominar a língua espanhola vai além da possibilidade de ler Cervantes ou Gabriel García Márquez, de entender o cinema moderno ou localizar-se em uma cidade. O espanhol é a língua de mais de 500 milhões de falantes. O espanhol é a língua oficial da Espanha, de 19 países na América, da Guinea Equatorial na África e em Belice. É também a língua falada pela maioria da população de Sahara Ocidental e no principado de Andorra.

TESTE DE NIVELAMENTO

1º Semestre de 2025 - Locais, dias e horários de aulas

CURSOS REGULARES

O UCS Línguas Estrangeiras é um centro acreditado do Instituto Cervantes. [Saiba mais].

O curso de espanhol dividido em seis níveis de acordo com o Plano Curricular do Instituto Cervantes e com o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas.

Este é o plano de curso para os estudos no nível Básico 1 da Língua Espanhola. O objetivo geral da aprendizagem é compreender mensagens curtas, orais e escritas e comunicar-se em situações cotidianas que visam satisfazer necessidades concretas, como: apresentar-se e apresentar outros, dar e receber informações pessoais, falar de suas preferências, opinar, fazer acordos, solicitar e dar informações sobre a família, lugares e viagens.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Interagir em situações formais e informais em encontro inicial.
  • Solicitar e informar dados pessoais: idade, data de nascimento, número de telefone, correio eletrônico, endereço.
  • Apresentar de um país ou cidade hispânico.
  • Dizer a sua profissão e perguntar a profissão de outras pessoas.
  • Descrever pessoas.
  • Falar da família e apresentar os familiares.
  • Expressar gostos e perguntar pelos gostos dos demais.
  • Descrever uma casa, descrever as partes da casa.
  • Explicar a rotina.
  • Falar do dia a dia e perguntar pela rotina dos demais.
  • Perguntar e dizer a hora.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, o estudante será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Compreender e extrair a ideia principal em textos escritos.
Compreender e extrair informações específicas dos textos.

COMPREENSÃO AUDITIVA
Reconhecer palavras e a ideia central relativas aos temas trabalhados.
Compreender para comunicar-se em situações concretas.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Fazer uma descrição ou apresentação breve de pessoas. Falar sobre as condições de vida ou de trabalho pessoais ou de conhecidos. Falar sobre preferências pessoais.
Solicitar, com polimento, a atenção de seu interlocutor.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Escrever mensagens e textos curtos sobre aspectos pessoais, viagens, compras, saúde e alimentação.

ELEMENTOS CULTURAIS: Países hispanos, pronúncia em diferentes países, hábitos alimentares.

Este é o plano de curso para os no nível Básico 2 (A2) da Língua Espanhola. O objetivo geral da aprendizagem é compreender expressões e vocabulário de uso frequente relacionados com o meio em que vive, comunicar-se em situações simples, de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais, como: pedir e fornecer informações de endereços, de localizações, de horários e de meios de transporte, além de fazer propostas e defendê-las, mostrar acordo e desacordo diante de situações cotidianas, escolher diferentes ofertas de moradias e alimentos, comentar e relatar as mudanças ocorridas nas condições de vida.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Falar das férias, descrever uma viagem, descrever o bairro e pedir informação.
  • Falar de horários, de preços, expressar distância, dar instruções, pedir e confirmar uma informação.
  • Falar da alimentação, explicar uma receita, escolher e preparar um cardápio, convidar pessoas para jantar.
  • Expressar obrigação, fazer pedidos em restaurante, falar de preferências, pedir a conta, aceitar e recusar convites.
  • Planejar um fim de semana, falar sobre as atividades de tempo livre.
  • Propor e sugerir atividades de ócio e comparar atividades.
  • Falar de roupas e do clima: organizar uma maleta de roupas para uma viagem.
  • Descrever a roupa, dar informação detalhada sobre algo ou alguém.
  • Falar de acontecimentos passados.
  • Falar do tempo atmosférico.
  • Expressar intensidade, opinião, acordo ou desacordo.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, o estudante será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Compreende textos simples sobre assuntos cotidianos se contem vocabulário de uso frequente e cotidiano, relacionando-o com o meio em que vive.
Encontra informação específica em materiais escritos de uso cotidiano, como anúncios, propagandas, tabela de horários e cartazes.
Localiza informação específica em diferentes tipos de texto.
Compreende sinais e ícones que se encontram em lugares públicos: nas ruas, restaurantes, estações de trem, lugares de trabalho. ( Por exemplo: indicações para ir a um lugar, instruções e avisos de perigo)

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreende o suficiente para poder enfrentar necessidades concretas, sempre que a pronúncia seja clara e sem muita interferência do meio.
Capta a ideia principal de mensagens e declarações breves e simples.
Compreende instruções simples relativas a como ir de um lugar para outro, tanto a pé como de transporte public.
Compreende e extrai informações essenciais de relatos que tratem sobre assuntos cotidianos.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Sabe fazer uma descrição ou apresentação utilizando vocabulário simples de pessoas, condições de vida ou de trabalho, de atividades diárias, de coisas que gosta ou não.
Narra histórias ou descreve algo mediante uma relação de vocabulário básico.
Descreve aspectos cotidianos de seu meio ambiente, por exemplo: pessoas, lugares, uma experiência de trabalho ou de estudo.
Realiza descrições breves e básicas de fatos e atividades ocorridas.
Descreve planos e atividades habituais ou pertencentes ao passado.
Utiliza uma linguagem simples para realizar descrições sobre objetos e para fazer comparações.
Expressa gostos.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Utiliza conectores simples como: y, pero, porque, sin embargo em produções de texto.
Escreve sobre aspectos cotidianos e sobre acontecimentos do passado e experiências pessoais.

ELEMENTOS CULTURAIS: Museos, Sabores latinos, Espectáculos de baile, cine y música, La moda en España y en Hispanoamérica.

Este é o plano de curso para os estudos no nível Pré-Intermediário 1 (B1.1) da Língua Espanhola. O objetivo geral da aprendizagem é compreender expressões e vocabulário de uso frequente relacionados com o meio em que vive, comunicar-se em situações de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais, como: falar sobre o presente, passado e futuro, descrever pessoas, comentar sobre mudanças de vida, dar conselhos e expressar recomendações e obrigações.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Falar sobre o futuro.
  • Falar sobre experiências no passado.
  • Falar sobre transportes, comprar bilhetes de trem, avião e ônibus.
  • Descrever pessoas, pedir e dar conselhos.
  • Falar de hábitos do passado.
  • Comentar sobre as mudanças de vida.
  • Dar conselhos.
  • Expressar recomendações e obrigações.
  • Expressar sentimentos.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, o estudante será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Compreende textos simples sobre assuntos cotidianos se contem vocabulário de uso frequente e cotidiano, relacionando-o com o meio em que vive.
Encontra informação específica em materiais escritos de uso cotidiano, como anúncios, propagandas, tabela de horários e cartazes.
Localiza informação específica em diferentes tipos de texto.
Compreende sinais e ícones que se encontram em lugares públicos: nas ruas, restaurantes, estações de trem, lugares de trabalho. ( Por exemplo: indicações para ir a um lugar, instruções e avisos de perigo)

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreende o suficiente para poder enfrentar necessidades concretas, sempre que a pronúncia seja clara e sem muita interferência do meio.
Capta a ideia principal de mensagens e declarações breves e simples.
Compreende instruções simples relativas a como ir de um lugar para outro, tanto a pé como de transporte público.
Compreende e extrai informações essenciais de relatos que tratem sobre assuntos cotidianos.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Sabe fazer uma descrição ou apresentação utilizando vocabulário simples de pessoas, condições de vida ou de trabalho, de atividades diárias, de coisas que gosta ou não.
Narra histórias ou descreve algo mediante uma relação de vocabulário básico.
Descreve aspectos cotidianos de seu meio ambiente, por exemplo: pessoas, lugares, uma experiência de trabalho ou de estudo.
Realiza descrições breves e básicas de fatos e atividades ocorridas.
Descreve planos e atividades habituais ou pertencentes ao passado.
Utiliza uma linguagem simples para realizar descrições sobre objetos e para fazer comparações.
Expressa gostos.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Escreve textos simples sobre temas conhecidos ou de interesse pessoal
Escreve textos que descrevam experiências e impressões pessoais.
Escreve sobre aspectos cotidianos e sobre acontecimentos do passado e experiências pessoais.

ELEMENTOS CULTURAIS: El voseo, Cartagena de Indias, Machu Picchu, España y los españoles, Cuba y ciudades españolas Patrimonio de la Humanidad.

Este é o plano de curso para os estudos no nível Pré-Intermediário 2 (B1.2) da Língua Espanhola. O objetivo geral da aprendizagem é compreender expressões e vocabulário de uso frequente relacionados com o meio em que vive, comunicar-se em situações de rotina do dia-a-dia, sobre assuntos e atividades habituais, como: falar sobre o presente, passado e futuro, descrever pessoas, comentar sobre mudanças de vida, dar conselhos e expressar recomendações e obrigações.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Falar de condições de trabalho e das profissões.
  • Falar sobre esportes, marcar um encontro.
  • Falar de planos de estudo, transmitir ordens e sugestões.
  • Preparar uma viagem, solicitar serviços, expressar probabilidades.
  • Trocar objetos comprados.
  • Oferecer e pedir ajuda, falar de festas tradicionais, pedir favor, permissão.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, o estudante será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Compreende textos simples sobre assuntos cotidianos se contem vocabulário de uso frequente e cotidiano, relacionando-o com o meio em que vive.
Encontra informação específica em materiais escritos de uso cotidiano, como anúncios, propagandas, tabela de horários e cartazes.
Localiza informação específica em diferentes tipos de texto.
Compreende sinais e ícones que se encontram em lugares públicos: nas ruas, restaurantes, estações de trem, lugares de trabalho. ( Por exemplo: indicações para ir a um lugar, instruções e avisos de perigo)
Consultar textos extenso com a finalidade de encontrar a informação desejada.
Recopilar informações procedentes de diferentes partes de um texto.

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreende informação concreta relativa a temas do dia a dia ou do trabalho e identifica a mensagem geral sempre que o discurso esteja articulado com clareza.
Compreende de forma geral uma conferência ou uma palestra sobre temas gerais.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Comunica-se com segurança, tanto em assuntos que são habituais relacionados com seus interesses pessoais. Comprova e confirma informações, enfrenta situações menos corriqueiras e consegue explicar o motivo de um problema. Expressa-se sobre temas mais abstratos e culturais como filmes, livros, músicas.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Escreve textos simples sobre temas conhecidos ou de interesse pessoal
Escreve textos que descrevam experiências e impressões pessoais.
Escreve sobre aspectos cotidianos e sobre acontecimentos do passado e experiências pessoais.
Resume, comunica e dá a sua opinião com segurança sobre fatos concretos relativos ao dia a dia.
Escreve textos solicitando informação ou explicando problemas.

ELEMENTOS CULTURAIS: Refranes, El flamenco,Atapuerca, Guatemala, Las líneas de Nazca, Los astecas.

Este é o plano de curso para os no nível Intermediário 1 (B2.1) da Língua Espanhola. O objetivo geral da aprendizagem é compreender as ideias principais em textos complexos, comunicar-se com fluência e naturalidade expressando suas opiniões sobre: épocas passadas, a moradia, construções, as inovações, os hábitos alimentares, a vida cotidiana, convivência, propaganda e meios de comunicação.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Conhecer-se melhor e conhecer aos demais.
  • Aprender da experiência: contar uma biografia.
  • Descrever épocas passadas.
  • Falar do passado e escrever um e-mail pessoal.
  • Falar de novas tecnologias e descrever objetos.
  • Falar da casa, do lar e das inovações.
  • Expressar probabilidades com relação ao futuro.
  • Expressar sentimentos e opiniões.
  • Pedir e dar informação por escrito.
  • Falar de hábitos de alimentação.
  • Falar da saúde e de doenças.
  • Falar da convivência e dos amigos.
  • Falar de sentimentos.
  • Fazer reclamações.
  • Falar de bancos, dinheiro e compras.
  • Esclarecer situações.
  • Falar sobre meios de comunicação, de séries e filmes.
  • Falar sobre a imprensa e sobre o cinema.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, o estudante será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Entender as ideias principais de textos complexos que tratem de temas concretos ou abstratos, inclusive se são de caráter técnico, sempre que estejam de acordo com o âmbito de especialização do estudante.

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreender as ideias principais, sempre e quando o discurso seja claro e tratem de assuntos cotidianos relacionados com o trabalho, com os estudos, com o tempo livre.
Compreender as ideias principais de programas de rádio e televisão que tratem de temas atuais ou de assuntos de interesses pessoais ou professionais.
Compreender instruções, avisos ou declarações públicas.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Expressar-se de forma clara e detalhada sobre temas diversos, bem como, explicar e defender seu ponto de vista sobre una questão ?atual, indicando os pros e os contras de diferentes opções. Comunicar-se com falantes nativos com suficiente fluidez e naturalidade, de forma que a conversa se desenvolva sem grandes esforços por nenhuma das partes.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Produzir textos escritos claros e detalhados sobre uma variedade de temas de seu âmbito de interesses, sintetizando e contrastando informações e argumentos procedentes de diversas fontes.
Escrever textos claros e detalhados sobre uma ampla série de temas relacionados com seus interesses.

ELEMENTOS CULTURAIS: El spanglish, El lenguaje de los móviles, el aceite de oliva, poesias de Octavio Paz, la historia del café, la vida en un bar.

Este é o plano de curso para os estudos no nível Intermediário 2 (B2.2) da Língua Espanhola. O objetivo geral da aprendizagem é compreender as ideias principais em textos complexos, comunicar-se com fluência e naturalidade expressando suas opiniões sobre: épocas passadas, a moradia, construções, as inovações, os hábitos alimentares, a vida cotidiana, convivência, propaganda e meios de comunicação.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Falar sobre atividades de tempo livre e de filmes.
  • Elaborar uma crítica de um filme.
  • Falar de férias ideais.
  • Expressar opinião, acordo e desacordo.
  • Expressar possibilidade e certeza.
  • Falar do mundo animal, perguntar e dar opiniões.
  • Falar das mudanças climáticas.
  • Sugerir e opinar.
  • Descrever e opinar sobre obras de arte.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, o estudante será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Ler artículos e relatórios relativos aos problemas contemporâneos. Compreender textos literários.
Ler com independência, adaptando a modalidade e velocidade de leitura com diferentes textos e finalidades. Adquirir uma amplo vocabulário de leitura, mas podem sentir dificuldades com modismos pouco frequentes.

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreender qualquer tipo de discurso, tanto cara a cara como retransmitidos, sobre temas habituais ou não referentes à vida pessoal, social, acadêmica ou profissional.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Participar de forma fluída e espontâneo nas conversações, possibilitando uma comunicação normal com falantes nativos.
Participar ativamente em debates desenvolvidos em situações cotidianas, explicando, defendendo o seu ponto de vista. Transmitir sentimentos e emoções focando na importância subjetiva de certos fatos e experiências.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Elaborar textos escritos claros e detalhados sobre uma variedade de temas, sintetizando e contrastando informações e argumentos de diversas fontes.
Produzir textos claros e detalhados sobre uma ampla serie de temas relacionados com seus interesses. Elaborar cartas que destaquem a importância subjetiva de fatos e experiências.

ELEMENTOS CULTURAIS: Barcelona e Gaudí, Cusco, Festival de Cine de La Habana, La cultura maya, Francisco de Goya, Miguel de Cervantes.

Este é o plano de curso para os estudos no nível Avançado I da Língua Espanhola (nível C1.1 do Quadro Comum Europeu). O objetivo geral da aprendizagem é compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. Exprimir-se de forma fluente e espontânea, sem precisar procurar muito as palavras. Usar a língua espanhola de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais, e manifestar-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, mostrando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

SITUAÇÕES DE USO
Uma situação de uso é uma ação de linguagem que oferece uma gama de oportunidades de trabalho com a língua que leva em conta com quem interagimos, porque o fazemos e para quê.

  • Apresentação de uma pessoa de seu país, expondo suas qualidades e seus defeitos;
  • Gravação de entrevistas pessoais;
  • Seleção e elaboração de frases célebres sobre valores sociais;
  • Conselhos para aproveitar o tempo livre;
  • Participação de um debate sobre o mundo da moda;
  • Escrita de um artigo argumentativo;
  • Participação em uma negociação com um entrevistador;
  • Elaboração de uma oferta de emprego radiofônico;
  • Escrita de um artigo com conselhos para participar de uma entrevista de trabalho;
  • Escrita de um informe sobre a situação laboral do Brasil;
  • Escrita de um texto para um site;
  • Preparo e apresentação de uma receita para recuperar a energia;
  • Participação em um debate sobre a melhor comida internacional;
  • Escrita de mensagens em fóruns de debate;
  • Elaboração de uma campanha no Facebook para salvar espécies em perigo de extinção;
  • Redação de uma petição na internet;
  • Escrita de aforismos sobre a educação;
  • Apresentação de modelos alternativos de educação;
  • Soluções para potencializar a memória e a aprendizagem.

Considerando o desenvolvimento das habilidades de falar, ouvir, ler e escrever, ao finalizar o semestre, você será capaz de:

COMPREENSÃO LEITORA
Compreender textos longos e complexos, literários e não literários, e distinguir estilos.
Compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a sua área de conhecimento.

COMPREENSÃO AUDITIVA
Compreender uma exposição longa, mesmo que não esteja claramente estruturada ou quando a articulação entre as ideias esteja apenas implícita.
Compreender programas de televisão e filmes sem grande dificuldade.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL
Exprimir-se de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas.
Ser capaz de utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais.
Ser capaz de formular ideias e opiniões com precisão e adaptar o discurso ao dos interlocutores.

INTERAÇÃO E EXPRESSÃO ESCRITA
Ser capaz de exprimir de forma clara e bem estruturada, apresentando os pontos de vista com um certo grau de elaboração.
Ser capaz de escrever e-mails, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, evidenciando os aspectos considerados mais importante.
Ser capaz de escrever no estilo apropriado para os diferentes tipos de leitores.

ELEMENTOS CULTURAIS: Países hispanos, pronúncia em diferentes países, temas relacionados ao indivíduo, ao tempo livre, ao mundo laboral, a experiências gastronômicas, a alternativas ambientais, à educação.

Duração: Um (1) semestre cada nível
Os cursos de língua espanhola para a Melhor Idade dos níveis 1 ao 6 são oferecidos à pessoas acima dos 50 anos de idade que queiram aprender a língua. Nestes cursos, tanto as características individuais quanto o ritmo de aprendizagem dos alunos são respeitados. Os cursos de níveis 1 a 6 objetivam promover o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas do aprendiz nas modalidades oral e escrita (compreensão oral, compreensão leitora, fala e escrita) em nível básico. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, através da língua estrangeira, em simulações da realidade conforme ocorrem em hotéis, restaurantes, aeroportos, lojas, visitas etc. e em discussões simples acerca da família, de eventos ocorridos, de acontecimentos futuros, de lugares, do clima etc.

CURSOS ESPECIAIS - CONSULTAR OFERTA

O curso Español al día possibilita a falantes nativos de português que tenham aprendido o espanhol como língua estrangeira ou o estejam estudando num nível avançado, o aprimoramento de seus conhecimentos, falando espanhol, praticando e refletindo sobre seu uso, em situações comunicativas concretas.

Tendo a atividade de comunicação como eixo central da prática, serão oferecidas tarefas instrumentais, tanto de compreensão como de produção, enriquecendo os conhecimentos sobre a língua de forma lúdica e natural.

De igual forma pretende-se que o aluno tenha acesso cada vez mais à cultura da língua aprendida, e isso significa aproximá-lo a arte, a literatura, a história, a comportamentos sociais, a costumes e valores dos povos hispanos para assim compreender melhor sua forma de ver e entender o mundo. Para isso trabalharemos com textos, filmes, reportagens, debates, entrevistas em que ao analisar o uso real da língua se possibilite também sua compreensão pragmática.

O curso tem como objetivo desenvolver as estratégias linguísticas necessárias para a comunicação no mundo empresarial hispano, a fim de que no futuro possam enriquecer suas vivências em todas as situações que ofereçam o ambiente de trabalho.

Duração: 2 semestres
Este curso possui ênfase nas habilidades comunicativas essenciais básicas para quaisquer profissões que lidem com turistas: rede hoteleira, lojistas, atendentes de lojas, frentistas, guarda municipal, funcionários da secretaria de turismo. Foco na produção oral (falar) e na compreensão oral (ouvir).

O curso HABLANDO DE CINE visa aprimorar as habilidades de produção oral e escrita, por meio de debates relacionados aos aspectos culturais, históricos e sociais apresentados nos filmes. Serão exibidos filmes de grandes diretores do cinema hispanoamericano entre os quais, Luís García Berlanga, Fernando Fernán Gómez, Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar, Isabel Coixet, Alex de la Iglesia, Montxo Armendáriz, Alejandro González Iñárritu, Chus Gutiérrez y Juan José Campanella.

O curso preparatório DELE B2 (nível intermediário) visa aperfeiçoar as habilidades de leitura, de escrita, de expressão oral e de compreensão auditiva, bem como aprofundar e revisar os conhecimentos de gramática e de vocabulário, dos interessados em prestar o exame internacional de língua espanhola como língua estrangeira (DELE) do Instituto Cervantes.