Dominar o francês é muito mais do que se comunicar com 300 milhões de francófonos do mundo. A França é o primeiro destino turístico no mundo, entre tantos motivos, pela sua reputação nas artes e cultura, nos direitos humanos e nas tecnologias de ponta. O francês tornou-se uma das línguas oficiais da ONU, UNESCO e Olimpíadas. Que volte o francês às escolas! 'Ne serait-ce que pour cela', (senão por aquilo, que seja por isso) venham falar francês conosco!
TESTE DE NIVELAMENTO
O curso de francês do UCS Línguas Estrangeiras está dividido em seis níveis de conteúdos essenciais relacionados à habilidade de expressão oral.
Os cursos de língua francesa para a Melhor Idade dos níveis 1 ao 2 são oferecidos a pessoas acima dos 50 anos de idade que queiram aprender a se comunicar em língua francesa em um ambiente descontraído e que respeite suas características, necessidades e interesses. O curso visa a desenvolver as quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Através do uso da língua em situações comunicativas, busca-se desenvolver um vocabulário e as estruturas linguísticas necessárias para habilitar o aluno a ter uma comunicação em nível básico. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, através da língua estrangeira, em simulações da realidade como apresentar-se, apresentar alguém, expressar seus gostos, falar de si, expressar posse, Pedir a alguém para fazer alguma coisa, solicitar algo de forma gentil, compreender uma mensagem eletrônica, propor, aceitar ou recusar um convite, solicitar e dizer a hora, combinar um encontro, expressar-se sobre gostos e preferências de lazer, ler e compreender uma programação de cinema, opinar, posicionando-se de forma positiva e negativa, fazer compras e solicitar uma comida em um restaurante.
Os cursos de língua francesa para a Melhor Idade dos níveis 3 ao 4 são oferecidos a pessoas acima dos 50 anos de idade que queiram aprender a se comunicar em língua francesa em um ambiente descontraído e que respeite suas características, necessidades e interesses. O curso visa a desenvolver as quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Através do uso da língua em situações comunicativas, busca-se desenvolver um vocabulário e as estruturas linguísticas necessárias para habilitar o aluno a ter uma comunicação em nível intermediário. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, através da língua estrangeira, em simulações da realidade como situar-se no espaço, solicitar e indicar um endereço, compreender uma mensagem eletrônica, desenhar um mapa a partir de indicações orais, compreender um artigo sobre informações culturais, dar uma ordem ou um conselho, expressar obrigação, descrever lugares, expressar intensidade, compreender opiniões sobre um lugar, redigir um texto a partir de informações dadas, compreender e dar argumentos contraditórios, compreender instruções.