Frances

Francês

Dominar o francês é muito mais do que se comunicar com 300 milhões de francófonos do mundo. A França é o primeiro destino turístico no mundo, entre tantos motivos, pela sua reputação nas artes e cultura, nos direitos humanos e nas tecnologias de ponta. O francês tornou-se uma das línguas oficiais da ONU, UNESCO e Olimpíadas. Que volte o francês às escolas! 'Ne serait-ce que pour cela', (senão por aquilo, que seja por isso) venham falar francês conosco!

TESTE DE NIVELAMENTO

1º Semestre de 2025 - Locais, dias e horários de aulas

CURSOS REGULARES

O curso de francês do UCS Línguas Estrangeiras está dividido em seis níveis de conteúdos essenciais relacionados à habilidade de expressão oral.

  • Cumprimentar e despedir-se.
  • Apresentar-se.
  • Dar e solicitar informações pessoais básicas tais como nome, idade, estado civil, nacionalidade, profissão, ocupação, número de telefone, e-mail, endereço.
  • Compreender orientações dadas pelo professor.
  • Solicitar esclarecimentos em sala de aula.
  • Descrever o bairro onde vive.
  • Indicar a localização de elementos da paisagem urbana.
  • Dar direções para chegar a um determinado lugar.
  • Informar a cidade, país, região ou continente onde nasceu, de onde vem, para onde vai, onde trabalha, etc.
  • Falar sobre gostos e preferências pessoais.
  • Descrever os aspectos físicos e os traços de personalidade de uma pessoa.
  • Fazer um convite e marcar um encontro, aceitá-lo ou recusá-lo.
  • Solicitar e informar horas e horários.
  • Falar dos próprios hábitos e de acontecimentos cotidianos.
  • Descrever informações no passado.
  • Anunciar e felicitar formal e informalmente um acontecimento familiar.
  • Felicitar pessoas em ocasiões especiais e dar condolências.
  • Dar e solicitar notícias sobre alguém.
  • Dar informações básicas ao telefone: atender, perguntar por uma pessoa, dizer que a pessoa não está, pedir para esperar, deixar um recado ou mensagem e despedir-se.
  • Descrever os aspectos físicos de uma pessoa com detalhes.
  • Expressar sentimentos em relação à determinados acontecimentos (nascimento, casamento, morte¿).
  • Falar sobre as condições climáticas.
  • Informar a localização geográfica de um continente, país, região ou cidade.
  • Descrever paisagens.
  • Falar sobre uma ação que está acontecendo neste momento.
  • Relatar planos futuros.
  • Falar de seus gostos alimentícios.
  • Fazer pedidos e expressar satisfação ou descontentamento em um restaurante.
  • Caracterizar um restaurante.
  • Descrever e dar uma apreciação positiva ou negativa sobre roupas e maneiras de se vestir.
  • Dar conselhos sobre moda e estilo.
  • Caracterizar objetos e falar de suas funções.
  • Caracterizar produtos alimentícios quanto a sua qualidade e a sua quantidade.
  • Descrever hábitos do passado.
  • Comparar uma situação passada e atual.
  • Descrever o interior de uma casa: suas peças e seu mobiliário.
  • Pedir informações sobre locações de imóveis.
  • Falar sobre proibições.
  • Falar de relações de amizade: definir as características e falar sobre os sentimentos relacionados a essa relação e falar de suas próprias experiências pessoais relacionadas a essas relações.
  • Descrever pessoas: qualidades, defeitos, personalidade.
  • Falar de relações entre vizinhos: elogiar ou reclamar de seus vizinhos.
  • Comparar, evocar mudanças ligadas a vida em um prédio e a relação com os seus habitantes.
  • Compreender um anúncio de emprego.
  • Apresentar-se formalmente em um contexto profissional.
  • Compreender e redigir, em linguagem formal, um CV e uma carta justificando a motivação para assumir o cargo.
  • Dar conselhos e sugerir mudanças necessárias na preparação para uma entrevista de emprego.
  • Falar de sua relação com o trabalho: aspectos positivos e negativos de suas experiências profissionais.
  • Falar de um país e de seus habitantes: aspectos sociais e políticos.
  • Compreender e fornecer informações turísticas.
  • Descrever sua cidade e seu país explicando as vantagens e desvantagens de viver neste lugar.
  • Narrar e testemunhar um acontecimento.
  • Fazer sugestões, incitar à reagir.
  • Compreender os títulos da imprensa.
  • Dar uma opinião positiva ou negativa sobre um programa de televisão.
  • Apresentar filmes e fazer comentários sobre eles.
  • Narrar fatos diversos ocorridos no cotidiano e apresentados na mídia.
  • Selecionar um destino turístico / fazer reservas / Informar sobre um itinerário.
  • Visualizar o futuro : expressar desejos e esperanças e fazer sugestões.
  • Falar de centros de interesse, dos seus comprometimentos com organizações e associações sociais/caritativas.
  • Exprimir um objetivo.
  • Apresentar um projeto de vida.
  • Imaginar uma situação hipotética, irreal.
  • Exprimir acordo e desacordo.
  • Entender uma biografia e a apresentação de um livro.
  • Evocar uma mudança de estilo de vida.
  • Entender uma biografia.
  • Narrar uma conversa.
  • Relatar um evento excepcional, uma façanha.
  • Imaginar um passado diferente.
  • Exprimir arrependimento ou ressentimento.
  • Participar de uma manifestação, incitar à agir, tomar decisões em relação contra ou a favor do que se está manifestando.
  • Tomar posição, expressar uma opinião sobre determinado assunto.
  • Falar sobre preferências literárias (ou de leitura).
  • Entender a história de um evento (Feira do Livro, por exemplo).
  • Pedir um objeto emprestado / Falar do empréstimo de um objeto.
  • Expressar opiniões e sentimentos (probabilidades, esperanças, preferências, dúvidas, certezas¿).
  • Compreender e comentar fatos de sociedade. (saúde, ecologia, estética, psicologia).
  • Expressar indignação, protestar, fazer reclamações.
  • Expressar uma reprovação.

MELHOR IDADE

Os cursos de língua francesa para a Melhor Idade dos níveis 1 ao 2 são oferecidos a pessoas acima dos 50 anos de idade que queiram aprender a se comunicar em língua francesa em um ambiente descontraído e que respeite suas características, necessidades e interesses. O curso visa a desenvolver as quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Através do uso da língua em situações comunicativas, busca-se desenvolver um vocabulário e as estruturas linguísticas necessárias para habilitar o aluno a ter uma comunicação em nível básico. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, através da língua estrangeira, em simulações da realidade como apresentar-se, apresentar alguém, expressar seus gostos, falar de si, expressar posse, Pedir a alguém para fazer alguma coisa, solicitar algo de forma gentil, compreender uma mensagem eletrônica, propor, aceitar ou recusar um convite, solicitar e dizer a hora, combinar um encontro, expressar-se sobre gostos e preferências de lazer, ler e compreender uma programação de cinema, opinar, posicionando-se de forma positiva e negativa, fazer compras e solicitar uma comida em um restaurante.

Os cursos de língua francesa para a Melhor Idade dos níveis 3 ao 4 são oferecidos a pessoas acima dos 50 anos de idade que queiram aprender a se comunicar em língua francesa em um ambiente descontraído e que respeite suas características, necessidades e interesses. O curso visa a desenvolver as quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever. Através do uso da língua em situações comunicativas, busca-se desenvolver um vocabulário e as estruturas linguísticas necessárias para habilitar o aluno a ter uma comunicação em nível intermediário. Esse desenvolvimento é viabilizado por meio de recursos didáticos e da interação dos alunos com seus pares, através da língua estrangeira, em simulações da realidade como situar-se no espaço, solicitar e indicar um endereço, compreender uma mensagem eletrônica, desenhar um mapa a partir de indicações orais, compreender um artigo sobre informações culturais, dar uma ordem ou um conselho, expressar obrigação, descrever lugares, expressar intensidade, compreender opiniões sobre um lugar, redigir um texto a partir de informações dadas, compreender e dar argumentos contraditórios, compreender instruções.