Goethe Zertifikat

O Goethe Zertifikat é um certificado de proficiência na língua alemã reconhecido internacionalmente.
Através de uma parceria firmada entre o Goethe-Institut e a Universidade de Caxias do Sul, a UCS Línguas Estrangeiras oferece os exames oficiais de língua alemã, elaborados pelo Goethe-Institut, que possuem alta reputação em todo o mundo e são reconhecidos como um comprovante de qualificação por empregadores e entidades de ensino continuado em muitos países.

Vantagens da certificação do Goethe-Institut:

  • possibilita comprovar a competência linguística na língua alemã em diferentes níveis.
  • cobre os níveis e habilidades do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas.
  • é sinônimo de qualidade, pois os exames são testados e têm a qualidade controlada mundialmente.
  • facilita as viagens de longa duração na Alemanha que necessitam do certificado do nível A2 para obtenção do visto.

CALENDÁRIO DE EXAMES

Prova em 13 de setembro de 2024 - sexta-feira
Inscrições: até 23 de agosto.
Níveis oferecidos: A1 e A2
Horário: Será informado após o término das inscrições
Local: UCS - Bloco L

Prova em 08 de novembro de 2024 - sexta-feira
Inscrições: até 18 de outubro.
Níveis oferecidos: A1 e A2
Horário: Será informado após o término das inscrições
Local: UCS - Bloco L

Investimento:
A1 - R$ 820,00
A2 - R$ 990,00

Requisitos: o candidato deve ter no mínimo 16 anos e apresentar um documento de identidade. Para inscrever-se, faça download da Ficha de Inscrição, preencha-a corretamente e encaminhe-a, juntamente com uma cópia do documento de identificação, digitalizada ao e-mail ucslinguas@ucs.br.

CERTIFICAÇÃO

Os exames de alemão do Goethe-Institut correspondem aos níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR): desde A1 para iniciantes até C2 para o nível linguístico mais alto. Descrição dos níveis, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.

É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

É capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito as palavras. É capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

É capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas. Fonte: CONSELHO DA EUROPA, 2001, p.49