Carlos V, imperador da França, aconselhava a falar: com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão e com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua Russa, diria, certamente, que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos e com as damas, porque a língua Russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego.
Mikhail Vassilievich Lomonossov 1711 - 1765
Por que estudar Russo?
Estudo contrastivo das estruturas gramaticais das línguas portuguesa e russa, com ênfase na: versão de textos e artigos de língua portuguesa, de periódicos impressos e online, atuais, da vida cotidiana e política brasileira.
Desenvolver, através do processo da versão o conhecimento gramatical da estrutura da língua russa no que se refere à fonologia, à sintaxe e à semântica. Desenvolver a competência de compreensão da língua russa, com ênfase na produção escrita. Verter para o russo sentenças identificando e utilizando os componentes linguísticos da língua russa; elaborando textos utilizando as classes gramaticais; Por escrito em artigos e narrativas, utilizando vocabulário, expressões e estruturas gramaticais estudadas no decorrer do curso.