Autores

Graduado em Administração de Empresas, possui Licenciatura Plena e Especializações em Gestão de Pessoas, Gestão da Produção e Análise Estratégica de Custos. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul e coordenador do Programa UCS Aprendizagem Profissional.

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Magistério de Educação Especial pela Universidade de Caxias do Sul (1992) Pós graduação em prática Psicomotriz educativa(1995) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000).Instrutora de yoga integral (2005) . Professora concursada do município de Farroupilha dos Anos Inicias do Ensino Fundamental (2011) e professora de Pilates Clássico(2012). É coordenadora pedagógica da Mergulhão atividade físicas e professora de Pilates Clássico. Tem experiência e pesquisas na área da Educação e Educação psicomotora, com ênfase ao desenvolvimento psicomotor nas diferentes etapas da vida. Professora de pós graduação em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia clínica e institucional e Educação física escolar. Revisora da revista Saúde e Desenvolvimento Humano- UNILASALLE (ISSN 2317-8582)Canoas.

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1979), graduação em Direito - Universidade de Caxias do Sul (1989), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003). Foi Secretário de Planejamento de Caxias do Sul. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UCS. Advogado Administrativista do escritório Rech Advogados e Consultores Associados. Integra o quadro permanente de docentes da pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Direito), na disciplina de Direito Urbanístico Ambiental e Instrumentos Jurídicos de Políticas Ambientais Sustentáveis. Advogado administrativista e com atuação no assessoramento e construção de Planos Diretores, direito ambiental e urbanístico.Responsável pela redação de dezenas de Planos Diretores, Exemplo: redação do Plano Diretor do Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves e Gramado). Convidado do Ministério do Meio Ambiente para sugerir instrumentos de Cidades Sustentáveis. Palestrante na UNESCO. Autor de dezenas de livros e artigos científicos sobre direito urbanístico como instrumento da tutela do meio ambiente e cidades sustentáveis.

Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2011), Especialista em Direito e Gestão Pública Municipal (2006) e Bacharel em Direito (1995) pela mesma instituição. Procurador de carreira do Município de Caxias do Sul, atualmente é Secretário do Meio Ambiente da mesma cidade e Presidente da ANAMMA-RS (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - Estado do Rio Grande do Sul)

Doutora em Letras (2016), Mestra em Educação (2011), Especialista em Informática na Educação (2008) e Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Crianças, Jovens e Adultos) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria RS. Atuou como pedagoga no IFRS; professora e assessora pedagógica na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus; professora e técnica de apoio presencial da Educação a Distância, Campus Vacaria, na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação de professores e Educação Digital, principalmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de material didático, físico e digital, no processo de ensino e aprendizagem. Coordena o projeto indissociável LaDEPEx:Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão, disponível em: http://ladepex.vacaria.ifrs.edu.br.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2012), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1989) e mestrado em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2017). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes.

Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (2001), graduação em Pedagogia (2019), mestrado em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e doutorado em Educação pela mesma universidade. É participante dos grupos de pesquisas GRUPHEIM - Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Os poloneses e seus descendentes no Brasil: um processo contínuo de integração do Núcleo de Estudos Populacionais da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor na área de Pedagogia e Filosofia na Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação; Estudos Culturais e Etnicidade; Epistemologia; Produção do Conhecimento Científico. É Revisor do Periódico do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Zootecnia - Akademia Rolniczo-Techniczna im. M.Oczapowskiego w Olsztynie (1998). Ensinou língua inglesa desde 2001. Atualmente é diretora acadêmica, professora - Cultura Inglesa - Teresina, gerente do Centro Aplicador de TOEFL e TOEIC - Cultura Inglesa - Teresina, gerente do Centro Autorizado de Exames de Cambridge BR555 - Cultura Inglesa - Teresina e examinadora de Exames de Cambridge nível A2, B1, B2 e C1. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração do setor acadêmico, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, estudo, língua inglesa, inglês e exames internaciona

Doutor em Filosofia pela Universidade Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1997). Pós-Doutorado na Fordham University (2009). Visiting Scholar na University of Pittsburgh (2011 e 2012). Pesquisa pós-doutoral na University of Sydney (2013). Pesquisa e solidariedade na University of Guyana (2014). Pesquisa pós-doutoral na Columbia University (2015). Pesquisa pós-doutoral Kingston University/London (2016 e 2017) no Center for Research in Mondern European Philosopy. Pesquisa interdisciplinar e desenvolvimento de rede de relações internacionais e interinstitucionais na Hebrew University of Jerusalem no Center for German Studies e Departamento de Filosofia (2018). Cooperação e Intercâmbio Internacional China (2019) (Peking University e Beijing Foreign Studies University) e Índia (2019) (Goa University). Possui ainda mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1978), graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2007). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisa a partir de um viés interdisciplinar nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Social e Filosofia Política Brasileira. Dedica-se a atualização do tema Contradições da Democracia e Opinião Pública.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo(1968), especialização em Gerontologia Social pela Universidade de Passo Fundo(1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1972) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1998). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo e Membro de corpo editorial do Caderno Adulto (UFSM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Terceira Idade, Identidade existencial.

Pós-doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2016). Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa Jurídica pela Universidade de Caxias do Sul (1984). Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (1978). Atualmente é professor colaborador na Universidade de Passo Fundo, atuando no Curso de Mestrado em Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Consumidor, atuando principalmente nos seguintes temas: Relação de Consumo, Consumocentrismo, Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito, Direito Ambiental e Novos Direitos. É participante do Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica, vinculado a Área de Conhecimento das Ciências Jurídicas e Mestrado/Doutorado em Direito da Universidade de Caxias do Sul.

Doutor em Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (2016), Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul ? UCS (2004), Graduado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC (2001). Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul nos cursos de Graduação em Direito e Pós-Graduação em Direito Ambiental. Possui experiência na docência e pesquisa nas áreas de Direito Ambiental, Direito Internacional e Propriedade Intelectual.

Graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971). Especialização em Psicomotricidade Relacional pela Secretaria Municipal de Educação de Barcelona/Espanha (1991). Mestrado em Educação na área de concentração Ensino pela Faculdade de Educação da UFRGS (1978). Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação no Programa Inovação Curricular e Formação de Professores na Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona/Espanha (1993). Professor titular aposentado da UFRGS, com atuação no Curso de Graduação em Educação Física e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) como professor, orientador e coordenador do Programa em Ciências do Movimento Humano. Professor de vários Cursos de Especialização em Psicomotricidade, Medicina e Ciências do Desporto, Psicologia e Ciências do Desporto, Psicopedagogia Clínica e Institucional entre outros. Professor e orientador de 2001-2010 no Programa de Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Diretor Geral e professor do COMPLEXO ESPORTIVO DE SAÚDE - AQUÁRIUS e professor da Castelli Escola Superiorde Hotelaria/Canela/RS. Em 2016 completou 44 anos de vida acadêmica com experiências nas áreas de Educação Física, Psicomotricidade, Educação Infantil, Educação Especial e Turismo e Hotelaria. Consultor ad doc - Avaliação Institucional e de Cursos Superiores de Educação Física e de Tecnologia em Gestão de Turismo e Gestão Desportiva e de Lazer do SINAES/INEP/MEC até 2013. Atualmente exerce funções de Consultor Ad Hoc da CAPES nas áreas de Educação Física e Educação.

Doutor em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão e professor ordinário (titular) na Università degli Studi del Molise. Docente de História em escola e instituições educacionais; diretor do Centro di Documentazione e Ricerca sulla Storia delle Istituzioni Scolastiche, del Libro per la Scuola e della Letteratura per L?infanzia (CeSIS) e do Museo della Scuola e della Educazione Popolare (MuSEP). E-mail: barausse@unimol.it