Sinopse
A razão que mobiliza tanto esforço desenvolvido pelos pesquisadores em Educação para publicar seus achados de pesquisa, seus argumentos e ideias, só se justifica se for para fazer chegar ao leitor tais escritos. Isso parece óbvio, mas infelizmente a forte indução por resultados e por desempenhos nos indicadores avaliativos que recai sobre os pesquisadores e os programas de pós-graduação no Brasil e no exterior não permite uma conexão imediata entre elementos que deveriam ser absolutamente vinculados: a elaboração do texto de
divulgação científica e o compromisso com a socialização do conhecimento. Logo, os vários textos divulgando os resultados das pesquisas, mesmo parecendo algo interessante e progressista, podem representar apenas a busca incansável por produzir cada vez mais para responder a modelos avaliativos e parâmetros que colocam a quantidade de produção como elemento mais importante do que a qualidade do que se produz. Isso não quer dizer, todavia, que buscar publicar mais resultados de pesquisa não seja algo importante, pelo contrário, o compromisso basilar de todo cientista é levar seus achados ao público, quantos sejam eles. A questão é que tensionar as fronteiras do conhecimento buscando inovações e avanços - e quanto mais se consegue fazer isto, mais contribuição potencialmente pode trazer à comunidade científica e à sociedade - não se mensura pelo quanto se escreve, mas pela qualidade do que se escreve. Esta obra foi escrita para ser lida, para chegar a um público que, possivelmente, não chegaria a esses estudos de outra forma e, por fim, para acervar e celebrar a ciência desenvolvida com qualidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.