Sinopse
Em tempos pós-pandêmicos de muitos desafios, este e-book nos soa como um acalanto por meio de temas que nos instigam ao diálogo contínuo e à produção de conhecimentos sobre as crianças. A partir dos enfoques propostos, consideramos o universo da infância uma etapa do desenvolvimento humano em que a criança está descobrindo o mundo, necessitando explorar e desvendar infinitas ações. Potencializar esse momento significa compreender esse período permeado pelas descobertas e oportunidades que o mundo pode oferecer.
Cabe a nós, aqui, pensar em algumas questões que envolvem o processo de educar, por isso propomos as seguintes reflexões: nós, educadores, estamos ofertando às nossas crianças o espaço necessário para crescer e se desenvolver? Como as tecnologias têm impactado esse processo? Temos efetivamente assumindo a defesa dos direitos das crianças? Outro aspecto importante a ressaltar-se é o desafio da formação de professores que ainda temos que enfrentar, incluindo pautas como a de compreender que atuar na infância requer entrelaçar práticas, experiências e saberes teóricos. Além disso, importa admitir uma atuação com e na pluralidade da infância, ou seja, pensar na complexidade que a Educação
tem em se relacionar com diferentes histórias das crianças, percursos familiares e culturais. Os artigos publicados neste e-book apresentam reflexões relevantes sobre Educar na(s) infância(s): experiências, desafios e tensões sob diferentes perspectiva mas sempre visando aprimorar a formação inicial e continuada. O presente volume apresenta ricas
experiências vividas com as crianças e sistematizadas em Relatos de Experiência.