Sinopse
A autora, professora de matemática na Educação Básica, percebeu que fora dos muros da escola os estudantes realizam atividades relacionadas às ideias matemáticas,
mas que no contexto escolar nem sempre são consideradas para seu processo de aprendizagem. Esse motivo foi o ponto de partida para que ela propusesse a pesquisa que
originou a tese, gênese desse livro. Inspirada nas ideias da Etnomatemática e com um percurso metodológico diferenciado, a Cartografia. Cartografar como o movimento de
pesquisa que acompanha processos, os fluxos, as mudanças e os caminhos que se tomam. Investigando a produção de subjetividades e dinâmicas, mapeando o que acontece
no território investigado, (Passos; Kastrup; Escóssia, 2009), indo além do objeto de estudo. Nesses movimentos, entre simultaneidades e múltiplas possibilidades, a autora foi ao
encontro de Lindomar, conhecido como seu Néco que atua na indústria madeireira. Entrevistou a Dilinha, costureira há mais de 50 anos e que a autora conhece desde que era pequena. Por fim, ainda o seu Zé, que atuou na indústria madeireira, e hoje, como aposentado, enquanto passatempo, fabrica artesanalmente móveis de madeira. Desses encontros, sob forma de diálogos, a Matemática emergiu enquanto Etnomatemática.