Sinopse
Nosso livro não quer apresentar a resposta definitiva sobre as questões pertinentes à educação e ao desenvolvimento de uma cultura para a paz. Sabe-se que tal temática é ampla e está ainda se constituindo como campo de pesquisa, em que pese todos os avanços conceituais que já foram feitos. Assim, por meio de nosso trabalho, busca-se, dentro de nosso espectro teórico, partilhar algumas reflexões de colegas e pensadores da academia brasileira que estão pesquisando e trabalhando essa temática que se mostra, cada vez mais, fundamental em nosso tempo, marcado pela violência, seja a das guerras em nível global ou a urbana e cotidiana que assola nossas cidades. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é uma das pioneiras no Brasil em abordar, cientificamente, tal temática de estudos e desde 2014 possui e incentiva com seus professores um Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NID) focado na temática e nas ações para a educação para a paz, com um Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz já consolidado que possui uma tradição de publicar trabalhos sobre tais assuntos que são uma referência no meio acadêmico. A importância da educação para a paz no século XXI é mais relevante do que nunca, dadas as complexidades e os desafios enfrentados pela humanidade neste período. No século XXI, conflitos internacionais, muitos deles motivados por recursos escassos e disputas territoriais,
continuam a ameaçar a paz mundial. A educação para a paz promove a resolução pacífica de conflitos e o diálogo entre nações, desempenhando um papel crucial na prevenção
de guerras. Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, onde as ações de um país podem afetar outros em questão de horas.