Sinopse
Esta obra está organizada em sete capítulos. No primeiro, trazemos uma contextualização da pesquisa e os objetivos. No segundo, abordamos a metodologia, descrevendo os
caminhos da pesquisa adotados. No terceiro, exploramos o contexto da educação, abordando os conceitos de Educação Permanente e suas particularidades, como interdisciplinaridade, interprofissionalidade e Educação Permanente, bem como enfatizamos a importância da educação e da acreditação hospitalar. No quarto, pontuamos a importância da qualidade da saúde e da acreditação hospitalar, o conceito da ONA e os seus níveis de certificação. No quinto, trazemos os conceitos, objetivos e critérios com os quais a ACSA trabalha e reforçamos eixos específicos do tema "cuidado centrado no paciente". No sexto, abordamos os resultados da observação in loco e a realização da pesquisa com os profissionais do HRSC, que trouxe conhecimentos técnicos para o desenvolvimento do Programa de Educação Permanente. No sétimo, descrevemos o processo de desencadeamento do Programa de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a obtenção da certificação internacional ACSA no Hospital Geral. No capítulo final, apresentamos as considerações finais e as recomendações construídas a partir dos dados sistematizados, analisados e interpretados.