Sinopse
O tema da educação para a cidadania global tem uma trajetória de algumas décadas e um importante acumulado de experiências práticas e de reflexões teóricas. O livro The Palgrave Handbook of Global Citizenship and Education (Davies et al., 2018),1 por exemplo, aborda a temática da cidadania global desde as perspectivas regionais e ideológicas até questões
centrais em ensino e aprendizagem. As discussões apontam que se trata de um tema sujeito a controvérsias e que essa bandeira pedagógica da UNESCO pode servir tanto para pretensões de manutenção de hegemonias colonialistas com uma nova roupagem quanto para a construção de um mundo mais diverso, justo e solidário. Cabe aqui destacar o avanço
de perspectivas críticas que questionam essa visão mainstream e que propõem uma outra cidadania global (Global Citizenship Otherwise2) aliada com a inter/multiculturalidade e a descolonialidade. Neste marco, o livro Fundamentos teóricos e empíricos da educação para a cidadania global crítica de Carlos Alberto Torres representa uma introdução, no melhor sentido dessa palavra, ao histórico da proposta de educação em cidadania global, ao emaranhado conceitual e às disputas ideológicas que cercam as práticas e estratégias de sua implementação.