Sinopse
conjunto de textos que compõe este livro é resultante da concretização de ideias e de projetos que envolveram estudantes, profissionais da educação, militantes de movimentos sociais e pesquisadores. Sua proposta tem origem no projeto de abrangência nacional, coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria Saul (PUC/SP), "Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção-análise de sistemas públicos de educação a partir dos anos 1990", que consistiu em analisar como teses e dissertações produzidas, em diferentes regiões do Brasil, abordam o legado freireano. O grupo gaúcho, basicamente formado a partir dos encontros anuais do Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, contou com pesquisadores e pesquisadoras de aproximadamente quinze universidades sediadas no Rio Grande do Sul. Investigando as teses e dissertações dos seus Programas de Pós-Graduação em Educação, foi possível identificar as temáticas proeminentes, os anos de maior incidência da produção de estudos referenciados na obra freireana, os escritos de Freire mais utilizados nas pesquisas e as diferentes formas de utilização da sua obra (como referência teórico-analítica ou como objeto de citações esparsas). O livro também registra a passagem de Paulo Freire no estado, como presença encarnada em eventos, palestras, encontros informais entre colegas e amigos e em movimentos sociais. Para isso, foram gravadas entrevistas com colegas que tiveram o privilégio de conviver com ele e feitos registros visuais e escritos, alguns dos quais apresentados nesta obra ou que serviram de subsídio para seus autores e autoras.