Sinopse
Márcia, ao nos brindar com sua pesquisa sobre a popularização da ciência em uma universidade comunitária, evidencia a circulação de significações, testemunhos e práticas que tornam vivas, ativas e presentes na sociedade as universidades comunitárias. Mas a autora não ergue seu brinde de forma solitária. Junto dela há muitos outros. Nesse encontro alegre, os fluxos de sentido são despertados e ganham força a partir de saberes, experiências e teorias de pesquisadores convidados e pensadores que se somam ao diálogo. A escolha desses interlocutores não foi aleatória. Foram convidados para discutirem e mediarem a problematização do papel da ciência no contexto social contemporâneo dez pesquisadores
com Bolsa de Produtividade Científica do CNPq de uma Instituição Comunitária de Ensino Superior - ICES, por meio de convite e adesão espontânea, além de pensadores reconhecidos
nos campos da Sociologia, da Filosofia e da Educação, cujos paradigmas, posicionamentos epistemológicos e teorias apresentam potência para a necessária crítica aos processos da
pesquisa e da popularização da ciência.