Sinopse
Quando tive entre as mãos os materiais que aqui publicamos, imediatamente me dei conta de estar diante de algo importante. Não hesitei um só instante em defender o propósito
de difundir, reunidas em volume, as entrevistas que já haviam sido publicadas em colunas e, especialmente, em The Post Internazionale e Quotidiano del Sud. Com o editor e o autor, dedicamos um agradecimento especial à propriedade das duas colunas e aos respectivos diretores: Giulio Gambino e Gianni Festa. Estendemos o nosso agradecimento aos intelectuais, artistas, cientistas, filósofos, linguistas, astronautas, poetas, matemáticos, músicos, antropólogos, historiadores e escritores que responderam às perguntas propostas pelo autor. Na qualidade de leitor, sou grato, e muito, a cada um deles, mas não posso deixar de destacar o senso profundo da ação que Vincenzo Fiore realiza. Graças às perguntas formuladas e ao seu método premente, o autor busca respostas às principais interrogações do nosso tempo; respostas de grandes atualidade e de grande fôlego, capazes de atingir um público amplo. Os entrevistados respondem - sem jamais perder a autoridade ou o rigor - de um modo claro e acessível a todos, socializando os seus saberes, experiências e competências. Evidenciam-se, assim, os grandes temas da atualidade, os argumentos, as questões complexas e simples, os problemas, as soluções e as dúvidas que, contrariamente, seriam destinadas a ficar confinadas nos conventículos de estudiosos ou especialistas. A quem se dirige este livro? A quem, no nosso tempo e naquele que virá, estiver disposto a pôr-se em escuta, tanto mais se for um leitor exigente. Porque é um livro que requer leitores prudentes, que não tenham pressa e não se contentem, portanto, com respostas rápidas.
Todos os que decidirem se aproximar desta leitura tirarão dela proveito. E extrairão também uma vantagem bem maior do que o tempo a ela dedicado. (Salvatore Giordano)