Política Editorial

A Editora Acadêmica da Universidade de Caxias do sul objetiva a produção e a divulgação de trabalhos científicos, a fim de tornar-se um apoio ao ato de ensinar (trabalho pedagógico) e facilitar a extensão de conhecimento em nível acadêmico, como da comunidade em geral.

A EDUCS incumbir-se-á de coordenar a edição e coedição de obras e periódicos, observadas as seguintes linhas editoriais:

- obras e periódicos de produção científica de alunos e professores da Instituição ou de outras instituições de ensino e de pesquisa, nacionais e internacionais;

- obras sobre imigração e colonização;

- obras de interesse cultural e histórico;

- obras de caráter institucional, sob a forma de Cadernos ? Documento;

- obras de caráter literário;

- obras de caráter pedagógico;

- canais de Congressos; Dissertações e Teses;

- propostas de livros avulsos com a devida qualidade acadêmica e com consistência temática.

As obras e os periódicos editados ou coeditados pela EDUCS deverão observar a política editorial da Universidade. Pelo seu caráter acadêmico, as publicações deverão possuir qualidade científica ou artística e apresentar adequada qualidade gráfica. Todas as propostas de publicação recebidas pela editora são encaminhadas a apreciação do Conselho Editorial, que determina sua viabilidade, podendo ser posteriormente encaminhadas a pareceristas ad hoc de acordo com a especificidade das temáticas.

A Editora possui selos diferenciados para oportunizar a organização e a consistência das publicações: EDUCS/Acadêmico; EDUCS/Comunidade; EDUCS/Literário; EDUCS/Ensino, EDUCS/Traduções, EDUCS/Infatojuvenil e EDUCS/Coleções. Caberá ao Conselho Editorial a decisão de quais obras deverão ser publicadas em cada um deles.

As obras são produzidas mediante apoio financeiro de parceiros e/ou patrocínios dos autores(as)/organizadores(as). Depois da aprovação das obras pelo Conselho Editorial, são procedidos os orçamentos e as condições da publicação para a aprovação e o contrato com os autores(as)/organizadores(as).

Cabe à Editora decidir a oportunidade da reimpressão ou reedição de uma obra. No caso de reedição, o texto deverá estar atualizado substantivamente, em relação à versão anterior. Por ocasião da apresentação do original, o(a) proponente deverá justificar a reedição e detalhar as atualizações realizadas. Cabe também decidir sobre as coedições.