Situação
Em andamentoEspecialidade médica
OncologiaTipo de estudo
IntervencionalFase da pesquisa
Fase ICondição ou doença
Câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP)
Câncer colorretal
Tumores sólidos avançados
Título do estudo
Estudo de fase Ia/Ib de escalonamento de dose e expansão de dose avaliando a segurança, farmacocinética e atividade do GDC-6036 como agente único e em combinação com outras terapias anticâncer em participantes com tumores sólidos avançados ou metastáticos com mutação KRAS G12C
Investigador principal
Rita de Cássia CostamilanObjetivo
Avaliar a segurança, farmacocinética, atividade preliminar do GDC-6036 como agente único e em combinação com outras terapias anticâncer em participantes com tumores sólidos avançados ou metastáticos com mutação KRAS G12C.
Critérios de inclusão
- Termo de consentimento livre e esclarecido assinado.
- Idade ≥ 18 anos no momento da assinatura do Termo de consentimento livre e esclarecido.
- Capacidade de aderir ao protocolo do estudo, a critério do investigador.
- Doença avaliável ou mensurável de acordo com os RECIST v1.1.
- Situação de desempenho de 0 ou 1 do Grupo de Oncologia Cooperativa do Leste (ECOG).
- Expectativa de vida ≥ 12 semanas.
- Função hematológica e de órgãos alvo adequada nos 14 dias antes do início do tratamento do estudo, definida por:
- Contagem absoluta de neutrófilos ≥ 1.200/μL.
- Hemoglobina ≥ 9 g/dL.
- Contagem de plaquetas ≥ 100.000/μL.
- Bilirrubina total ≤ 1,5 x Limite superior de normalidade (LSN).
- Albumina sérica ≥ 2,5 g/dL.
- AST e ALT ≤ 2,5 x LSN com a seguinte exceção:
- Participantes com metástases hepáticas documentadas podem ter AST e/ou ALT ≤ 5,0 x LSN.
- Creatinina sérica ≤ 1,5 x LSN ou depuração de creatinina ≥ 50 mL/min com base na estimativa de Cockcroft-Gault.
- Isso se aplica apenas a participantes que não estiverem recebendo terapia anticoagulante.
- Para mulheres em idade fértil: concordar em permanecer abstinentes (abster-se de relações heterossexuais) ou em usar preservativos e concordar em não doar óvulos.
- Para homens que não forem cirurgicamente estéreis: concordar em permanecer abstinentes (abster-se de relações heterossexuais) ou em usar contracepção e concordar em se abster da doação de esperma.
- Confirmação da elegibilidade para biomarcadores: resultados válidos de testes centrais de sangue ou testes locais de sangue ou tecido tumoral documentando a presença da mutação KRAS G12C.
- Envio de uma amostra de sangue coletada recentemente antes do tratamento, independentemente de os participantes serem incluídos por resultados de testes locais ou centrais com relação à mutação KRAS G12C.
- Consentimento para fornecer amostra de tecido tumoral fresca (preferencial) ou arquivada.
- Para participantes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) e adenocarcinoma do cólon ou reto: os participantes não devem ter um segundo condutor oncogênico concomitante conhecido (p. ex., para CPCNP: mutações sensibilizantes do EGFR, rearranjo de ALK, rearranjo de ROS1, mutação BRAF V600E, fusões NTRK, fusões RET; ou, para participantes com adenocarcinoma do cólon ou reto: mutação BRAF V600E, amplificação ERBB2) conforme determinado pelo ensaio de NGS da Foundation Medicine, Inc. (FMI) ou por um ensaio de NGS ou baseado em PCR validado aprovado pelo patrocinador realizado em um laboratório local certificado pela CLIA ou equivalente.
- Para participantes que necessitam de lesões acessíveis que permitam um total de pelo menos duas biópsias (pré-tratamento e durante o tratamento) sem risco inaceitável de uma complicação significativa de procedimento.
Critérios de exclusão
- Incapacidade ou falta de disposição para engolir comprimidos.
- Incapacidade de aderir aos procedimentos do estudo e de acompanhamento.
- Síndrome de má absorção ou outro quadro clínico que venha a interferir na absorção enteral.
- Metástases conhecidas e não tratadas ou ativas no sistema nervoso central (SNC) (progressão ou necessidade de anticonvulsivantes ou corticosteroides para controle sintomático).
- Doença leptomeníngea ou meningite carcinomatosa.
- Derrame pleural não controlado, derrame pericárdico ou ascite exigindo procedimentos de drenagem recorrentes (quinzenalmente ou mais frequentemente).
- Qualquer infecção ativa que, no parecer do investigador, possa afetar a segurança do participante ou infecção grave que exija antibióticos IV nos 7 dias antes do Dia 1 do Ciclo 1.
- Participantes com histórico clinicamente significativo de doença hepática, incluindo hepatite viral ou outra hepatite, abuso atual de álcool, ou cirrose.
- Infecção por HIV conhecida.
- Qualquer outra doença, disfunção pulmonar ativa ou não controlada, disfunção metabólica, achado de exame físico ou achado laboratorial clínico que proporcione suspeita razoável de uma doença ou quadro clínico que contraindique o uso de um medicamento em estudo, possa afetar a interpretação dos resultados ou fazer com que o participante apresente alto risco decorrente das complicações do tratamento.
- Hipercalcemia não controlada (> 1,5 mmol/l de cálcio ionizado ou cálcio > 12 mg/dl ou cálcio sérico corrigido ≥ LSN) ou hipercalcemia sintomática exigindo o uso contínuo de terapia com bisfosfonatos ou denosumabe.
- Lesão traumática significativa ou procedimento cirúrgico de grande porte nas 4 semanas anteriores ao Dia 1 do Ciclo 1.
- Participantes com diarreia crônica, síndrome do intestino curto ou cirurgia gastrointestinal superior significativa, incluindo ressecção gástrica, histórico de doença inflamatória intestinal (p. ex., doença de Crohn ou colite ulcerativa) ou qualquer inflamação intestinal ativa (incluindo diverticulite).
- Tratamento prévio com qualquer inibidor de KRAS G12C.
- Tratamento com quimioterapia, imunoterapia, terapia biológica ou um agente em investigação como terapia anticâncer dentro de 3 semanas ou cinco meias-vidas antes do início do tratamento do estudo, o que for menor, ou terapia endócrina nas 2 semanas antes do início do tratamento do estudo.
- Radioterapia (exceto radiação paliativa para metástases ósseas e radiação para metástases no SNC, conforme descrito acima) como terapia para câncer nas 4 semanas anteriores ao início do tratamento do estudo.
- Radiação paliativa em metástases ósseas nas 2 semanas anteriores ao início do tratamento com GDC-6036.
- Eventos adversos de terapia anticâncer prévia que não foram resolvidos para grau ≤ 1, exceto por alopecia, vitiligo, endocrinopatia tratada com terapia de reposição, ou neuropatia periférica de grau ≤ 2.
- Histórico de outra malignidade nos 5 anos anteriores à triagem, com exceção de participantes com risco insignificante de metástase ou morte e/ou tratados com expectativa de resultado curativo (como carcinoma in situ do colo do útero tratado adequadamente, carcinoma de pele não melanoma, câncer de próstata localizado, carcinoma ductal in situ ou câncer de útero em estágio I).
- Histórico de disfunção cardiovascular clinicamente significativa ativa, incluindo o seguinte:
- Histórico de acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório nos 6 meses anteriores à primeira dose do tratamento do estudo.
- Histórico de infarto do miocárdio nos 6 meses anteriores à primeira dose do tratamento do estudo.
- Doença cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva de classe III ou IV da New York Heart Association que exija medicação.
- Arritmias não controladas, histórico ou arritmia ventricular ativa exigindo medicação.
- Doença cardíaca coronariana sintomática ou angina instável.
- Síndrome congênita de QT longo ou intervalo QT corrigido através do uso da fórmula de Fridericia (QTcF) > 470 ms, demonstrado por pelo menos dois ECGs com intervalo de > 30 minutos, ou histórico familiar de morte súbita inexplicada ou síndrome de QT longo.
- Tratamento atual com medicações que são bem conhecidas por prolongar o intervalo QT.
- Gravidez ou amamentação, ou intenção de engravidar durante o tratamento em estudo ou em até 6 meses após a dose final do GDC-6036.
- Hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes do GDC-6036.