Situação
ConcluídoEspecialidade médica
OncologiaTipo de estudo
IntervencionalFase da pesquisa
Fase IIICondição ou doença
Câncer de mama
Título do estudo
Estudo de fase 3, duplo-cego, randomizado comparando a eficácia e segurança de niraparibe em relação ao placebo em participantes com Câncer de mama negativo para HER2 e com mutação em BRCA ou triplo-negativo com doença molecular com base na presença de DNA tumoral circulante após terapia definitiva.
Investigador principal
Rita de Cássia CostamilanObjetivo
Avaliação da eficácia de niraparibe em relação ao placebo conforme avaliado pela sobrevida livre de doença (DFS).
Critérios de inclusão
- Câncer de mama estágio I a III, de acordo com os critérios de estadiamento do câncer de mama do AJCC, edição 8 (consulte a Seção 8.2.1), com ressecção cirúrgica do tumor primário confirmado como:
- TNBC, independentemente da condição de BRCA
- Câncer de mama HR+/HER2- com mutação em tBRCA conhecida e documentada
- Terapia padrão anterior concluída com intenção curativa, incluindo todos os seguintes, se indicado: tratamento neoadjuvante, cirurgia, radioterapia adjuvante e quimioterapia adjuvante.
- Participantes com câncer de mama HR+ devem estar em regime estável de terapia endócrina, se indicada, por pelo menos 3 meses antes da inclusão. A supressão ovariana, se indicada, também deve ter sido iniciada pelo menos 3 meses antes da inclusão.
- ctDNA detectável conforme avaliado pelo teste central.
- Uma amostra de tecido tumoral arquivado do tumor primário, satisfatório em qualidade e quantidade para o desenho do ensaio de ctDNA e testes de tBRCA e HRD.
- Uma condição de desempenho do Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) de 0 ou 1.
- Idade ≥18 anos.
- Devem apresentar função adequada de órgãos e da medula óssea, conforme definido abaixo.
- Contagem absoluta de neutrófilos: ≥1.500/μL
- Plaquetas: ≥100.000/μL
- Hemoglobina: ≥9 g/dL ou 5,6 mmol/L
- Creatinina sérica: <2 × ULN
- Bilirrubina total: ≤3 × ULN
- Alanina aminotransferase: ≤2,5 × ULN
- Participantes com toxicidade da terapia oncológica anterior devem ter se recuperado até grau 1 (um participante com neuropatia grau 2 ou alopecia grau 2 é uma exceção a este critério e pode se qualificar para este estudo).
- Devem ser capazes de engolir e reter o tratamento do estudo administrado via oral.
- Uma participante do sexo feminino é elegível se não estiver grávida ou amamentando.
- Participantes do sexo masculino são elegíveis se concordarem com o seguinte durante o período de tratamento e por pelo menos 180 dias após a última dose do tratamento do estudo:
- Ser abstinente de relações heterossexuais como seu estilo de vida preferido e usual (abstinência em longo prazo e persistente) e concordar em permanecer abstinente;
OU
-
- Deve concordar em usar contracepção/barreira conforme detalhado abaixo:
- Concordar em usar preservativo masculino (e também deve ser avisado sobre o benefício de uma parceira usar um método contraceptivo altamente eficaz, pois o preservativo pode romper ou vazar) ao ter relações sexuais com uma WOCBP que não esteja atualmente grávida;
- Deve concordar em usar contracepção/barreira conforme detalhado abaixo:
MAIS
-
-
- Participantes do sexo masculino devem se abster de doar esperma por pelo menos 90 dias após a última dose do tratamento do estudo.
-
- Devem ser capazes de compreender os procedimentos do estudo e concordar em participar do estudo fornecendo consentimento livre e esclarecido por escrito.
Critérios de exclusão
- Tratamento prévio com um inibidor de PARP.
- Tratamento atual com um inibidor de CDK4/6 ou terapia endócrina além de anastrozol, letrozol, exemestano e tamoxifeno.
- Os participantes apresentam algum sinal de metástase ou recidiva local após avaliação abrangente realizada de acordo com o protocolo.
- Os participantes não apresentam resposta definitiva à quimioterapia pré-operatória por avaliação patológica ou radiológica, em casos onde quimioterapia pré-operatória foi administrada.
- Os participantes possuem PA sistólica >140 mmHg ou PA diastólica >90 mmHg que não foi tratada ou controlada adequadamente.
- Os participantes possuem qualquer anormalidade gastrointestinal clinicamente significativa que pode alterar a absorção, como síndrome de má absorção ou ressecção importante do estômago e/ou intestinos.
- Os participantes receberam fatores estimulantes de colônias (por exemplo, fator estimulante de colônias de granulócitos/macrófagos ou eritropoietina recombinante) dentro de 4 semanas antes da primeira dose do tratamento do estudo.
- Os participantes que participaram anteriormente ou estão atualmente participando de um estudo de tratamento com um agente investigacional dentro de 4 semanas da primeira dose da terapia anterior ao estudo.
- Os participantes receberam vacina viva dentro de 30 dias do início planejado da randomização do estudo. O uso de vacinas adenovirais vivas para doença do coronavírus 2019 (COVID-19) dentro de 30 dias da randomização deve ser discutido com o monitor médico da GSK.
- Os participantes têm hipersensibilidade conhecida aos componentes de niraparibe, placebo ou seus excipientes de formulação.
- Os participantes foram submetidos a uma cirurgia de grande porte dentro de 4 semanas após o início da primeira dose do tratamento do estudo ou não se recuperaram de quaisquer efeitos de qualquer cirurgia de grande porte.
- Os participantes têm uma segunda malignidade primária. As exceções são as seguintes:
- Câncer de pele não melanoma tratado adequadamente, câncer in situ do colo do útero tratado com intenção curativa, carcinoma ductal in situ (DCIS) da mama, carcinoma endometrial grau 1 em estágio I;
- Outros tumores sólidos e linfomas (sem envolvimento da medula óssea) diagnosticados ≥5 anos antes da randomização e tratados sem evidência de recidiva da doença e para os quais não foi aplicada mais de 1 linha de quimioterapia.
- Os participantes apresentam pneumonite ativa atual ou qualquer histórico de pneumonite com necessidade de esteroides (qualquer dose) ou tratamento imunomodulador dentro de 90 dias do início planejado do estudo.
- Os participantes apresentam qualquer doença ou condição concomitante clinicamente significativa (como anemia dependente de transfusão ou trombocitopenia) que poderia interferir, ou sofrer interferência do tratamento, com a conduta do estudo ou que, na opinião do investigador, representaria um risco inaceitável para os participantes neste estudo.
- Os participantes apresentam qualquer condição psicológica, familiar, sociológica ou geográfica que possa dificultar o cumprimento dos requisitos do estudo e/ou procedimentos de acompanhamento. Essas condições devem ser discutidas com os participantes antes da entrada no estudo.
- Os participantes estão em alto risco médico devido a um distúrbio médico grave e não controlado; doença sistêmica não maligna; ou infecção ativa e não controlada (incluindo COVID-19). Os exemplos incluem, entre outros, arritmia ventricular não controlada, infarto do miocárdio recente (dentro de 90 dias), distúrbio convulsivo maior não controlado, compressão instável da medula espinhal, síndrome da veia cava superior, coagulopatia não controlada ativa, distúrbio de sangramento ou qualquer transtorno psiquiátrico que proíba a obtenção do consentimento livre e esclarecido.
- A participante está grávida, amamentando ou esperando conceber filhos enquanto recebe o tratamento do estudo e/ou por até 180 dias após a última dose do tratamento do estudo.
- Os participantes têm presença de antígeno de superfície da hepatite B ou resultado positivo do teste de anticorpos da hepatite C na triagem ou dentro de 3 meses antes da primeira dose do tratamento do estudo. Para agentes imunossupressores potentes, participantes com presença de anticorpo do núcleo da hepatite B também devem ser excluídos.
- Os participantes apresentam histórico de doença do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
- Os participantes apresentam histórico conhecido de MDS ou AML.
- Os participantes estão em alto risco médico devido a um distúrbio médico grave e não controlado; doença sistêmica não maligna; ou infecção ativa e não controlada (incluindo COVID-19).
- A participante está grávida, amamentando ou esperando conceber filhos enquanto recebe o tratamento do estudo e/ou por até 180 dias após a última dose do tratamento do estudo.
- Os participantes têm presença de antígeno de superfície da hepatite B ou resultado positivo do teste de anticorpos da hepatite C na triagem ou dentro de 3 meses antes da primeira dose do tratamento do estudo. Para agentes imunossupressores potentes, participantes com presença de anticorpo do núcleo da hepatite B também devem ser excluídos.
- Os participantes apresentam histórico de doença do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
- Os participantes apresentam histórico conhecido de MDS ou AML.
Como participar
O recrutamento de novos participantes para este estudo foi finalizado.Duração do estudo
2021-2029Identificador no ClinicalTrials.gov
NCT04915755Patrocinador
Indústria farmacêutica