Situação
Em andamentoEspecialidade médica
OncologiaTipo de estudo
IntervencionalFase da pesquisa
Fase IIICondição ou doença
Câncer de mama
Título do estudo
Um estudo multicêntrico de Fase III, randomizado, aberto, para avaliar a eficácia e a segurança do giredestrant adjuvante em comparação com a monoterapia endócrina adjuvante de escolha do médico em pacientes com câncer de mama precoce, HER2 negativo e receptor de estrogênio positivo.
Investigador principal
Rita de Cássia CostamilanObjetivo
Avaliar a eficácia e segurança do giredestrant em comparação com a Terapia Endócrina de Escolha Do Médico (TPC) em participantes EBC ER+ HER2− que completaram a quimioterapia (neo)adjuvante e fizeram cirurgia.
Critérios de inclusão
- Participantes que são capazes de fornecer consentimento livre e esclarecido assinado, que inclui o cumprimento dos requisitos e restrições listados no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e neste protocolo;
- Participantes (mulheres, independentemente da situação da menopausa, e homens) com ≥ 18 anos de idade no momento da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
- Os participantes que documentaram o tumor de ER+ por imunohistoquímica, como avaliado localmente em um espécime de doença primária e definido como >1% das células tumorais com coloração positiva de acordo com as diretrizes ASCO/College of American Pathologists (CAP) (Allison et al. 2020).
- Participantes que documentaram o tumor HER2, como avaliado localmente em uma amostra de doença primária e definido de acordo com as diretrizes ASCO/CAP (Wolff et al. 2018).
- Participantes que apresentam câncer de mama multicêntrico (a presença de dois ou mais focos de tumor em diferentes quadrantes da mesma mama) e/ou multifocal (a presença de dois ou mais focos de tumor em um único quadrante da mama) são também elegíveis se todos os tumores examinados atender aos critérios patológicos para positividade ER e negatividade HER2.
- Participantes com câncer de mama invasivo sincrônico bilateral são elegíveis se todos os tumores examinados histopatologicamente atenderem aos critérios patológicos de positividade de ER e negatividade de HER2.
- Participantes devem ter sido submetidos à cirurgia definitiva do(s) tumor(es) primário(s) de mama. Com exceção das situações descritas abaixo, as margens da amostra ressecada devem estar histologicamente livres de tumor invasivo e/ou um componente de carcinoma ductal in situ (CDIS), conforme determinado pelo patologista local. Se o exame patológico demonstrar tumor na linha de ressecção, excisões adicionais podem ser realizadas para obter margens claras. Se o tumor ainda estiver presente na margem ressecada após a(s) nova(s) excisão(ões), o participante deve ter sido submetido à mastectomia para ser elegível. É importante ressaltar que os participantes com margens positivas para carcinoma lobular in situ (CLIS) são elegíveis sem ressecção adicional.
- Para participantes que se submetem à mastectomia ou excisão local ampla onde a margem profunda confina com a fáscia peitoral, os participantes com margens microscópicas positivas são elegíveis, desde que a radioterapia da parede torácica seja administrada antes da entrada no estudo. Os participantes com margens anteriores positivas podem ser elegíveis se não houver doença grave deixada para trás (radioterapia de acordo com as diretrizes locais).
- Participantes com suspeita de metástase em nódulos supraclaviculares ou mamários internos devem ser tratados de acordo com as diretrizes locais padrão.
- Se administrada, a radioterapia (por ex., pós-mastectomia ou pós-mastectomia) deve ser administrada de acordo com as diretrizes padrão.
- Os participantes que receberam ou receberão quimioterapia adjuvante devem ter concluído a quimioterapia adjuvante antes da randomização. Os participantes também podem ter recebido quimioterapia neoadjuvante. Um período de suspensão terapêutica (washout) de pelo menos 21 dias é necessário entre a última dose de quimioterapia adjuvante e a randomização.
- Os participantes que não são candidatos à quimioterapia adjuvante ou recusam a quimioterapia são permitidos.
- Participantes com a resolução de todos os efeitos tóxicos agudos de terapia anticâncer anterior ou procedimentos cirúrgicos para NCI CTCAE v5.0 Grau 1 ou melhor (exceto alopecia, neuropatia periférica de Grau < ou = 2, artralgia ou outras toxicidades não consideradas um risco de segurança para o participante de acordo com o julgamento do investigador).
- Os participantes receberam quimioterapia (neo)adjuvante e/ou cirurgia e não tiveram terapia endócrina anterior são elegíveis, desde que estejam incluídos dentro de 12 meses após a cirurgia definitiva de câncer de mama.
- Participantes que confirmaram a disponibilidade de um espécime de tecido tumoral de mama primário não tratado adequado para teste de biomarcadores (ou seja, bloco de tecido representativo fixado em formalina, embebido em parafina [FFPE] [de preferência] ou 15−20 lâminas contendo cortes não corados, recém cortados, em série), com o relatório de patologia identificado associado é necessário. Embora 15-20 lâminas sejam preferidos, se apenas 10-14 lâminas estiverem disponíveis, o indivíduo ainda pode ser elegível para o estudo.
- Para determinação de elegibilidade com base na pontuação Ki67, uma amostra de tecido tumoral de mama obtida antes de qualquer exposição à terapia sistêmica deve ser enviada durante a triagem para teste por um laboratório central de patologia.
- Os participantes que receberam quimioterapia adjuvante ou não receberam quimioterapia deve apresentar o seguinte:
- Sem nódulos patológicos envolvidos (pN0) e tumor primário maior do que 1 cm e, devem cumprir pelo menos uma das características descritas em Tabela 5 (risco médio).
- Doença nódulo-positiva patológica (envolvimento tumoral microscópico e/ou macroscópico, ≥pN1) e serão estratificados em médio ou alto risco.
- Participantes com linfonodos mamários internos ipsilaterais e/ou linfonodos supraclaviculares positivos são estratificados como de alto risco, independentemente do envolvimento do nódulo axilar.
- Participantes que receberam quimioterapia neoadjuvante devem apresentar doença residual nos linfonodos (≥ypN1) após quimioterapia neoadjuvante e serão estratificados ao risco alto ou médio.
- Participantes com tumor primário T4 e qualquer N.
- Participante com Status de Desempenho Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) 0, 1 ou 2.
- Participantes que conseguem e desejam engolir, reter e absorver medicamentos orais.
- Participantes com função de órgão adequada, conforme definido pelos seguintes critérios:
- CAN ≥ 1 x 10e9/L (1000/uL).
- Contagem de plaquetas ≥ 75 x 10e9/L (≥ 75.000/uL).
- AST e ALT < 3 x limite superior ao normal (LSN).
- ALP < ou = 2.5 x LSN.
- Hemoglobina ≥ 80 g/L (≥ 8 g/dL).
- Bilirrubina sérica < ou = 1,5 x LSN com as seguintes exceções:
- Participantes com Síndrome de Gilbert: < ou = 3 x LSN.
- Taxa de filtração glomerular ≥ 60 mL/min e calculada por diretrizes institucionais.
- INR < 1,5 x LSN e TTP(ou aTTPa) < 1,5 x LSN.
- Para mulheres com potencial para engravidar: participantes que concordam em permanecer abstinentes (abster-se de relações heterossexuais) ou usar anticoncepcionais (mulheres designadas para tamoxifeno também devem concordar em não doar óvulos), conforme definido abaixo:
- As mulheres devem permanecer abstinentes ou usar métodos anticoncepcionais não hormonais com uma taxa de falha de 1% ao ano durante o período de tratamento e por 9 dias após a dose final de giredestrant ou dentro do período de tempo especificado pelas diretrizes de prescrição locais após a dose final de TPC (ou seja, 60 dias após a dose final de tamoxifeno⎯as mulheres devem abster-se de doar ovos durante esse mesmo período; 21 dias após a dose final de letrozol ou anastrozol; 30 dias após a dose final de exemestano).
- Para homens atribuídos: participantes que concordam em permanecer abstinentes (abster-se de relações heterossexuais) ou usar preservativo, e concordam em abster-se de doar esperma, conforme definido abaixo:
- Com uma parceira com potencial para engravidar ou parceira grávida, os homens devem permanecer abstinentes ou usar preservativo durante o período de tratamento e por 9 dias após a dose final de giredestrant dentro do período de tempo especificado pelas diretrizes de prescrição locais após a dose final de TPC (ou seja, 90 dias após a dose final de tamoxifeno; 21 dias após a dose final de letrozol ou anastrozol; 30 dias após a dose final de exemestano) para evitar a exposição do embrião.
Critérios de exclusão
- Participantes que estão grávidas ou amamentando, ou que pretendem engravidar durante o estudo ou dentro de 9 dias após a dose final de giredestrant, ou dentro do período de tempo especificado pelas diretrizes de prescrição locais após a dose final de TPC.
- Mulheres com potencial para engravidar devem ter um resultado negativo no teste de gravidez sérico nos 7 dias anteriores ao início do tratamento do estudo e um teste negativo de gravidez na urina nas 24 horas antes do início do tratamento do estudo.
- Participantes que receberam tratamento com terapia experimental dentro de 28 dias antes do início do tratamento do estudo ou estão atualmente incluídos em qualquer outro tipo de pesquisa médica considerada pelo patrocinador como não sendo cientificamente ou clinicamente compatível com este estudo.
- Participantes recebendo ou planejando receber um CDK4/6i como terapia adjuvante.
- Participantes com doença cardíaca ativa ou história de disfunção cardíaca, incluindo qualquer um dos seguintes:
- História (2 anos após a triagem) ou presença de bradicardia idiopática ou frequência cardíaca em repouso de < 50 batimentos por minuto na triagem.
- História de angina pectoris ou doença coronariana sintomática dentro de 12 meses antes da randomização.
- História de insuficiência cardíaca congestiva documentada (Classe I−IIV da New York Heart Association) ou cardiomiopatia.
- Intervalo QT corrigido através do uso da fórmula de Fridericia > 470 ms para mulheres > 450 ms para homens com base no valor médio de ECGs triplicados, história de síndrome do QT longo ou curto, síndrome de Brugada ou história conhecida de prolongamento do intervalo QT corrigido ou torsades de pointes.
- Presença de um ECG anormal que é clinicamente significativo na opinião do investigador, incluindo bloqueio completo do ramo esquerdo, bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau, ou síndrome do seio da face.
- Os participantes com bloqueio cardíaco de primeiro grau podem ser considerados para inclusão após consulta com um cardiologista e determinação de que nenhum risco cardíaco adicional está presente.
- Participantes com marcapassos para tratar bloqueios cardíacos mais graves e outras arritmias são permitidos.
- Pacientes com história de fibrilação atrial bem controlada são elegíveis.
- História (dentro de 12 meses) ou presença de arritmias ventriculares ou fatores de risco para arritmias ventriculares, como doença cardíaca estrutural significante (por exemplo, disfunção sistólica ventricular esquerda grave, cardiomiopatia restritiva, cardiomiopatia hipertrófica, cardiomiopatia infiltrativas, doença valvar moderada a grave ou história familiar de síndrome de QT longo).
- Anormalidades eletrolíticas clinicamente significativas (por exemplo, hipocalemia, hipomagnesemia, hipocalcemia) devem ser corrigidas antes da inclusão.
- Participantes com diagnóstico de câncer de mama em estágio IV
- Participantes com história de qualquer câncer de mama invasivo anterior (ipsilateral e/ou contralateral) ou CDIS. Os participantes com história de CDIS contralateral tratados apenas por terapia regional local em qualquer momento podem ser elegíveis.
- Participantes com história de qualquer outra doença maligna nos 3 anos anteriores à triagem, exceto carcinoma in situ do colo do útero devidamente tratado, carcinoma de pele não melanoma ou câncer uterino em estágio I.
- Participantes que passaram por qualquer tratamento endócrino anterior com bloqueadores ou degradadores de ER seletivo ou IA.
- Participantes com doença hepática clinicamente significativa consistente com Classe B ou C de Child-Pugh, incluindo hepatite ativa (por exemplo, vírus da hepatite B [HBV] ou vírus da hepatite C [HCV]), abuso atual de álcool, cirrose ou teste positivo para hepatite viral.
- Participantes com alergia ou hipersensibilidade conhecida a qualquer uma das drogas do estudo ou a qualquer um de seus excipientes.
- Participantes na pré e perimenopausa ou participantes do sexo masculino com hipersensibilidade conhecida a agonistas de LHRH.
- Participantes com história documentada de diátese hemorrágica, coagulopatia ou tromboembolia.
- Participantes que passaram por um grande procedimento cirúrgico não relacionado ao câncer de mama no prazo de 28 dias antes da randomização.
- Participantes que tiveram uma infecção grave exigindo antibióticos orais ou IV dentro de 14 dias antes da triagem ou outra infecção clinicamente significativa (por exemplo, COVID-19) dentro de 14 dias antes da triagem.
- Participantes que apresentaram qualquer condição médica séria ou anormalidade em testes laboratorial clínico que, no julgamento do investigador, impede a participação segura de um indivíduo e a conclusão do estudo.
- Participantes que são incapazes ou não querem cumprir os requisitos do protocolo na opinião do investigador.
Como participar
O recrutamento de novos participantes para este estudo foi finalizado.Duração do estudo
2021-2025Identificador no ClinicalTrials.gov
NCT04961996Patrocinador
Indústria farmacêutica.