Menu fechado

ENERGIZE

Situação

Em andamento

Especialidade médica

Hematologia

Tipo de estudo

Intervencional

Fase da pesquisa

Fase III

Condição ou doença

Talassemia alfa ou beta não dependente de transfusão

Título do estudo

Estudo multicêntrico de fase 3, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo para avaliar a eficácia e segurança de mitapivate em participantes com talassemia alfa ou beta não dependente de transfusão

Investigador principal

Guilherme Rasia Bosi

Objetivo

Comparar o efeito de mitapivate versus placebo na anemia em participantes de pesquisa com talassemia α ou β não dependente de transfusão.

Critérios de inclusão

  1. ≥ 18 anos de idade no momento do fornecimento do consentimento livre e esclarecido.
  2. Diagnóstico documentado de talassemia (talassemia β com ou sem mutações no gene da globina α, HbE/talassemia β ou talassemia α/doença da HbH).
  3. Concentração de Hb ≤ 10,0 g/dL (100,0 g/dL), com base em uma média de pelo menos 2 medidas da concentração de Hb (separadas por ≥ 7 dias) coletadas durante o Período de Triagem.
  4. Não dependente de transfusão, definido como ≤ 5 unidades de hemácias durante o período de 24 semanas antes da randomização, e nenhuma transfusão de hemácias ≤ 8 semanas antes do fornecimento do consentimento livre e esclarecido ou durante o Período de Triagem.
  5. Se estiver tomando hidroxiureia, a dose de hidroxiureia deve ser estável por ≥ 16 semanas antes da randomização.
  6. Mulheres com potencial reprodutivo (MCPR) e homens com parceiras que são MCPR devem abster de atividades sexuais que possam resultar em gravidez como parte do seu estilo de vida usual ou concordar em utilizar 2 formas de contracepção, 1 das quais deverá, obrigatoriamente, ser considerada altamente eficaz, desde o momento do fornecimento do consentimento livre e esclarecido, durante todo o estudo, e por 28 dias após a última dose do medicamento do estudo para mulheres, e 90 dias após a última dose do medicamento do estudo para homens. A segunda forma de contracepção pode ser um método de barreira aceitável.
  7. Fornecer o consentimento livre e esclarecido por escrito antes da realização de qualquer procedimento relacionado ao estudo e estar disposto a cumprir todos os procedimentos do estudo durante o mesmo.

Critérios de exclusão

  1. Grávida ou amamentando.
  2. Histórico documentado de HbS ou HbC homozigotas ou heterozigotas.
  3. Exposição prévia à terapia genética ou transplante prévio de medula óssea ou células-tronco.
  4. Atualmente recebendo tratamento com luspatercept; a última dose deve ter sido administrada ≥ 18 semanas antes da randomização.
  5. Atualmente recebendo tratamento com agentes estimulantes hematopoiéticos; a última dose deve ter sido administrada ≥ 18 semanas antes da randomização.
  6. Histórico de qualquer malignidade, exceto câncer de pele não melanoma in situ, carcinoma cervical in situ ou carcinoma de mama in situ. Os participantes de pesquisa não devem ter doença ativa ou ter recebido tratamento anticâncer ≤ 5 anos antes do fornecimento do consentimento livre e esclarecido.
  7. Histórico de doenças cardíacas ou pulmonares ativas e/ou não controladas ≤ 6 meses antes do fornecimento do consentimento livre e esclarecido, incluindo, mas não se limitando a:
    1. Classe III ou IV de insuficiência cardíaca da New York Heart Association ou disritmia clinicamente significativa;
    2. Infarto do miocárdio ou angina de peito instável; acidente vascular cerebral hemorrágico, embólico ou trombótico; trombose venosa profunda; ou embolia pulmonar ou arterial;
    3. Intervalo QT corrigido pela frequência cardíaca usando o método de Fridericia ≥ 450 milissegundos (homens) ou ≥ 470 milissegundos (mulheres), exceto para os bloqueios de ramo direito ou esquerdo;
    4. Fibrose pulmonar severa definida por hipóxia severa, evidência de insuficiência cardíaca direita e fibrose pulmonar por radiografia > 50%;
    5. Hipertensão pulmonar severa definida por sintomas severos associados à hipóxia, insuficiência cardíaca direita e indicação de oxigênio;
  8. Distúrbios hepatobiliares incluindo, mas não se limitando a:
    1. Doença hepática com evidência histopatológica de cirrose ou fibrose severa;
    2. Colelitíase ou colecistite clinicamente sintomática (colecistectomia prévia não é excludente);
    3. Histórico de hepatite colestática induzida por drogas;
    4. Aspartato aminotransferase > 2,5 × limite superior do normal (LSN) (a menos que devido à hemólise e deposição de ferro hepático) e alanina aminotransferase > 2,5 × LSN (a menos que devido à deposição de ferro hepático);
  9. Taxa de filtração glomerular estimada < 45 mL/min/1,73 m2 calculada de acordo com a equação do grupo Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration baseada na dosagem de creatinina.
  10. Triglicerídeos sem jejum > 440 mg/dL (5 mmol/L).
  11. Infecção ativa que requer terapia antimicrobiana sistêmica no momento do fornecimento do consentimento livre e esclarecido. Se a terapia antimicrobiana for necessária durante o Período de Triagem, os procedimentos de triagem não deverão ser realizados enquanto a terapia antimicrobiana estiver sendo administrada, e a última dose de terapia antimicrobiana deverá ser administrada ≥ 7 dias antes da randomização.
  12. Teste positivo para anticorpos (Ab) contra o vírus da hepatite C (HCV) com evidência de infecção ativa pelo HCV ou teste positivo para o antígeno de superfície da hepatite B.
  13. Teste positivo para HIV-1 Ab ou HIV-2 Ab.
  14. Histórico de cirurgia importante (incluindo esplenectomia) ≤ 16 semanas antes do fornecimento do consentimento livre e esclarecido e/ou um procedimento cirúrgico importante planejado para ocorrer durante o estudo.
  15. Inscrição atual ou participação passada (≤ 12 semanas antes da administração da primeira dose do medicamento do estudo ou um período equivalente a 5 meia-vidas do medicamento experimental do estudo, o que for mais longo) em qualquer outro estudo clínico envolvendo um tratamento ou dispositivo experimental.
  16. Recebendo fortes inibidores do citocromo P450 (CYP)3A4/5, os quais não foram interrompidos por ≥ 5 dias ou um período equivalente a 5 meias-vidas (o que for mais longo), ou fortes indutores de CYP3A4, os quais não foram interrompidos por ≥ 4 semanas ou um período equivalente a 5 meias-vidas (o que for mais longo), antes da randomização.
  17. Recebendo esteroides anabolizantes que não tenham sido interrompidos por pelo menos 4 semanas antes da randomização. A terapia de reposição de testosterona para tratamento do hipogonadismo é permitida; a dose e a preparação de testosterona precisam estar estáveis por ≥ 10 semanas antes da randomização.
  18. Alergia conhecida a mitapivate ou a seus excipientes (celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearil fumarato de sódio, manitol e estearato de magnésio).
  19. Qualquer/quaisquer condição(ões) médica(s), hematológica(s), psicológica(s) ou comportamental(ais), ou terapia(s) prévia(s) ou atual(is) que, na opinião do Pesquisador, possa(m) conferir um risco inaceitável à participação no estudo e/ou possa(m) confundir a interpretação dos dados do estudo.

Como participar

O recrutamento de novos participantes para este estudo foi finalizado.

Duração do estudo

2021-2023

Identificador no ClinicalTrials.gov

NCT04770753

Patrocinador

Indústria farmacêutica