Menu fechado

EMPEROR-Reduced

Situação

Concluído

Especialidade médica

Cardiologia

Tipo de estudo

Intervencional

Fase da pesquisa

Fase III

Condição ou doença

Insuficiência cardíaca

Título do estudo

Estudo clínico de fase III, randomizado, duplo-cego para avaliar a eficácia e segurança de 10 mg de empagliflozina uma vez ao dia em comparação ao placebo em participantes com insuficiência cardíaca crônica com fração de ejeção reduzida (ICFER).

Investigador principal

Helius Carlos Finimundi

Objetivo

O objetivo deste estudo clínico dirigido por eventos é demonstrar a superioridade de 10 mg de empagliflozina versus placebo em adição à terapia médica orientada por diretrizes em participantes com insuficiência cardíaca (IC) crônica e sintomática com fração de ejeção reduzida (fração de ejeção do ventrículo esquerdo [FEVE] ≤40%).

Critérios de inclusão

  1. Idade ≥18 anos na triagem.
  2. Participantes dos sexos masculino e feminino. Mulheres que podem engravidar devem estar prontas e aptas a usar métodos altamente eficazes de controle de natalidade conforme a ICH M3 (R2) [R09-1400] que resultem em uma baixa taxa de insucesso de menos de 1% ao ano quando usados de modo consistente e correto. Uma lista de métodos de contracepção que cumprem esses critérios é apresentada nas informações ao participante.
  3. Participantes com insuficiência cardíaca (IC) crônica diagnosticada pelo menos três meses antes da Visita 1 e atualmente na classe de IC II-IV da NYHA
  4. Insuficiência cadíaca (IC) crônica com FE reduzida, definida como FEVE ≤40% por leitura local (obtida sob condições estáveis2 por ecocardiografia, ventriculografia com radionuclídeos, angiografia invasiva, RM ou TC). Um histórico das FEVEs pode ser usado, se elas foram medidas dentro de 6 meses antes da Visita 1 ou a FEVE pode ser medida após o consentimento para o estudo ter sido obtido. A FEVE precisa ser documentada em um relatório oficial antes da randomização.
  5. Além da FEVE ≤40%, o participante deve ter pelo menos uma das seguintes evidências de IC:
    • Se FE ≥36% a ≤40%: NT-proBNP elevada na Visita 1 ≥2.500 pg/ml para participantes sem fibrilação atrial (FA), OU ≥5.000 pg/ml para participantes com FA, analisados no laboratório central
    • Se FE ≥31% a ≤35%: NT-proBNP elevada na Visita 1 ≥1.000 pg/ml para participantes sem FA, OU ≥2.000 pg/ml para participantes com FA, analisados no laboratório central
    • Se FE ≤30%: NT-proBNP elevada na Visita 1 ≥600 pg/ml para participantes sem FA, OU ≥1.200 pg/ml para participantes com FA, analisados no laboratório central
    • Se FE ≤40% e for documentada uma HIC3 dentro de 12 meses antes da visita 1: NT-proBNP elevada na Visita 1 ≥600 pg/ml para participantes sem FA, e ≥1.200 pg/ml para participantes com FA, analisados no laboratório central
  6. Dose adequada da terapia médica para IC (como IECA, BRA, β-bloqueadores, diuréticos orais, ARM, INRA, ivabradina) consistente com as diretrizes CV locais e internacionais prevalecentes, estável por pelo menos uma semana antes da Visita 1 e durante o período de triagem até a Visita 2 (randomização), com exceção de diuréticos estáveis por apenas uma semana antes da Visita 2 para controlar sintomas. O investigador deve documentar nos documentos fonte o motivo pelo qual o participante não estava na dose-alvo de acordo com as diretrizes locais
  7. Uso apropriado de dispositivos médicos, como cardioversor desfibrilador implantável (CDI) ou terapia de ressincronização cardíaca (TRC), em conformidade com as diretrizes CV locais ou internacionais prevalecentes (consulte a exclusão n.º 29)
  8. Índice de massa corporal (IMC) <45 kg/m2 na Visita 1 (triagem)
  9. TCLE por escrito, assinado e datado, em conformidade com as boas práticas clínicas (BPC) e a legislação local antes da admissão no estudo clínico

Critérios de exclusão

  1. Infarto do miocárdio (aumento de enzimas cardíacas em combinação com sintomas de isquemia ou alterações isquêmicas recém-desenvolvidas no ECG), cirurgia de revascularização da artéria coronária ou outras cirurgias cardiovasculares importantes, acidente vascular cerebral ou AIT nos últimos noventa dias antes da Visita 1.
  2. Receptor de transplante de coração ou na lista de espera para transplante cardíaco.
  3. Dispositivo de assistência do ventrículo esquerdo (DAVE) implantado atualmente.
  4. Cardiomiopatia com base em doenças infiltrativas (por exemplo, amiloidose), doenças de acúmulo (por exemplo, hemocromatose, doença de Fabry), distrofias musculares, cardiomiopatia com causas reversíveis (por exemplo, cardiomiopatia por estresse), cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva ou constrição pericárdica conhecida.
  5. Qualquer doença valvular cardíaca grave (obstrutiva ou regurgitante) que possa resultar em cirurgia durante o estudo clínico no parecer do investigador.
  6. Insuficência cardíaca (IC) aguda descompensada (exacerbação de IC crônica) que exija diuréticos IV, inotrópicos IV, vasodilatadores IV ou DAVE dentro de uma semana da alta até a Visita 1 (triagem) e durante o período de triagem até a Visita 2 (randomização).
  7. Fibrilação atrial ou flutter atrial, com frequência cardíaca em repouso >110 bpm documentada por ECG na Visita 1 (triagem).
  8. Arritmia ventricular não tratada, com síncope, em participantes sem CDI documentado dentro dos três meses antes da Visita 1.
  9. Diagnóstico de cardiomiopatia induzida por quimioterapia ou periparto dentro dos doze meses antes da Visita 1.
  10. Bradicardia sintomática ou bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau sem marca-passo após ajustar a terapia com betabloqueadores, se apropriado.
  11. Pressão arterial sistólica (PAS) ≥180 mmHg na Visita 2. Se PAS >150 mmHg e <180 mmHg na Visita 2, o participante deve estar recebendo pelo menos três fármacos anti-hipertensivos.
  12. Hipotensão sintomática e/ou PAS <100 mmHg na Visita 1 ou na Visita 2.
  13. Doença pulmonar crônica com necessidade de oxigênio em domicílio, terapia com esteroides orais ou hospitalização por exacerbação dentro de 12 meses, doença pulmonar crônica significativa no parecer do investigador ou hipertensão arterial pulmonar primária.
  14. Indicação de doença hepática, definida por níveis séricos de ALT (transaminase glutâmico pirúvica sérica [TGP]), AST (transaminase glutâmico oxalacética sérica [TGO]) ou fosfatase alcalina acima de 3 x o limite superior normal (LSN), conforme determinado na Visita 1.
  15. Função renal comprometida, definida como TFGe <20 ml/min/1,73 m2 (DRC-EPI), ou que requeira diálise, conforme determinado na Visita 1.
  16. Hemoglobina (Hb) <9 g/dl na Visita 1.
  17. Histórico de cetoacidose.
  18. Cirurgia importante (importante de acordo com a avaliação do investigador) realizada dentro de noventa dias antes da Visita 1, ou cirurgia eletiva importante programada (por exemplo, artroplastia de quadril) dentro de noventa dias após a Visita 1.
  19. Cirurgia gastrointestinal ou distúrbio gastrointestinal que poderia interferir na absorção da medicação do estudo clínico, no parecer do investigador.
  20. Qualquer malignidade ativa ou suspeita documentada ou histórico de malignidade dentro de dois anos antes da triagem, exceto carcinoma cutâneo de célula basal adequadamente tratado, carcinoma de colo uterino in situ ou câncer de próstata de baixo risco (participantes com PSA pré-tratamento <10 ng/ml e pontuação de Gleason da biópsia ≤6 e estágio clínico T1c ou T2a).
  21. Presença de qualquer outra doença além da insuficiência cardíaca com expectativa de vida <1 ano, no parecer do investigador.
  22. Participantes que precisam ou querem continuar a ingestão de medicações restritas (consulte a Seção 4.2.2) ou qualquer fármaco considerado suscetível de interferir na condução segura do estudo clínico.
  23. O uso atual ou anterior de um inibidor de SGLT-2 ou inibidor combinado de SGLT-1 e 2 dentro de doze semanas antes da Visita 1 ou durante o período de triagem até a Visita 2 (randomização). A descontinuação de um inibidor de SGLT-2 ou inibidor combinado de SGLT-1 e 2 para inclusão no estudo não é permitida.

Como participar

O recrutamento de novos participantes para este estudo foi finalizado.

Duração do estudo

2017-2020

Identificador no ClinicalTrials.gov

NCT03057977

Patrocinador

Indústria farmacêutica