A Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul (BICE/UCS) foi criada em 04 de maio de 1970, a partir do acervo das bibliotecas do Instituto de Belas Artes, Departamento de Ciências Jurídicas, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Enfermagem e Departamento de Economia. É um importante órgão suplementar da Universidade e tem a finalidade de auxiliar o processo educacional, sendo responsável pela assistência à comunidade acadêmica na pesquisa informacional. Localizada inicialmente no prédio do Campus 2 (atual Bloco A), a Biblioteca Central, a princípio, não possibilitava o empréstimo domiciliar - os alunos tinham acesso às estantes no horário das 8 às 22h45min. Inicialmente, a BICE contava com um acervo de cerca de 23.500 volumes.
Em 1978 realizou-se a transferência de suas dependências da sala localizada no Bloco A para outra sala, mais ampla, localizada no térreo do Bloco F da Cidade Universitária. O aumento da área física representou um dos fatores determinantes para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade universitária, dentre os quais se destaca a criação do serviço de empréstimo domiciliar, a ampliação do acervo bibliográfico, alcançando a ordem de cerca de 49.001 itens, a ampliação do quadro de funcionários e a contratação de profissionais bibliotecários. A biblioteca permaneceu no Bloco F até o início de 1985, quando ganhou um prédio novo, construído especialmente para servir de sede ao seu acervo e serviços, com área física de 2.507m². Neste mesmo ano a biblioteca contabilizou um acervo de cerca de 73.000 itens.
Com a regionalização da Universidade e a consequente necessidade da oferta de material informacional aos cursos houve a necessidade de expandir os serviços da Biblioteca Central. Dessa forma, em 1993 instituiu-se o Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul (SIBI/UCS) através da instalação de bibliotecas setoriais nos Campi e Núcleos da Universidade.
Entrada da Biblioteca Central
Seção geral.
Setor de periódicos.
Setor de Obras Raras.
Fotos: acervo