No CETEC, as tardes das sextas-feiras são dedicadas para as atividades complementares. Além da participação em várias modalidades esportivas, sob a coordenação do professor Nilseu Paulo Tortelli, ou Paulinho, que é como todos na escola o conhecem, os alunos podem optar pelas atividades da área de Arte e Cultura, como dança, música, teatro, desenho, escrita criativa e vídeo debate.
As aulas de dança, música e teatro começam oficialmente nesta sexta-feira, 20 de março. Porém, na última sexta-feira (13) os alunos já participaram da primeira reunião para planejar o que farão durante o ano. As demais atividades artísticas começam em abril.
Coordenadas pela professora de Arte, Liliane Viero, as atividades complementares na área de Arte e Cultura têm a missão de desenvolver um outro olhar para as manifestações artísticas. "Temos casos de estudantes que descobriram o gosto pela Arte nas atividades complementares e, nesses 20 anos, muitos acabaram por construir uma carreira relacionada à Música, ao Teatro, Cinema e às Artes Plásticas. Ser artista é profissão e existem diversas oportunidades nessa área", explica a professora.
Até o final do primeiro semestre, as aulas serão voltadas para o CETEC Festival 2015 - que irá comemorar os 20 anos da escola. Na apresentação, que será na segunda quinzena de junho, os alunos das atividades complementares são responsáveis pela abertura e pelas esquetes das quatro noites do evento. Por isso, até a metade do ano, o trabalho é direcionado para a preparação do CETEC Festival.
As aulas de música, ministradas pelo professor Luiz Ortiz, trabalham com a diversidade musical e os estudantes são incentivados a conhecer os diferentes ritmos e instrumentos musicais, ampliando seu campo de interesse musical. Já as aulas de dança, de responsabilidade dos professores Ney Moraes e Giovani Monteiro, enfocam a dança contemporânea e dança de salão.
Nas aulas de teatro, os estudantes, com a orientação da professora Tina Andriguetti, podem iniciar-se no mundo das artes cênicas, desenvolvendo habilidades de comunicação relacionadas à expressão corporal, ao uso da voz, à representação de emoções, ao posicionamento no palco, entre outras. Ao tomar contato com atividade cênica (texto, personagem, cenário, figurino, maquiagem, adereço, coxia, iluminação e sonoplastia) os estudantes desenvolvem suas potencialidades criativas e aperfeiçoam a interação com os colegas, já que o teatro é essencialmente uma atividade coletiva.
Sem dúvida, as atividades culturais e artísticas estão voltadas para a construção da autonomia, do pensamento crítico e do senso estético. Além dos benefícios para o desenvolvimento integral do estudante, elas são também facilitadoras das vivências em grupo e dos processos de aprendizagem, oferecendo ao aluno a possibilidade de experimentar sentimentos, de viver situações inusitadas, de se colocar no lugar do outro, de se descobrir e re-inventar, percebendo-se como sujeito criativo e transformador.
Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul | Blocos B, C e K - Campus-Sede
Caxias do Sul - RS - Brasil - Telefone: (54) 3218-2278 - WhatsApp: (54) 99931-6758 - Email: cetecvirtual@ucs.br
Secretaria Geral - fucs@ucs.br
Bloco A - sala 214A - Cidade Universitária - Caxias do Sul