Prosseguem as atividades de preparação do CETEC Festival. No mês de abril, o vídeo e parte das fotos do Projeto Invernada dos Negros de autoria de André Costantin e Daniel Herrera, com registros realizados na região de Campo Novos, em Santa Catarina. A instalação o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras em 2010.
No encerramento da exposição, na segunda quinzena de maio, André Costantin conversará com as turmas sobre o projeto. "A instalação de imagens é composta por 35 fotografias em preto e branco, em diálogo com o conceito de retrato, com projeção simultânea de um filme documentário - compondo o acervo de sons e imagens documentais do território e dos personagens da Invernada dos Negros".
"A Invernada fica no território de Campos Novos, Santa Catarina, onde um reduto de afrodescendentes - vivendo nas entranhas de uma floresta de pinus - mantém viva a memória de escravos herdeiros de uma antiga fazenda do planalto catarinense. (...) Um território que foi, ao longo de três gerações, disputado e retalhado por interesses econômicos e políticos. Despossuídos, porém ancorados na memória, os herdeiros da Invernada atravessaram um século de anonimato até alcançarem, recentemente, o reconhecimento de sua herança e de sua identidade". - Material de Divulgação do Projeto.
Mestre em História, Lucas Caregnato é professor da rede municipal de ensino de Caxias do Sul e coordenador de Relações Universitárias da UCS. Suas pesquisas na área da História têm ênfase em História do Brasil e da África, com enfoque nos seguintes temas: Negros, História do Brasil, Escravidão e Angola.
No sábado, dia 20 de abril, ele foi o convidado da aula integrada de História, Sociologia e Filosofia e conversou com alunos e professores sobre suas pesquisas e experiências relacionadas à África e à cultura afro-brasileira, fazendo uma reflexão sobre as tradições da cultura africana presentes no nosso cotidiano e os mecanismos de exclusão da população afrodescendente em nosso país.
Autor do livro OUTRA FACE, A - A PRESENÇA DE AFRODESCENDENTES EM CAXIAS DO SUL - 1900 A 1950, editado pela Maneco, Lucas desvenda, em suas pesquisas, a inserção e a contribuição de afrodescendentes na formação de Caxias do Sul, seja na indústria, no lazer, na religiosidade ou nos núcleos de sub-habitação do município.
A direção do CETEC já realizou as primeiras reuniões de pais das três séries. Participaram do encontro a coordenação pedagógica e os professores das áreas. Abaixo, estamos disponibilizando o material apresentado aos pais, inclusive com o calendário para cada série.
Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul | Blocos B, C e K - Campus-Sede
Caxias do Sul - RS - Brasil - Telefone: (54) 3218-2278 - WhatsApp: (54) 99931-6758 - Email: cetecvirtual@ucs.br
Secretaria Geral - fucs@ucs.br
Bloco A - sala 214A - Cidade Universitária - Caxias do Sul