Fundação Universidade de Caxias do Sul

Conhecer a cidade em que se vive faz parte do exercício da cidadania.

A escola é o ambiente propício para iniciar o jovem na vivência da cidadania e na educação política, apresentando-o a conceitos, valores e experiências que possam contribuir para a sua formação enquanto sujeito participativo, crítico e ético. Na quinta-feira, dia 13, os estudantes do 1º ano, com o acompanhamento dos professores Deniz Basso, Deise Angelica Pasquali Bascheira, Liliane Maria Viero Costa e Andreia Mutzemberg Cenci, participaram de um roteiro de visitas que lhes possibilitou ampliar seu campo de percepção sobre a organização política e administrativa do Município de Caxias do Sul e sobre como esses órgãos se relacionam com a coletividade e com cada cidadão individualmente.

Organizados em grupos, eles visitaram a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a Prefeitura Municipal e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

No SAMAE, um grupo de estudantes participou de uma visita guiada pela equipe de Educação Ambiental do órgão e puderam conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA), o Parque da Imprensa e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinhal. Eles viram como é feito o controle da qualidade da água de sistemas de abastecimento e receberam orientações sobre o consumo consciente. A professora Andreia Mutzemberg Cenci acompanhou o grupo na visita ao SAMAE.

Na Prefeitura, 30 alunos e as professoras Deise e Liliane foram recebidos pelo prefeito Alceu Barbosa Velho, no Salão Nobre do Centro Administrativo. Os estudantes conversaram com o prefeito sobre cultura, impostos, as obras do SIM Caxias, a Lei de Poluição Visual no centro da cidade e os desafios do cargo de prefeito. "É muito legal receber vocês aqui. Posso dizer que não é fácil ser prefeito. Os desafios são grandes e diários. Temos muito trabalho e muitas responsabilidades", explicou o prefeito.

Na Câmara Municipal de Vereadores, acompanhados pelo professor Deniz Basso, eles puderam tirar suas dúvidas sobre a função do parlamentar e viram como funciona a atividade legislativa.O vereador Daniel Guerra respondeu às perguntas dos alunos, que o questionaram sobre saúde, segurança, educação e, até mesmo, sobre temas mais polêmicos, como a pena de morte, o aborto e a redução da maioridade penal. O professor Deniz Basso acredita que atividades como essas podem quebrar o estereótipo de que jovem não se interessa por política.

Na sessão daquela noite, a Câmara aprovou por unanimidade o requerimento nº 61/2015, de autoria do vereador Rodrigo Beltrão e apoiadores, que solicitava a realização de uma homenagem do Legislativo caxiense pelos vinte anos de atividades do CETEC. A solenidade de homenagem ao CETEC deve ocorrer durante a plenária do dia 24 de setembro, com início às 15h45min, na Câmara Municipal.

Fotos: Renata Chies, Ícaro de Campos e Henrique Pasinato



Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul | Blocos B, C e K - Campus-Sede
Caxias do Sul - RS - Brasil - Telefone: (54) 3218-2278 - WhatsApp: (54) 99931-6758 - Email: cetecvirtual@ucs.br

Fundação Universidade de Caxias do Sul

Secretaria Geral - fucs@ucs.br
Bloco A - sala 214A - Cidade Universitária - Caxias do Sul