Proposta Pedagógica
A proposta educacional do CETEC está em consonância com a filosofia e os princípios da instituição mantenedora, respeita a legislação vigente e inspira-se nos ideais de liberdade e solidariedade humana. Tem como finalidade possibilitar ao aluno a apropriação e a transformação dos conhecimentos, para que ele possa tornar-se um cidadão comprometido com o seu tempo e com a construção de uma sociedade mais justa.
Princípios norteadores
Autonomia e Responsabilidade, Atitude Científica, Integração, Sustentabilidade, Solidariedade e Respeito Mútuo.
Objetivos
- Oportunizar ao educando condições que favoreçam o seu crescimento global e harmônico, permitindo-lhe situar-se criticamente diante da realidade e comprometer-se com a sua transformação
- Incentivar a efetiva construção do conhecimento como valor pessoal
- Levar o aluno a identificar sua expectativa em relação ao curso escolhido e auxiliá-lo na concretização dessa expectativa
- Desenvolver no aluno o senso crítico
- Valorizar a criatividade e o espírito de busca do aluno
- Entender e conduzir o processo de ensino-aprendizagem de forma flexível e dinâmica.
Objetivo do Ensino Médio
- Formar um jovem que utilize, com competência e criatividade, as habilidades desenvolvidas através do processo de ensino-aprendizagem, das diferentes áreas do conhecimento, que mantenha uma postura de pesquisa e atualização constantes e que, na interação com o outro e com o meio onde vive, aja como cidadão sensível e comprometido com a melhoria responsável de sua realidade.
Objetivo da Educação Profissional
- Formar um técnico de nível médio que use com competência, profissionalismo e criatividade os recursos de sua área de formação, e que mantenha uma postura de pesquisa e atualização constantes e que, na interação com o outro e com o meio onde vive, aja como cidadão sensível e comprometido com a mudança responsável de sua realidade.
Metodologia
A ação pedagógica desenvolve-se a partir de eixos temáticos para cada uma das séries, definidos em seminários de professores realizados periodicamente, assim definidos:
- 1ª Série - Ecologia nas Relações
- 2ª Série - Quem Sou?
- 3ª Série - Eu no Mundo (do trabalho).
Cada área do conhecimento, em cada série, trabalha os conteúdos de forma contextualizada e integrada com as demais disciplinas, desenvolvendo projetos que permitem ao aluno fazer uma construção interdisciplinar dos conhecimentos, analisandos, e percebendo sua relevância e a aplicabilidade em sua vida.
O CETEC também oferece uma série de atividades complementares ao currículo, com caráter eletivo, visando atender aos interesses individuais e propiciar uma formação o mais abrangente possível.
As atividades complementares estão voltadas para a vivência dos princípios do CETEC e incluem a prática de esportes, (como lazer ou competição) o fazer teatro, o canto, a dança, viagens de estudo, a participação em trilhas, rafting, gincanas, olimpíadas, programa Júnior Achievement, Mese, Bancos em Ação, orientação profissional, entre outras.
A partir desses referenciais de ação, busca-se concretizar o ideal de promover a formação integral do aluno para que ele se torne um sujeito feliz e um cidadão comprometido com sua contínua formação, integrado ao seu meio social.