A Biblioteca Central no ano 2009 iniciou suas atividades com um novo revestimento em seu piso: foi colocado o carpete de alto tráfego. Este modelo substitui o antigo usado na biblioteca, bem como o piso parquet.
Esta substituição fez-se mais que necessária, pois o piso de parquet estava colocando em risco a integridade física do corpo funcional, bem como dos frequentadores da BICE, uma vez que, diariamente ocorriam quedas e escorregões de usuários, principalmente mulheres; felizmente nenhuma destas quedas apresentou gravidade.
Os pisos de madeira (parquet, taboão, laminados ou fórmica), apresentam a inconveniência de necessitar um constante tratamento para manter a aparência de um ambiente higienizado, ou seja, periodicamente se faz necessário passar cera. Outro aspecto que foi levado em conta para a substituição do parquet pelo carpete de alto-tráfego é o fato de os pisos de madeira não absorverem os ruídos provocados pela movimentação dos frequentadores chegando, inclusive, a serem os próprios produtores destes ruídos. Outro aspecto negativo produzido pelos pisos de madeira é a sua sensibilidade à umidade e a fácil deterioração por fungos, bactérias ou insetos (cupins, formigas e carunchos), o que coloca em risco também o acervo.
Com a instalação do carpete de alto-tráfego não ocorreu mais nenhum incidente de queda de usuários provocados pelo piso escorregadio, além de apresentar uma queda sensível na propagação de ruídos pelo interior da biblioteca, colaborando desta forma para manter uma atmosfera de calma e quietude.
Quando da escolha de um novo revestimento para o piso, iniciou-se uma processo de análise das ofertas existentes, bem como uma análise das recomendações de especialistas na área de bibliotecas quanto ao tipo de forração. Após as análises dos dados optou-se pelo carpete de alto-tráfego, pois além de absorver ruídos e sons produzidos no interior da biblioteca, e evitar os escorregões diários que ocorriam até o momento, este revestimento é anti-alérgico, anti-micróbios e anti-mofo, ou seja, traz maior segurança para o acervo.
Além disso, o carpete alto-tráfego mantem uma temperatura agradável ao usuário, como um isolante térmico. As cores do carpete também foram selecionadas visando propiciar ao um usuário um ambiente de maior concentração.
A instalação desse revestimento na biblioteca mostrou-se acertada pelos efeitos que foram produzidos a partir da instalação do mesmo. Desta forma, esse revestimento será aplicado no restante da Biblioteca Central, e possivelmente nas demais bibliotecas setoriais.
Autor do texto: Marcos Leandro Freitas Hübner