Inspeções de Segurança da CIPA
É a parte do controle de riscos que consiste em efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho, com o objetivo de prevenir, descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores. Uma inspeção para ser bem aproveitada precisa ser planejada, e o primeiro passo é definir o que se pretende com a inspeção e como fazê-la.
Tipos de inspeções
- Inspeção geral: Realizada quando se quer ter uma visão panorâmica de todos os setores da instituição ou do local inspecionado. Pode ser realizada no início do mandato da CIPA.
- Inspeção parcial: Realizada onde já se sabe da existência de problemas, seja por queixas dos trabalhadores ou ocorrência de doenças e acidentes do trabalho. Deve ser uma inspeção mais detalhada e criteriosa.
- Inspeção específica: É uma inspeção em que se procura identificar problemas ou riscos determinados. Como exemplo podemos citar o manuseio de produtos químicos, postura de trabalho, esforço físico, etc.
Durante e após as inspeções
- Observação do ambiente e dos meios de trabalho;
- Coleta de informações;
- Registro de dados e elaboração do relatório;
- Apresentação nas reuniões da CIPA;
- Encaminhamento do relatório através do Presidente da CIPA;
- Acompanhamento da implantação das medidas recomendadas.
A CIPA constantemente visita os setores da Instituição, procurando agir em prol da prevenção, fazendo-se presente e auxiliando os colaboradores a resolver problemas na área de segurança e saúde do trabalho.
Autor do texto: Douglas Paiz - SESMT UCS