O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - TaliesEM, tem como propósito promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Arquitetura e Urbanismo.

A denominação TaliesEM vem da junção do nome do ateliê do arquiteto Frank Lloyd Right - Taliesin - suprimidas as duas letras finais e acrescido da grafia EM, sempre em destaque, pois faz referência a sigla de Escritório Modelo, diferenciando-se, desta forma, do nome do ateliê de Right. O nome Taliesin, inicialmente, designava uma das casas deste arquiteto, que com o passar dos anos se tornou seu escritório e uma espécie de escola de formação, culminando na criação da Fundação Frank Lloyd Wright.

Com o compromisso de gerar e compartilhar conhecimento com a comunidade, este projeto surge para oportunizar aos acadêmicos a aplicação prática de conhecimentos teóricos, promovendo a valorização do papel social do arquiteto e urbanista.

O TaliesEM visa capacitar seus participantes, contando atualmente com um grupo dinâmico de acadêmicos e egressos, para poderem aplicar seus conhecimentos na realidade, colaborando diretamente com comunidades em situação de vulnerabilidade, escolas públicas, poder público municipal, entidades profissionais e organizações sem fins lucrativos.

Este projeto reflete o compromisso da Universidade de Caxias do Sul com o desenvolvimento sustentável e a formação profissional qualificada, que integra teoria e prática para transformar a realidade local.

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - TaliesEM


Coordenação: Terezinha de Oliveira Buchebuan

Mais informações

Fotos: Acervo profa Terezinha de Oliveira Buchebuan

As atividades desenvolvidas pelo escritório modelo vão além das exigências curriculares, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para Arquitetura e Urbanismo e o Plano Nacional de Educação, que incentivam a extensão universitária em áreas de relevância social.

Organizado em quatro eixos temáticos - comunitário, ambiental, patrimonial e educativo -, o TaliesEM desenvolve diagnósticos participativos e projetos colaborativos, especialmente nas comunidades e escolas envolvidas. Entre as atividades realizadas estão desde melhorias em espaços públicos e estudos voltados à sustentabilidade, até intervenções de preservação do patrimônio cultural e atividades educativas com estudantes de escolas públicas.

A metodologia aplicada no TaliesEM incentiva o conhecimento partilhado entre acadêmicos e as comunidades, promovendo uma abordagem inclusiva, onde a realidade local é valorizada e respeitada.
A autonomia dos estudantes é garantida por assembleias regulares que permitem a escolha dos projetos a serem desenvolvidos e organizados em Grupos de Trabalho (GTs), incentivando o protagonismo estudantil. Desde sua criação, o TaliesEM tem gerado uma contribuição significativa para a formação acadêmica e cidadã dos envolvidos, além de prestar um serviço valioso à sociedade, ampliando a visibilidade e o impacto social da universidade.

As ações do TaliesEM contribuem para a conscientização e empoderamento das comunidades, fortalecendo o papel do arquiteto como agente de mudança social e promovendo a construção de uma cidade mais justa e sustentável para todos. Cabe destacar que os alunos têm total autonomia para gestão e seleção dos trabalhos a serem desenvolvidos, através das Assembleias Gerais Ordinárias ou Extraordinárias, orientação para que se mantenha como EMAU, dado que se configura como movimento estudantil.

Especificamente na área da Extensão, propõe atividades educativas com crianças junto às escolas públicas de ensino fundamental da cidade e da região, no âmbito patrimonial ou ambiental, além de atividades ligadas à profissão; desenvolvendo ainda, parcerias para estudos e intervenções em regimes de mutirão nas comunidades em situação de vulnerabilidade, dentre outros.

  1. Projeto Base: Habitação de Interesse Social (2004-2007)
  2. Parque Municipal Demétrio Monteiro da Silva. Bairro Desvio Rizzo. Caxias do Sul/RS (2005-2006)
  3. Inventário do Patrimônio Histórico Rural de Caxias do Sul - Urbal Victur (2007)
  4. Escola Estadual de Ensino Médio Professor Apolinário Alves dos Santos (2007)
  5. Projeto áreas públicas: Projeto-piloto para regularização fundiária (2007-2008)
  6. Bairro Euzébio Beltrão de Queiróz: Praça da Esperança (2016-2018)
  7. Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul/RS - CAAF (2019)
  8. Grupo de Estudos da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social - ATHIS + Edital do CAU/RS Nenhuma Casa Sem Banheiro - NCSB (2018-2022)
  9. Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini (2021-2024)
  10. Mapeamento de conjuntos habitacionais e proposição de intervenção de baixo custo para política S2ID