Palestrantes

André Hosoi

Formado em Música Popular pela IA/UNICAMP é co-fundador e o atual coordenador geral do Núcleo Barbatuques, que realiza trabalhos pedagógicos e de entretenimento usando como ferramenta a Música Corporal. Músico multi-instrumentista, produtor musical, professor, ilustrador e designer, é integrante do grupo Barbatuques desde 1995. Com o grupo, teve a oportunidade de se apresentar artisticamente e ministrar cursos, oficinas e workshops de percussão corporal por todas as regiões do Brasil e em mais de vinte países. Tocou e gravou com diversos nomes, entre eles Emicida, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Bobby McFerrin, Chico César, André Abujamra, DJ Alok, Stenio Mendes, Marku Ribas, Emicida, Metá-Metá, Badi Assad, Banda Mirim, Palavra Cantada, entre outros. Como músico instrumentista, participou de diversos shows tocando com o grupo Cochichando e a sanfoneiro e cantora Lívia Mattos. Como compositor lançou oo álbum Junina (reeditado em 2017) que conta com a participação de Mônica Samaso, Luciana Alves, Benjamim Taubkin, André Mehmari, Fernando Barba, Vitor Lopes, entre outros . Compositor, teve músicas em filmes como Rio 2, de Carlos Saldanha e a série da Gloob ?Buuu?. Como artista gráfico já elaborou mais de 100 capas de CDs, incluindo Barbatuques, A Barca, Mistura 7, Gian Correa, Badulaque, André Mehmari, Choro Moderno, Henrique Araujo, Boi do Maracanã, Sítio do Pai Adão, Petit Mamadi, Luiz Gayotto, Maria Preá, Alê Ribeiro, entre tantos outros. Como educador, leciona atualmente no Curso de Educação Musical da Faculdades Cantareira e no colégio Vera Cruz.

Keith Terry

Inspirado pela grandiosa geração de dançarinos de sapateado americano que o acompanhou durante os anos 1970, o baterista Keith Terry saiu de trás de seu instrumento e mergulhou de cabeça na Body Music (Música Corporal), um termo que ele mesmo cunhou em 1978. Ele viaja o mundo regularmente performando e ensinando nos mais diferentes lugares, desde vilas em Balí até Nova York. Keith é fundador e diretor artístico de organizações na Califórnia e Oakland, a Crosspulse, desde 1979 e a International Body Music Festival (IBMF), criada em 2008 para explorar a cultura e o ritmo do Body Music. O IBMF teve diversas edições intenacionais, incluindo Brasil, Turquia, França, Canadá, Itália, Grécia e Gana. Keith também é autor e compositor de livros, DVDs e álbuns pela Crosspulse Media.

Soili Perkiö

Soili Perkiö estudou Música na Academia Sibelius, em Helsinki, Finlândia, e se especializou em Educação de Dança e Música no Instituto Carl Orff. É professora na Academia Sibeluis e palestra em muitas conferências ao redor do mundo. Fez programas de música direcionados ao público infantil, além de composições para espetáculos de dança e teatro. Ela escreveu mais de 70 livros relacionados à educação musical.

Bia Klavin

Educadora musical com mais de 20 anos de experiência em sala de aula. Licenciada em Música pela UNIRio, concluiu em 2009 o programa de certificação em Orff Schulwerk pelo The San Francisco Orff Course. Foi professora da Escola Britânica do Rio de Janeiro por 7 anos e desde 2012 vive fora do Brasil, acumulando vasta experiência em instituições de ensino em contexto multicultural e plurilíngue, como GEMS Education em Dubai/EAU e Montessori House for Children em Houston/EUA. É fundadora e educadora do Nosso Canto, iniciativa de promoção do português como língua de herança, com base em Houston.

Gabriela Vasconcelos Abdalla e Mayumi Takai

Educadoras musicais formadas no Orff Certification Program em São Francisco (EUA). Vem trabalhando em parceria em escolas regulares em São Paulo desde 2007. Fundadoras e membros da diretoria da Associação Orff Brasil (ABRAORFF), desenvolvem vasto trabalho, dos quais destacam-se a organização de cursos e eventos internacionais.

Jéssica Dias

Estudou teatro, dança, música e artes visuais na escola parque EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) durante 10 anos. Cursou flauta doce barroca na Escola Municipal de Música e canto popular na EMESP Tom Jobim. Tem formação em Regência Coral e já integrou diversos grupos corais em São Paulo, tais como Coro Infanto-Juvenil da EMM, Coralusp, Coral Cênico da Unifesp. É licenciada em Educação Musical pela Faculdade Cantareira, atualmente cursa a pós-graduação em percussão brasileira na Faculdade Santa Marcelina. E participa do programa de certificação do The San Francisco Internacional Orff Course - Califórnia/EUA. Atualmente é professora de música no Colégio Waldorf Micael de São Paulo e artista fundadora do grupo de música infantil Saíra.

Sérgio Tück

Artista-educador da escola pública, mochileiro e observador de aves, formado em Artes e pós-graduando em Música em Movimento pela UFSCar. Ex-membro do Wadan Taiko Ensemble e do KSD, se apresentou em várias cidades do Brasil e também no Japão com a arte dos tambores japoneses, o Taiko. Comandou por dois anos as atividades do Seinenkai do Fukushima Kenjinkai de Atibaia-SP nas festividades de Bon Odori. Atualmente participa da Magnífica Orchestra de Músicas do Mundo com Gabriel Levy e como formador no Aprender em Comunidade, a convite do educador português, José Pacheco e em 2020 foi premiado no XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã com um projeto que envolveu Músicas do Mundo, orff-schülwerk e diferentes dispositivos de aprendizagem.

Alexandra Fyhr (Maryland/USA), Camila Ruiz (Sto Andre/SP), Carol Alaby (Marilia/SP), Eric Brandão (Marília/SP) e Sandra Kaetsu (São Paulo/SP)

São um grupo de amigos educadores musicais que encontraram na abordagem Orff um ponto que os une e que, em cada realidade, toma uma forma diferente.