19h30min - Seminário de Estágios do Curso de Licenciatura em Música da UCS - Acadêmicos dos Estágios I e III em Música
Coordenação e Orientação:Vitor Hugo Rodrigues Manzke - UCS
Convidada:Maristela Mosca Local: Sala Marelli, Campus 8
Dia 11 de julho - Quinta-feira
18h30min - Credenciamento
19h30min - Abertura do 12º Encontro de Educação Musical da UCS: Com-posições da/na Educação Musical Brasileira: Reflexões e Desafios Contemporâneos - Maristela Mosca
9h - Continuação da Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
10h30min - Intervalo
11h - Continuação da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical
12h30min - Almoço
14h - Relato de Experiência: Núcleo de Educação da Infância - Colégio de Aplicação da UFRN NEI-CAp/UFRN e Maristela Mosca
14h30min - Continuação da Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
16h - Intervalo
16h30min - Continuação da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical
Dia 14 de julho - Domingo
9h - Finalização da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical
10h - Finalização da Oficina Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
11h - Intervalo
11h30min - Música e Dança: Conexões e Composições - Bate-Papo com Professores Convidados do 12º Encontro de Educação Musical da UCS Mediação: Colegiado do Curso de Licenciatura em Música da UCS
13h - Encerramento / Almoço
Dia 12 de julho - Sexta-feira
OFICINAS | 12º Encontro de Educação Musical da UCS:
9h - Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical - Cassiano Lima Há de se considerar que a realidade da aprendizagem musical da criança é bastante abrangente, com características distintas e necessidades complexas. Assim, -Som, Palavra e Movimento- tem por objetivo revisitar um momento particular dentro desse processo amplo da infância. Abordagens pedagógico-musicais encorajam professores e alunos a desenvolverem, compartilharem, vivenciarem e investigarem suas próprias maneiras de procederem a partir de um certo número de conceitos em comum. Dessa forma, esta oficina não se apresenta como uma -receita de bolo-, mas como um dispositivo para utilização de propostas ativas a partir da música corporal, interatividade, criação coletiva, autoexpressão, movimento, literatura, prática instrumental, dentre outras áreas, considerando o total protagonismo da criança e sua espontaneidade brincante e musical.
10h30min - Intervalo
11h - Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos - Dafne Michellepis
As linguagens das Artes têm muitos pontos de interconexão. No entanto, é sabido que, no ensino brasileiro, muitas vezes os elementos da dança são subaproveitados nas dinâmicas da sala de aula. "Gesto, Postura e Ação" aspira fornecer o contato com o corpo por abordagens artísticas e pedagógicas, incentivando professores e alunos a explorarem, a partir de seu repertório pessoal, formas de interpretar e criar células coreográficas. Por propostas ativas, esta oficina se propõe a trabalhar no desenvolvimento da consciência corporal, na percepção do tempo e do espaço pelo movimento, e a facilitar a criação de danças em grupos, considerando a natureza lúdica e poética daqueles que estão envolvidos.
12h30min - Almoço
14h - Continuação da Oficina: Gesto, Postura e Ação: Compondo com Movimentos
15h30min - Intervalo
16h - Continuação da Oficina: Som, Palavra e Movimento: Caminhos e Possibilidades em um Universo Pedagógico-Musical