O GT tem por objetivo promover discussões acerca da História da Educação em contextos de imigração e migração, sobretudo as relacionadas ao GRUPHEIM. Acolhendo trabalhos que abrangem: interfaces nas políticas educacionais, sociais e econômicas, inclusão escolar, gênero, diversidade e questões étnico-raciais, as relações educação-escola-sociedade, práticas pedagógicas históricas e contemporâneas, epistemologias de pesquisa que contribuem para o debate contemporâneo da educação, cultura escolar, violência na escola e a cultura da paz, e formação humana crítica como forma de emancipação.
O GT tem o objetivo promover diálogos, fomentar reflexões e compartilhar experiências de pesquisa sobre as migrações e a educação em diferentes temporalidades, espacialidades, tratamento teórico, metodológico e fontes de memória.
Contempla temáticas como: trajetórias de educandários étnicos, confessionais, paroquiais e particulares, currículos e livros didáticos, políticas educacionais, histórias de vida, trajetórias de educadores e de egressos, de patrimônio histórico, representações e inserções culturais; práticas de preservação e educação patrimonial, identidades étnicas e alteridade nos deslocamentos migratórios e diásporas, aspectos políticos, no que tange as políticas imigratórias, cidadania, organizações étnicas e associativas, inserção dos imigrantes nos espaços rurais e urbanos, migrações na atualidade, exilados e refugiados, entre outros temas correlatos.
O GT acolhe trabalhos resultado de investigação científica e que estejam em diálogo com a temática do evento.
Visa problematizar temáticas que desdobrem e aprofundem a discussão sobre História da Educação, da imigração e dos usos da memória em perspectiva interdisciplinar.