Palestrantes

Teca Alencar
Maria Teresa (Teca) Alencar de Brito - Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística, com Habilitação em Música. Professora e pesquisadora aposentada no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/USP. Criou, há trinta e três anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical voltado à formação de crianças, adolescentes, adultos e educadores, em São Paulo-SP/BR. Autora de vários livros e artigos na área, produziu oito CDs que documentam produções musicais de crianças e adolescentes da TECA-Oficina de Música. É membro do FLADEM - Fórum Latino-Americano de Educação Musical, tendo sido vice-presidente entre 2015 e 2017.

Jusamara Souza
Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen, Alemanha. Professora Titular do Departamento de Música e orientadora no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) nas gestões de 2001 a 2005. Desde 1996 coordena o grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano -  EMCO (UFRGS - CNPq). Possui inúmeros artigos e livros publicados voltados para a educação musical brasileira em uma perspectiva crítica com análises predominantemente qualitativas. Atualmente está como Professora Visitante no Instituto de Pesquisa em Educação Musical na Hochschule für Musik Theater und Medien, Hannover, Alemanha, pelo Programa CAPES/PRINT-2019/2020.

Luciana Prass
Luciana Prass é Bacharel em Violão, Mestre em Educação Musical, Doutora em Etnomusicologia e professora do Departamento de Música da UFRGS.
Como musicista e arranjadora Luciana Prass participou da "Camerata Consort de Violões", do "Conjunto de Câmara de Porto Alegre", do grupo "Corta-Jaca", da "Banda Maria Vai Com as Outras" e do "Cirandô". Dirigiu CDs do "Quarteto ComTrastos", da "Orquestra Rudráksha", de Mestre Jorge Domingos da Restinga, entre outros. Com as "Marias", gravou o CD "Maria Vai Com As Outras".
Atuou como compositora de trilhas sonoras e sonoplastia para teatro e vídeo, bem como, na preparação musical de atores.
Nos anos 90, ainda estudante de graduação, começou a ministrar aulas de música em escolas e, posteriormente, em universidades. Foi a partir dessa atuação, como docente que, junto a estudantes, criou vários grupos musicais, dentre os quais, o Gingapraquê (Faculdades EST 2000 - 2006), a mini-escola de samba Acadêmicos da Pedagorgia (UERGS - 2002 - 2006), o Coletivo de Música Popular do IA (UFRGS 2008 - 2016) e, desde 2017, dirige e participa do "Coletivo de Música Popular das Gurias do IA".
Foi uma das idealizadoras da criação do Bacharelado em Música Popular da UFRGS que iniciou suas atividades em 2012.
Desde 1996, pesquisa práticas musicais de afro-descendentes no RS.
Artigos e versões de seus trabalhos de pesquisa receberam alguns destaques como o Prêmio Esther Scliar de Educação Musical (1999), Prêmio Territórios Quilombolas (2008), Menção Honrosa no Concurso Sílvio Romero (2009) e Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2012).
É autora de Saberes Musicais em uma bateria de escola de samba: uma etnografia entre os Bambas da Orgia (Editora da UFRGS, 2004) e Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidades quilombolas do sul do Brasil (Editora Sulina, 2013).

Marcus Medeiros
Natural de Brasília - DF, Marcus Medeiros tem atuado nos campos da performance, em especial no trabalho com a canção de câmara brasileira, e da educação musical - dedicando-se à pesquisa sobre currículos em música e cultura escolar. Sua formação musical deu-se, essencialmente, na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se graduou na classe do Prof. Miguel Rosselini e defendeu seu mestrado sob a orientação da Profa. Guida Borghoff. Apresentou-se em várias cidades brasileiras e no exterior, com destaque para a estreia mundial, juntamente com Evandro Higa e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, da Brasiliana n. 12, para dois pianos e orquestra de cordas, de Radamés Gnattali. Participou, junto ao Grupo Resgate da Canção Brasileira, concertos em homenagens a compositores como Helza Camêu, Eunice Katunda e Lorenzo Fernandez, ao lado das cantoras como Andrea Adour, Aline Araújo, Melina Peixoto, Luciana Monteiro de Castro e Veruschka Mainhard. No campo da pesquisa, é autor do livro "Ensino Superior em Música: um retrato do habitus conservatorial em documentos curriculares", e coorganizador da coletânea Observatório de Cultura Escolar: estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar. É professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro Cultural Pró-Música - UFJF. É docente permanene do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, bem como do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB. Atualmente é o presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM (Gestão 2017-2019 e 2019-2021).

Giann Mendes Ribeiro
Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE (1999). Tem experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical. No segundo semestre de 2014, o professor Giann Ribeiro desenvolveu um projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/ MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia. Atualmente é o Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.

Maria Amelia Pinho Pereira (Peo)
Maria Amelia é Pedagoga, com formação em Cinesiologia (1987). Foi sócia-fundadora da Escola Experimental Vera Cruz, em São Paulo (1965); Coordenadora do Programa Núcleo Experimental de Atividades Sócio Culturais da Prefeitura de Salvador, BA (1979); Assessora pedagógica da Unidade de Tratamento de Paralisia Cerebral do Sarah - Instituto Nacional de Medicina do Aparelho Locomotor (1978-1979); Criadora e orientadora da Casa Redonda Centro de Estudos (1981) e da OCA, Associação Aldeia de Carapicuíba (1996). É também vice-presidente do Instituto Brincante, de São Paulo (2001), onde atuou também como professora do Curso de Formação pra Educadores Brincantes.
É autora de inúmeros artigos e livros, dentre eles "Casa Redonda: uma experiência em Educação" (2013). Sobre este livro, Marília Pedrosa Esaú descreve: "conviver com as crianças transforma a Casa Redonda neste lugar de pesquisa absolutamente privilegiado, efervescente, impregnado sempre pelo estado de presença e pela administração, contagio legítimo e absoluto desta joia fluida: a infância. Aqui as três finalidades da Universidade fluem e confluem: ensino, pesquisa e serviço. Aqui não é possível estabelecer nenhuma hierarquia, nenhum conflito entre elas. Estudar a infância sempre traz este apelo de totalidade compacta, ai tudo acontece carregado de unidade".
Guiada pelas crianças, inspirada pelos poetas e pensadores que há muito tempo apontam o brincar como ato sagrado, Peo vem desenvolvendo, a mais de 30 anos, uma Pedagogia da Sensibilidade.
Visite:
acasaredonda.com.br
adoro.farmrio.com.br/mulheres/mulheres-com-sotaque-peo/

Nadja Hermann
Possui graduação em Filosofia pela UFSM, mestrado em Educação pela PUCRS e doutorado em Educação pela UFRGS (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg - Alemanha. Foi professora titular de Filosofia da Educação da UFRGS de 1997 a 2005 e professora adjunta da PUCRS de 2005 a 2015. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universität Heidelberg/Erziehungswissenschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Em 2012 recebeu bolsa CNPq, modalidade EV-1, para realizar Intercâmbio Interinstitucional com o IBICT tratando do Tema: Racionalidade, aprendizagem e ética em Habermas. Foi Editora da revista Educação (Porto Alegre) de 2010 a 2015. Foi pesquisadora do CNPq de 1996 a fevereiro de 2020. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa "Racionalidade e Formação", hospedado na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, racionalidade, hermenêutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética, alteridade.