Oficinas e Temas

Oficinas - 8º Encontro de Educação Musical da UCS

Ritmos Brasileiros - Tradição Oral na Educação Musical - Ari Colares
Há trinta e cinco anos, Ari Colares vem desenvolvendo seu olhar sobre a musicalidade dos contextos das culturas tradicionais populares brasileiras, cuja motivação para a existência reside em ritos da religiosidade popular, dos cantos de trabalho, das danças e festividades populares. A dimensão territorial do país resulta em uma riquíssima diversidade de linguagens musicais e corporais. Ari tem procurado entender as características que distinguem cada ritmo, seus reflexos na corporalidade, sua aplicabilidade na educação musical e sua expansão para a música de motivação estética. Esta oficina tem como objetivo promover a vivência e análise da estrutura de importantes ritmos brasileiros, por meio da experimentação dos padrões rítmicos tanto vocal e corporalmente quanto em instrumentos de percussão, além da prática de cantigas relacionadas a cada ritmo trabalhado.

Novas Metodologias de Liderança Musical - Federico Trindade
Sua oficina será realizada através de aulas práticas com exercícios e dinâmicas a partir dos métodos TIC (Coro Inteligente), Coro Orgânico e Coro Afetivo. Em seus conteúdos estarão: icebreakers e vocal games; VOPA (vocal painting); circle songs: criação musical e improviso em grupo; liderança sensível; criatividade conjunta e liberdade musical; "Solfa penta" (uso do solfège pentatônico maior e menor); "Dee-ge-da-gue" (entendimento físico das subdivisões); "Vocal games" e dinâmicas de mudança de liderança; percussão corporal; produção sonora vocal e corporal; percepção espacial; interpretação rítmico-musical; introdução ao método TIC (Coro Inteligente); introdução ao método do Coro Orgânico; introdução ao método do Coro Afetivo; aplicação dos métodos em arranjos em diferentes estilos musicais; apreciação e inspiração musical.
Os objetivos da sua oficina são desenvolver, de forma prática, diferentes maneiras de liderar um grupo musical e de trabalhar com diferentes sonoridades, bem como aprender diferentes maneiras de iniciar encontros (aulas ou ensaios), de trabalhar com aquecimento corporal e vocal, percepção espacial, ritmo e subdivisões, além de técnicas de improviso e criação musical em grupo.
Suas abordagens são pertinentes, especialmente para a alunos e professores de música, cantores, regentes e líderes de grupos musicais.

Temas - 3º Seminário de Educação Musical da UCS

O Projeto GURI e suas Diretrizes Educacionais - Ari Colares
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão para crianças e adolescentes entre 6 e 21 anos, sempre por meio de aulas coletivas. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os quase 340 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
Ari Colares vai mostrar, em linhas gerais, as diretrizes educacionais contidas no Projeto Político Pedagógico do programa, além de abordar alguns conteudos transversais que permeiam as aulas de todos os instrumentos e práticas de conjunto.

As Políticas para Inserção da Música na Educação Básica - Cristina Rolim Wolffenbüttel
A Educação Musical no Brasil tem uma longa trajetória de inserção e exclusão que remonta o século XIX. Mais recentemente, em meados de 2006 houve todo um empenho para que fosse, novamente, inserida a música nas escolas de Educação Básica, resultando na Lei nº 11.769/2008 e, em 2016, a homologação da Resolução Nº 2, que define as Diretrizes Nacionais para a operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica. Neste cenário questiona-se como se inserem os professores de música nesse processo? Como está o cenário de concursos públicos para professores de música no Rio Grande do Sul? Esta comunicação pretende tratar deste assunto.