Palestrantes

Ari Colares
Bacharel em Música e mestrando em Educação Musical pela ECA - USP. Músico e educador especializado em percussão e ritmos brasileiros. Atuante no Brasil e exterior, lecionando ou tocando com importantes nomes da música instrumental como Naná Vasconcelos, Yamandu Costa, Ivan Vilela, André Mehmari, Toninho Ferraguti, Egberto Gismonti, Cesar Camargo Mariano, Winton Marsalis, entre outros.
Colaborou na gravação de diversos cds de artistas como Mônica Salmaso, Zizi Possi, Ceumar, André Abujamra, Fabiana Cozza, Virginia Rosa, Fortuna, Anelis Assumpção, etc. Participa de inúmeros projetos com o pianista Benjamim Taubkin - com quem tem viajado para diversos países -, destacando-se Clareira (Repertório da Cultura Popular Brasileira), Al Qantara (colaboração entre músicos e músicas de Brasil e Marrocos) e Co-Bra Project (colaboração entre músicos e músicas de Brasil e Coreia), todos com cds gravados. Com Benjamim, também atuou por muitos anos nos extintos grupos Orquestra Popular de Câmara e América Contemporânea, sendo este último um coletivo de músicos de diversos países da América Latina.
Lecionou Percussão Popular na Tom Jobim Escola de Música de SP (EMESP) por 25 anos, de 1993 a 2018. Atualmente exerce o cargo de gerente artístico do Projeto Guri, ministra aulas regulares em seu estúdio e cursos e oficinas em diversas instituições no Brasil e no exterior.

Cristina Rolim Wolffenbüttel
Pós-doutora, doutora e mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Coordenadora do curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Coordenadora de Área-Música do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em Montenegro, da CAPES/UERGS. Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. Coordenadora dos grupos de pesquisa "Arte: criação, interdisciplinaridade e educação" e "Educação Musical: diferentes tempos e espaços", registrados CNPq, vinculados à UERGS. Presidente da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº 5.
Assessora de Relações Institucionais na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Diretora científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Integrante da Associação Brasileira de Educação Musical, da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profa. Dra. Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros "A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica", "A Música na Região de Montenegro", "Cantigas de Ninar", "Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro", "Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra", além de artigos em revistas e periódicos especializados sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular. Em parceria com Jusamara Souza e Liane Hentschke escreveu o livro "Música para Professores: experiências de formação continuada"; com Maria Aparecida Aliano marques escreveu "O Ensino das Artes", e com Rose Marie Reis Garcia escreveu "Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola". No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano "Vox Noctis" e do "Coral da Fundarte". Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Federico Trindade
Federico Trindade é músico, graduado pela UFRGS na cátedra de regência coral, e mestre em "Rhythmic Choir Conducting" pela Royal Academy of Music of Denmark (RAMA). Trabalha, há treze anos, como regente, professor, percussionista, compositor e arranjador. Também ministra oficinas de música coral e de percussão corporal, bem como cursos de improviso em grupo e de desenvolvimento de liderança musical. Atualmente é regente e diretor do Grupo UPA, professor do projeto Mais Música e regente convidado do coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis.