Festa da Uva 2016 A UCS na Festa da Uva


A UCS na Festa da Uva 2016

Com programação especial, UCS TV transmitirá os desfiles cênico-musicais da Festa da Uva 2016.

Além da transmissão dos desfiles cênico-musicais, a UCS TV incluirá na sua programação quatro novos programa. São eles:

Baú da Festa da Uva
Durante os intervalos da programação, 35 episódios serão rodados até o final da Festa. Esses episódios resgatam a história da Festa da Uva, bem como de Caxias do Sul e região, desde a década de 1950 até 1978. São recortes de um arquivo de imagens telecinadas pelo programa IRIS - Investigação e Resgate de Imagem e Som, intitulado "Imagens da Cidade" de 1991 a 1993, do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS. Os programas resgatam curiosidades como a vinda de presidentes das República, a rainha que usava minissaia, entre outras curiosidades.

Os sentidos da Festa da Uva
São cinco episódios que estabelecem uma ligação entre os sentidos humanos (visão, audição, tato, olfato e paladar) com o sentido simbólico da Festa. São eles: a uva, a rainha, o imigrante, a indústria e o corso alegórico. Também rodam no intervalo da programação a partir da segunda-feira, dia 15, até o final da Festa:

  • Uva (olfato e paladar) - O perfume suave das videiras durante o verão é o indício da chegada da colheita. A uva, com seu aroma e sabor inconfundíveis, empresta seu nome à maior festa de Caxias do Sul. O imigrante italiano, afeiçoado à viticultura por tradição e por vocação, iniciou o cultivo da fruta logo ao chegar na região. Mesmo com dificuldades geográficas e climáticas, a produção de uva tomou conta das encostas íngremes da serra gaúcha, mudando a paisagem e exalando o odor adocicado da fruta.
    Entrevistados: Nelson e Aldino Casagrande (produtores de uva).
  • A rainha (visão) - A beleza está nos olhos de quem vê, e quem olha para uma rainha percebe que esse conceito deve ir muito além do físico. Quem concorre ao título sabe que características como responsabilidade, determinação e conhecimento são fundamentais na hora de escolher uma soberana. A figura da rainha e das princesas ainda perdura como um dos grandes símbolos da Festa Nacional da Uva. Com trajes típicos e muita simbologia associada ao posto - como a coroa, por exemplo - são eleitas para ser a imagem da festa.
    Entrevistada - Patrícia Pezzi - Rainha Festa da Uva 1996.
  • O imigrante - dialeto + música (audição) - "Come noantri no ghen'è altri" / "Dal'Italia Noi Siamo Partiti"
    A Festa da Uva ocorre sempre na mesma época por uma razão: celebrar a vindima, a época da colheita da uva e do início da produção dos vinhos. E nada mais comum para uma festa do que a música. Por meio dela, é possível resgatar e manter vivo o som da história, como a dos imigrantes que aqui chegaram no final do século 19. O talian, uma variante do dialeto vêneto, era a língua oficial dos italianos da região. Essa ligação com a terra-mãe Itália sempre esteve presente na Festa da Uva e era muito forte nas primeiras edições da festa, onde prédios e sacadas eram enfeitados com as bandeiras do país.
    Entrevistado: Alziro Perini (integrante do coral Stella Alpina).
  • Indústria (tato) - A força do trabalho está diretamente associada às mãos. As mãos que plantam são as mesmas que colhem, que constroem, que produzem. Ao longo das décadas, a indústria caxiense tornou-se um dos pilares da economia local. É uma das responsáveis pelo crescimento da cidade e também da Festa da Uva. A partir da década de 1950, sua participação é cada vez mais evidente, chegando, por vezes, a ter mais espaço do que a própria fruta. No entanto, essa dualidade entre celebração e interesses econômicos está presente no momento original da Festa da Uva e se mantêm assim até hoje.
    Entrevistado: Reomar Slaviero (Presidente da Festa da Uva 2008).
  • Corso Alegórico (visão) - Das carroças de bois utilizadas pelos colonos aos carros mecânicos projetados por profissionais. O corso alegórico é um dos momentos mais esperados da Festa da Uva. Comunidade e turistas param para ver o desfile que resume em arte, envolvimento e dedicação, alguns dos símbolos que construíram a história da imigração. Vinho, uva, cantinas, parreirais e cantos de alegria fazem parte do espetáculo que é oferecido aos participantes como uma dádiva a ser partilhada.
    Entrevistado: João Wianey Tonus (diretor dos desfiles da Festa da Uva 2012).

Transmissões ao vivo dos desfiles cênico-musicais
A UCSTV estará transmitindo ao vivo, da rua Plácido de Castro, quatro desfiles da Festa: nos dias 18, 20 e 26 de fevereiro e no dia 6 de março. Uma equipe de 32 pessoas está envolvida na transmissão (foto). Ainda no dia 18 de fevereiro, uma equipe de reportagem acompanhará toda a movimentação da solenidade de abertura da Festa, no Parque de Exposições, com flashes informativos durante a programação da emissora.

Rede de Olhares
No dia 23 de fevereiro, o programa Rede de Olhares será transmitido ao vivo do Parque de Exposições da Festa da Uva, com uma hora de duração e diversas atrações. Antes disso, no dia 19 de fevereiro, será gravado um episódio do Rede de Olhares - Janela Futura, também do Parque de Exposições, com o tema "A UVA", para ser rodado nacionalmente.

Foto: Vagner Lovera