Festa da Uva 2016 A UCS na Festa da Uva


A UCS na Festa da Uva 2016

EDUCS lança Imigração e Sociedade, nesta terça-feira, na Festa da Uva.

Livro é resultado de estudos de pesquisadores sobre a imigração europeia no Brasil.

A obra "Imigração e Sociedade: fontes e acervos da Imigração italiana no Brasil", organizada pelos pesquisadores Roberto Radunz e Vania Beatriz Merlotti Herédia, editada pela EDUCS, será lançada nesta terça-feira, dia 1º de março, na Festa Nacional da Uva. O lançamento está previsto para às 17 horas, no estande da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

A obra, segundo a professora Vania Herédia, é resultado de estudos de pesquisadores da imigração europeia no Brasil, de diversas instituições de ensino superior do Brasil e da Itália. "A Universidade de Caxias do Sul possui uma tradição nesses estudos uma vez que, desde 1975, tem investido nessa área com pesquisa sobre essa temática", explica.

O investimento da Universidade nessa área de pesquisa nasceu juntamente com o I Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiro, que reuniu estudiosos do tema migratório, com intuito de debater o papel do imigrante nas zonas de colonização e suas repercussões na sociedade maior. O Fórum contou com as presenças de pesquisadores como de Octávio Ianni, Thales de Azevedo, José de Souza Martins, Luiz Alberto de Boni, Vitalina Frosi, Ciro Mioranza e Loraine Slomp Giron. "A importância dessa reunião marcou de forma efetiva os estudos migratórios e o resultado desse encontro abriu um espaço para pensar o fenômeno da imigração que se mantêm até os dias atuais por meio de uma série de iniciativas entre as instituições de ensino interessadas", conclui.

Nesses quarenta anos, muitas publicações foram produzidas e colaboraram para que a região pudesse se beneficiar desses estudos que tratavam sobre sua origem, seus valores e sua história.

Imigração e Sociedade
O tema da Imigração para o Rio Grande do Sul, como objeto de pesquisa, passou a ter maior destaque nas universidades, a partir de 1975, ano do centenário da chegada dos primeiros colonos italianos à Serra Gaúcha. Os interlocutores desse debate são pesquisadores, sobretudo brasileiros e italianos, que têm ampliado o foco de análise nesses últimos 30 anos. O livro reúne especialistas preocupados com amplificar o raio de análise da imigração, aproximando esse fenômeno a outras experiências semelhantes ocorridas nos dois últimos séculos. Por essa razão, o leitor encontrará, entres os autores, nomes consagrados do tema da imigração, tanto italiana quanto alemã, reforçando o diálogo dessas experiências análogas do Brasil meridional.