Festa da Uva 2016 A UCS na Festa da Uva


A UCS na Festa da Uva 2016

Instituto de Memória Histórica e Cultural desenvolve, em escolas de Caxias do Sul, ação educativa do projeto Festa da Uva: Patrimônio Cultural.

Atividade já foi realizada no Colégio São Carlos e, na próxima semana, acontece nos colégios Mutirão, Murialdo e Madre Imilda.

O Instituto Memória Histórica e Cultural promove uma ação educativa nas escolas de Caxias do Sul, levando o projeto "Festa da Uva: Patrimônio Cultural", a alunos do ensino fundamental e médio. O diretor do IMHC, Anthony Beux Tessari, explica que a Festa Nacional da Uva é entendida como um Patrimônio Cultural de significativo valor para a memória e a identidade regional. "Acreditamos que a Festa deve ser reconhecida como tal, especialmente pelo público escolar, apostando nos jovens como disseminadores dessa ideia junto a suas famílias e comunidade".

O projeto começou na quarta-feira, 2 de março, no Colégio São Carlos, para cerca de 70 alunos de turmas de 5º ao 8º ano. Com a duração de uma hora, pesquisadores do IMHC apresentaram uma síntese histórica do contexto local, regional e nacional relacionado à Festa e exibiram trechos de documentários das Festas. O projeto será levado ainda para mais três escolas: Mutirão (EJA, na segunda-feira, dia 7, no turno da noite), Murialdo (Centro, na manhã de quarta-feira, dia 9) e Madre Imilda (na manhã de quinta-feira, dia 10).

A ação educativa é dividida em dois momentos: o primeiro busca a sensibilização e debate conceitual, promovendo um diálogo com os alunos para saber o que entendem por Patrimônio Cultural e sobre a Festa da Uva. Logo após, segue a explicação do conceito de Patrimônio Cultural e a contextualização da história da Festa da Uva. "Nesse momento, é feita a exibição de filmes, de fotografias e documentos de diversas edições da Festa da Uva ou relacionados ao município de Caxias do Sul, mediados por ambientação histórica, como acontecimentos locais,regionais e nacionais que se relacionam com a Festa da Uva. É utilizado o acervo fílmico e fotográfico do Instituto Memória Histórica e Cultural, e também o acervo histórico do Arquivo Municipal João Spadari Adami", explica Anthony.

As fotografias utilizadas remetem às primeiras edições da Festa da Uva - 1931, 1932, 1933, 1934, 1935 e 1937 -, e às edições posteriores à Segunda Guerra Mundial. Documentos alusivos à Festa e trechos dos livros comemorativos, como os do 50º, 75º e 100º Aniversário da Imigração Italiana, também são utilizados.

Fotos: Hiram Fadanelli Fros