A UCS na Festa da Uva 2016
XIV Torneio Internacional reuniu participantes dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil no final de semana
Integrante do calendário oficial de eventos da Festa da Uva, o XIV Torneio Aberto Internacional de Xadrez, promovido em conjunto com a Universidade de Caxias do Sul e a Associação Caxiense de Xadrez (ACX), reuniu participantes de todos os continentes e regiões brasileiras neste final de semana, no Campus-Sede da UCS. O 2º colocado no ranking mundial, o grande mestre búlgaro Veselin Topalov, foi o campeão geral.
Também foram premiados vencedores em sete categorias para crianças e jovens entre 8 a 20 anos, Veteranos (acima de 50 anos), Feminino e uma exclusiva para integrantes da ACX - a relação completa pode ser conferida no site da associação. Ao todo, 180 jogadores de oito nacionalidades participaram dos dois dias de competição, encerrada no final da tarde de domingo.
O torneio aberto sucedeu o III Seminário Internacional de Xadrez, realizado na quinta e sexta, no qual Topalov disputou partidas simultâneas de exibição - uma 'às cegas' (de olhos vendados), contra quatro adversários, e outra 'às claras', diante de 40 oponentes, vencendo todos os jogos. O campeão mundial de 2005 ganhou também um torneio fechado entre quatro grandes mestres internacionais - os demais participantes foram Gilberto Milos, seis vezes campeão brasileiro; Krikor Mekhitarian, campeão brasileiro de 2013; e Andrés Rodríguez, considerado o melhor jogador uruguaio da história.
Exposição - A exposição de peças e tabuleiros, aberta ao público em geral desde 1º de fevereiro e que se encerraria neste domingo, foi estendida até o final do mês. Reunida ao longo de 15 anos pelo organizador dos eventos, André Ricardo Boff, a coleção conta com 35 conjuntos inspirados em temas históricos como a Guerra de Troia, as Cruzadas e as Guerras Napoleônicas, e sagas fictícias como O Senhor dos Aneis e Star Wars, entre outras, além de animações de TV e do universo dos games.
Embaixador da Estônia estuda parcerias
A decretação, pela Federação Internacional de Xadrez, de 2016 como ano de homenagem ao centenário de nascimento do estoniano Paul Keres, melhor enxadrista do mundo durante 20 anos, no pré e pós Segunda Guerra, motivou o embaixador da Estônia no Brasil, Mart Tarmak, a comparecer ao XIV Torneio Aberto Internacional de Xadrez, realizado no sábado e domingo, no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Campeão universitário na época de estudante de Química na Universidade de Tartu, segunda maior cidade do país báltico, no Norte europeu, o diplomata considerou o torneio de grande interesse internacional, por reunir alguns dos melhores enxadristas do Brasil e demais países representados, de todos os continentes. "É um mais importantes da América Latina", definiu.
Há um ano e meio à frente da embaixada estoniana, a primeira do país na América do Sul, Tarmak avalia a possibilidade de construir parcerias no Rio Grande do Sul. A UCS, destacada nacionalmente em pesquisa e inovação, chama-lhe a atenção especialmente em relação ao desenvolvimento de soluções em Comunicação e em Tecnologia da Informação. A área é avançada na Estônia, único país do mundo a realizar processos políticos-eleitorais pela Internet, o que foi implementado há dez anos.
Fotos: Ariel R. Griffante