Parcerias com secretarias e conselhos da Educação, Cultura e Turismo foram debatidas na tarde de quinta-feira, 3 de março, no estande da UCS na Festa da Uva.
A expansão da atuação da UCS no segmento cultural, reforçando sua utilização como instrumento de educação, pautou o encontro da equipe do Setor de Desenvolvimento Cultural com representantes das secretarias e conselhos municipais das áreas da Educação, Cultura e Turismo realizado na tarde de quinta, dia 3, no estande da universidade na Festa da Uva.
Tradicionalmente, diversas atividades culturais da UCS, envolvendo a orquestra sinfônica, o coro e o UCS Cinema, entre outras, são desenvolvidas em parcerias com órgãos públicos, entidades e organizações privadas. De acordo com o coordenador do setor, Moacir Lazzari, a intenção é ampliar a relação com as secretarias municipais, criando-se mecanismos para a promoção e divulgação conjunta de ações.
Ações comunitárias - Uma das iniciativas em curso e que deve ser ampliada é o Projeto Lanterninha, pelo qual o UCS Cinema é utilizado gratuitamente por professores da rede pública de ensino para a realização de trabalhos educacionais com os alunos a partir da exibição de filmes. No ano passado, 12 mil estudantes compareceram às sessões. A secretária municipal da Educação, Marléa Alves, propôs a extensão do projeto aos professores da rede pública, para que sejam realizados aperfeiçoamentos pedagógicos com apoio de setores da Universidade.
"Um dos diferenciais das ferramentas culturais da UCS é sua disponibilização a toda comunidade, com atividades que abrangem desde alunos do ensino fundamental e médio até o público em geral", pontuou Lazzari. Como exemplos, ele citou o projeto Concertos ao Entardecer, o mais antigo na área da música na cidade, executado em parceria, desde 1993, com o Museu Municipal, e a Graduação em Licenciatura em Música oferecida pela universidade. "São mostras de uma visão acadêmica que tem a cultura como meio de aprendizado, apoiando a educação", definiu.
15 anos da Orquestra Sinfônica - O encontro também proporcionou a apresentação de alguns dos destaques da programação da Orquestra Sinfônica da UCS para 2016. A temporada se inicia na próxima quinta, dia 10, com a abertura da temporada do programa Quinta Sinfônica, às 20h30min, no UCS Teatro.
De acordo com o maestro e diretor artístico Manfredo Schmiedt, em celebração aos 15 anos da orquestra, ações especiais serão desenvolvidas, como a presença, no concerto de abril, de um solista da Filarmônica de Berlim, a mais prestigiada do mundo. Em junho, uma parceria com a orquestra da PUC proporcionará apresentações em Caxias do Sul e Porto Alegre com mais de cem músicos dos dois grupos juntos. No final do ano, um evento da orquestra fará o lançamento das comemorações dos 50 anos da UCS, a serem completados em 2017.
Fotos: Claudia Velho