Grupos de Trabalho

  • Grupo de Trabalho 1: Alfabetização e letramentos
    Oportunizar reflexões sobre processos de alfabetização e letramentos, com destaque nos referenciais, metodologias e práticas de alfabetização, numeramento e letramento científico.
  • Grupo de Trabalho 2: Educação e diversidade: intersecções culturais e inclusivas
    Oportunizar reflexões sobre a relação entre educação, culturas populares, movimentos sociais, educação em direitos humanos e educação especial.
  • Grupo de Trabalho 3: Processos de Ensino e aprendizagem: uma perspectiva sensível dos processos
    Oportunizar reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem que contemplem práticas docentes em diálogo com as demandas da contemporaneidade, com ênfase em uma perspectiva sensível do educar e do aprender, visando a uma educação emancipatória, ética e estética do sujeito.
  • Grupo de Trabalho 4: Formação inicial e continuada de professores
    Oportunizar reflexões acerca de políticas públicas, práticas de formação e planejamento educacional no contexto da educação formal, nos diferentes níveis da Educação Básica. Acolhe investigações e análise de experiências que tensionam elementos da práxis docente e seus desdobramentos na sociedade contemporânea.
  • Grupo de Trabalho 5: Educação e sociedade: políticas públicas e perspectivas para a educação
    Oportunizar reflexões acerca de perspectivas atuais para a educação considerando aspectos como dialogicidade e dialeticidade, sustentabilidade, transdisciplinaridade, cidadania e planetaridade. Serão também acolhidas neste eixo discussões atinentes à identidade docente, e a relações entre educação e trabalho, avaliação e currículo.

Importante: Grupos de Trabalho que receberem menos que 4 comunicações serão cancelados. Dependendo da temática das comunicações submetidas, estas poderão ser realocadas em outros GTs.