Submissão de Trabalhos

Os participantes do Congresso Internacional sobre o Comum e os Commons poderão enviar resumos para comunicação oral em Grupos de Trabalho (GTs) e posterior publicação de trabalhos completos.

Todos os participantes do Congresso, independentemente da modalidade, devem inscrever-se no evento a fim de obter o certificado eletrônico de sua participação no evento.

Para se inscrever acesse o Formulário de Inscrição.

A submissão dos resumos se dará em fluxo contínuo por correio eletrônico, no endereço enviocongressodocomum@gmail.com conforme detalhado abaixo.

A participação nos grupos de trabalhos será gratuita tanto os para participantes (com trabalhos a apresentar) quanto para aqueles que queiram assistir às sessões como ouvintes, respeitada a capacidade do ambiente.

Datas

Os GTs para apresentação e debates dos trabalhos inscritos serão realizados presencialmente no dia 13 de junho de 2019, das 14h às 16h30, no Bloco 58 da UCS.

O(s) autor(es) irá(irão) submeter resumos inéditos a um dos Eixos Temáticos. A composição dos GTs será divulgada até o dia 9 de junho de 2019, após a avaliação de todos os trabalhos por pareceristas voluntários.

Os resumos devem ser enviados para o e-mail: enviocongressodocomum@gmail.com, até o dia 2 de junho de 2019 e serão submetidos a revisão por pares (professores do PPGDIR/UCS ou professores avaliadores externos convidados) para fins de aprovação.

Veja a seguir a data limite na qual o(s) autor(es) serão comunicados, individualmente e por e-mail, da aprovação ou não dos resumos submetidos, para fins de organização:

Revisão 1
RESUMO SUBMETIDO ATÉ: 22/04
RESPOSTA INDIVIDUAL ATÉ: 29/04

Revisão 2
RESUMO SUBMETIDO ATÉ: 02/06
RESPOSTA INDIVIDUAL ATÉ: 07/06

Após o evento, até o dia 1º de setembro de 2019, o(s) autores poderão submeter resumos revisados e trabalhos completos para fins de publicação nos Anais do Evento e em Coletâneas temáticas a serem publicadas pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).

Veja nesse link o Modelo de Artigo Completo:

Veja a seguir as datas limite para envio do material para publicação:

Envio do resumo revisado após evento para publicação em anais: até 15/09

Envio do artigo completo após evento para publicação em coletâneas temáticas: até 15/09

Resumo dos Trabalhos

Os resumos deverão ser submetidos através do e-mail: enviocongressodocomum@gmail.com, em arquivo formato .doc, devendo obedecer às regras a seguir.

Poderão ser autores: a) mestres e doutores; b) pós-graduandos; c) bacharéis e especialistas; d) profissionais vinculados às temáticas do evento; e) graduandos envolvidos com atividades de iniciação científica
Cada trabalho poderá ter até, no máximo, 3 (três) autores (as).
Cada autor poderá enviar, no máximo, 2 (dois) trabalhos, individuais ou em coautoria.

O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
Não serão aceitos conteúdos que não cumpram os parâmetros formais exigidos.

Após a submissão dos resumo não será admitida a correção ou alteração do conteúdo ou dos nomes dos autores do trabalho, salvo a revisão de conteúdo para envio na data prevista, após evento.

Veja nesse link o Modelo de Resumo:

Avaliação dos Resumos

A comissão avaliadora, composta por docentes de pós-graduação do Brasil e do exterior, analisará os seguintes itens: a) Relevância e/ou originalidade da abordagem; b) Qualidade da redação; c) Clareza da metodologia utilizada; d) Coerência entre objetivos e resultados e/ou conclusões enunciados/as; e) Aderência aos eixos temáticos do evento.

O(s) autor(es) será(ão) comunicado(s) da aprovação ou não dos resumos conforme as datas supramencionadas.

Apresentação dos Trabalhos

Os resumos deverão ser apresentados oralmente, por um ou mais autores, nos GTs a serem realizados no dia 13 de junho de 2019, a partir das 13h30min, nas salas de aula do Bloco 58 da UCS.

Em razão do melhor aproveitamento do tempo, não estarão disponíveis recursos audiovisuais (datashow, projetores etc.) para a apresentação oral.

Os grupos de trabalho serão definidos apenas após a submissão e seleção dos Resumos, procurando-se a maior proximidade temática possível e um número restrito de participantes por grupo, proporcionando bom tempo para debate e interação entre participantes.

O tempo para cada apresentação será definido antecipadamente pelos coordenadores, observado o número de participantes e o tempo máximo disponível para a sessão.

Os grupos de trabalho serão coordenados por docentes convidados da comissão organizadora, os quais também participarão do recebimento e organização de coletâneas temáticas a serem publicadas pela EDUCS.

Certificados de Apresentação

Terão direito a CERTIFICADOS DE APRESENTAÇÃO os autores dos Resumos que efetivamente o apresentarem no dia, horário e local estabelecidos pela organização do evento.
Desde que o trabalho seja apresentado, a ausência de um ou mais coautores(as) não prejudica a publicação do resumo e do texto completo.
O controle da presença dos autores nos grupos de trabalho será feito pelos respectivos coordenadores no momento da apresentação oral.

Da Publicação

Até o dia 1º de setembro de 2019, os autores que tiveram seus trabalho aprovados e apresentados no evento submeterão o resumo revisado (para publicação em Anais) e artigos completos (para publicação em livros eletrônicos temáticos a serem organizados pelos coordenadores dos GTs e docentes colaboradores do Congresso).
Uma vez aprovado e apresentado o Resumo, não se fará necessária nova avaliação do mérito científico do resumo revisado nem do trabalho completo, ficando sua publicação condicionada apenas ao atendimento de critérios editoriais.

Os artigos completos deverão ser submetidos através do e-mail: para o mesmo endereço eletrônico enviocongressodocomum@gmail.com, em arquivo formato Word, devendo obedecer às regras do modelo em anexo neste edital.
Poderão ser autores aqueles que enviaram o respectivo resumo apresentado no evento.

Serão aceitos apenas os trabalhos submetidos nas datas previstas neste edital e que seguiram rigorosamente os parâmetros solicitados, sob pena de sua exclusão da avaliação e do processo de editoração.

Disposições Finais

A lista dos resumos aprovados e os Anais do Evento serão publicados no site do evento.

As coletâneas temáticas resultantes do evento serão disponibilizadas gratuitamente no site da Editora da UCS.

Dúvidas e questionamentos podem ser encaminhados para congressodocomum@gmail.com.