Evento Acadêmico


I Diálogos Interseccionais e Políticas Públicas

III Fórum Discutindo Questões de Gênero

Evento Online - Dia 9 de dezembro de 2021, das 9h às 19h

Modelo para elaboração do resumo expandido

Normas para submissão de trabalhos e pesquisas

1.1. Poderão apresentar trabalhos e pesquisas, sob a forma de Comunicação Oral, por doutores e doutorandos, mestres e mestrandos, estudantes de pós-graduação, graduados e graduandos.
1.2 Os trabalhos poderão versar sobre minorias sociais, diversidade, pluralidade, orientação sexual, questões étnico-raciais, defesa de direitos, políticas públicas no combate às exclusões sociais e busca por justiça social, a partir de diferentes áreas do conhecimento.
1.3. Prazo de submissão de resumo: até às 23h59min do dia 03/12/2021.
1.4. Os resumos expandidos devem ser enviados, obrigatoriamente em formato pdf, para juntassomamos@gmail.com, com o seguinte assunto do e-mail: Resumo Expandido.
1.5. Cada participante, individualmente ou em coautoria, poderá submeter e apresentar, no máximo, 3 (três) trabalhos.
1.6. Em caso de coautoria, será admitido até 3 (três) coautores por resumo, permitindo-se que apenas 2 (dois) deles apresentem o trabalho. 1.7. Os resumos expandidos deverão observar as seguintes diretrizes presentes no Anexo I deste edital.
1.8. Os trabalhos que não estiverem adequados às normas descritas neste edital serão rejeitados.
1.9. A divulgação dos resumos aceitos será realizada até 07/12/2021, tanto nas páginas oficiais do evento, quanto através de e-mail aos autores. 1.10. Apenas os autores que efetuarem a inscrição e o pagamento da taxa poderão apresentar trabalho no evento.

2. Instruções para apresentadores de comunicação oral
2.1. As apresentações serão realizadas virtualmente através da plataforma Google Hangouts Meet no dia 09/12. O link será enviado aos inscritos no dia 07/12 por e-mail.
2.2. As apresentações ocorrerão no turno da tarde, das 13h30 às 18h.
2.3. O trabalho poderá ser apresentado mediante recursos audiovisuais na plataforma Google Hangouts Meet, mas a organização da apresentação deve estar dentro do tempo limite de apresentação.
2.4. Somente o(s) autor(es) poderão apresentar e será destinado entre 15 e 20 minutos de apresentação para cada trabalho. Nos casos de trabalhos redigidos por dois ou três autores, apenas dois poderão apresentar. A depender do número de trabalhos na sessão, a apresentação poderá ser mais ou menos longa, seguida de debate.
2.5. A ordem de apresentações será estabelecida pela Comissão Organizadora e será divulgada até o dia 07/12/2021.
2.6. Os trabalhos serão apresentados por rodadas, seguido de debate mediado pelos coordenadores. A quantidade de trabalhos apresentados em cada rodada será definida pelos coordenadores no início das atividades;
2.7. A ordem das apresentações poderá ser alterada, em caso de solicitação, ficando a critério dos coordenadores tal definição;

3. Normas de envio dos artigos para posterior publicação
3.1. Os trabalhos apresentados na forma de resumo poderão ser expandidos para o formato de artigo e poderão ser publicados, posteriormente, nos anais do evento, se atenderem ao prazo estabelecido no item 3.2., bem como aos requisitos formais e aos critérios de qualidade científica, exigidos nos itens 3.3. e 3.4. deste edital.
3.2. Os autores deverão enviar a versão completa do artigo para publicação até às 23h59min do dia 31/01/2022, através do e-mail juntassomamos@gmail.com
3.3. Regras de Formatação
3.3.1. Formato: o arquivo deve ser enviado em Word (.doc ou .docx), devendo o título do arquivo ser o mesmo do título do trabalho.
3.3.2. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
3.3.3. Espaçamento: 1,5.
3.3.4. Recuo (primeira linha): 1,5cm; 3.3.5. Margem: superior e lateral esquerda de 3,0cm; inferior e lateral direita de 2,0cm.
3.3.6. Mínimo de páginas: 10, sem contar as referências bibliográficas.
3.3.7. Máximo de páginas: 20, sem contar as referências bibliográficas.
3.3.8. Língua: português ou espanhol.
3.3.9. A estrutura do trabalho:

  • Título (centralizado, caixa alta e em negrito); Autor(es) (devidamente qualificado(s) em nota de rodapé); Resumo (máximo de 500 caracteres).
  • Palavras-chave (de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula).
  • Traduções do título, resumo (abstract) e palavras-chave (key-words) preferencialmente para o inglês ou espanhol.
  • Conteúdo (introdução, desenvolvimento textual e conclusão) (subtítulos em caixa alta e em negrito); Referências (títulos e destaques das obras em itálico).

3.3.10. Sistema de referências: as citações (NBR 10520/2002) e as referências (NB 6023/2018) deverão obedecer às regras da ABNT, sendo obrigatório a adoção do sistema de notas de rodapé (os destaques das obras devem ser em itálico). Não serão aceitos trabalhos em formato autor-data.
3.3.11. Formatação para citações diretas: fonte Times New Roman 10, recuo 4,0cm, sem espaço anterior ao parágrafo citado e com um espaço 1,5 depois da citação.

4. Direitos Autorais
4.1. A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Grupo de Estudos Juntas Somamos, ficará autorizada a publicar e divulgar os trabalhos apresentados, em formato de anais, posteriormente à realização do evento.
4.2. O envio dos trabalhos e apresentações acarretam, na cessão dos direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito às entidades promotoras do evento.

5. Disposições Finais
5.1. As situações não previstas neste edital serão decididas pela Comissão Organizadora.