RATÕES DO BANHADO - 3º LUGAR
Líder - Julia Maiara dos Santos
Patrono - Professor Matheus Parmegiani Jahn
A ESPERA DE UM MILAGRE - 6º LUGAR
Líder - Vinicius Machado Terres
Patrona - Professora Michele Otobelli Berteli
BATALHÃO HC - 17º LUGAR
Líder - Fernanda da Rosa Reixeira
Patrono - Professor Ivrando Amelio Mariani
1/10 DE ESPARTANOS - 21º LUGAR
Líder - Jéssica Bitencourtt
Patrono - Professor João Vicente Godolphim
Atividade ocorreu com um balanço positivo: a arrecadação de 23 mil fraldas e mais de 1,7 tonelada de ração para cães e gatos.
Da madrugada ao final da tarde do sábado, dia 30 de setembro, a agitação tomou conta do Campus-Sede da UCS. O motivo: a realização da 1ª Gincana Universitária. A atividade, em comemoração aos 50 anos da Instituição, reuniu professores e acadêmicos em provas que testaram conhecimentos e habilidades dos competidores, e que, no final, ampliaram a integração da comunidade acadêmica.
A equipe "Matemágicos" se consagrou campeã da competição. Formada por acadêmicos e professores da área da Engenharia, a equipe obteve 674,1 pontos. A segunda colocação ficou com os "Engenhosos", com 632,54 pontos. Fechando o pódio, a equipe "Ratões do Banhado", que fez 630,27.
"O que fica da experiência da Gincana é a integração. Somos uma equipe de amigos que já participou de outras competições, mas nenhuma desse porte", destacou o acadêmico de Engenharia Mecânica Antonio Ciro Galvão, 21 anos, líder da equipe vencedora.
Durante a premiação, o pró-reitor Acadêmico, professor Marcelo Rossato, parabenizou as equipes pelo espírito solidário e também reforçou que todos saem vencedores dessa primeira competição. "A gincana demonstrou que quem faz a Universidade são vocês", afirmou ao público.
O reitor Evaldo Antonio Kuiava ressaltou o sucesso do evento, especialmente, pela adesão das equipes. "Essa é uma prova de que as equipes têm espírito comunitário, coletivo, que são valores fundamentais em uma sociedade que se mostra tão individualista", afirmou, lembrando que a competição sadia transforma a lógica pedagógica, uma vez que o público acadêmico aprecia o aprendizado de forma lúdica.
Kuiava destacou ainda o trabalho sério e solidário realizado pelos participantes na arrecadação de fraldas para o Hospital Geral de Caxias do Sul. Com as doações solicitadas em um dos desafios, as equipes obtiveram 23 mil unidades de fraldas. Números que suprem as necessidades das crianças atendidas pelo HG nos próximos oito meses. Em outra prova, os competidores coletaram mais de 1,7 tonelada de ração para cães e gatos que será direcionada a protetores independentes, por meio da ONG Engenharia Solidária.
Fotos: Claudia Velho e Gabriel Lain