Coordenadores: Élcio Resmini Meneses - Mestre em Educação e Promotor de Justiça) e Niura Fontana (Mestre em Applied Linguistics - University of Wales, UW, Grã-Bretanha
Ementa: A violência e a paz estão presentes nas relações humanas. Tensionamento e conflitos se fazem presentes em todos os ambientes de modo que administrar tais situações constitui um modo como compreendemos a natureza e o propósitos das relações. A escola, espaço de relações, está imersa nessa práxis humana relacional de tensionamento e conflitos e, justamente por isso, guarda em si o potencial de mudança cultural a partir dos processos pedagógicos que ali se estabelecem. O GT Violência e Cultura de Paz tem por objetivo congregar trabalhos que estejam relacionados à cultura de paz e superação ou prevenção da violência em ambiente escolar, acolhendo as diversas experiências a fim de fortalecer as práticas exitosas, discutir caminhos e possibilidades e fortalecer os estudos e práticas relacionadas a cultura de paz.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt1pluralidade@gmail.com
Coordenadores: Rodrigo Luis dos Santos - Doutorando em História - UNISINOS e Juliana Rossa - Doutora em Letras - UCS
Ementa: As migrações fazem parte da própria natureza humana, sendo percebida nos mais diversos momentos da trajetória da civilização. Múltiplos são os motivos que impulsionam estes processos, tanto em nível individual quanto coletivo. O ato de migrar não pode ser compreendido como algo simples, pois envolve inúmeros aspectos e atores sociais. Deste modo, coaduna-se ao campo migratório as questões de etnicidade, das representações, interpretações e conflitos/entrelaçamentos que os grupos sociais fazem de si e dos outros. Este GT tem por objetivo congregar trabalhos que lancem olhares e analisem os processos migratórios e sua multiplicidade de aspectos, assim como as questões pertinentes aos estudos étnicos e as práticas de hospitalidade/rejeição os sujeitos que perpassam estas conjunturas humanas.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt2hospitalidade@gmail.com
Coordenadores: Rudson Adriano Rossato da Luz - Mestrando em Educação - UCS e Rafael Ramires Jacques - Doutorando em Educação - UCS
Ementa: O objetivo do GT Pluralidade é proporcionar um espaço de reflexão e compartilhamento de saberes a respeito das diferenças inerentes às relações humanas, tanto no que diz respeito a questões culturais, quanto a questões sociais, históricas, políticas, educativas e/ou filosóficas. Em uma sociedade em que se intensificam os debates em torno do "respeito às diferenças", dentro dos mais variados discursos, o grupo se propõe a fomentar discussões entre pesquisadores, docentes e discentes, de diferentes níveis acadêmicos e áreas de atuação, que busquem aprofundar e compartilhar conhecimentos e experiências acerca das diferentes formas de pensar o Outro e as formas de se relacionar com ele e com suas diferenças. São bem-vindos os trabalhos acerca de questões como Inclusão, Exclusão, Pluralidade, Diferença, Ética e Alteridade.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt3culturadepaz@gmail.com
Coordenadores: Maicon Dorigatti - Mestrando em Educação - UCS e Camila Fátima Cavion - Mestrando em Educação - UCS
Ementa: O Grupo de Trabalho "Educação sensível: arte e cultura" pretende reunir pesquisadorxs que proponham o diálogo acerca dos processos educacionais somados aos seus desdobramentos artísticos e culturais. As discussões partirão de direcionamentos que tomem a educação em âmbito de consonância com práticas culturais e realidades artísticas múltiplas e de variadas naturezas e linguagens. Tomando os processos sociais como práticas educativas, a temática não se atém somente a práticas no ensino formal, mas ampara também os contextos informais e populares. Os debates do Grupo de Trabalho dialogam com interfaces da cultura popular nas artes, gênero, etnia, literatura e demais marcadores dos processos educativos sociais. O Grupo tem como objetivo possibilitar a reflexão, análise e estudo sobre as práticas artísticas e as intervenções culturais nos processos educativos. Espera-se estudos que abordem o tema através das perspectivas escolar, social, histórica, filosófica, política, da legislação, também através do relato de experiências e estudos em andamento ou finalizados. Assim, busca-se compartilhar ideias sobre as dimensões que delineiam a contemporaneidade tomando a educação como processo concomitante e inseparável às vivências de arte e cultura.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt4educacaosensivel@gmail.com
Coordenadores: Daniela Corte Real - Doutoranda em Educação - UCS e Simone Corte Real Barbieri - Doutoranda em Educação - UCS
Ementa: Ser professor implica em responsabilidades que vão além das definições visíveis, e na elaboração, implantação, construção e desenvolvimento do conhecimento científico, dentro de uma coerência, que deve ter em mente a ética, a política e, principalmente, o ensino e suas abrangências. Tais concepções, vêm por interferir diretamente, não só no campo social, ético e político, mas também nos aspectos culturais/educacionais que envolvem à docência. Nessa direção, temos que considerar a ética presente nas ações e relações do nosso cotidiano escolar, transcendendo a tarefa meramente instrutiva. A docência em uma sociedade democrática suscita questões acerca dos interesses da formação subjetiva e das condições de constituição da liberdade e da formação crítica. Devendo, portanto, considerar a finalidade e os objetivos da educação que precisam qualificar o fazer docente como o lugar de possibilidade da transformação subjetiva e, consequentemente, da mobilidade da sociedade. Frente a situação da educação no Brasil em 2019 o GT Desafios Éticos e Políticos na Docência do IV CEDU recebe trabalhos que abordem as relações entre política e ética na educação.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt5desafioseticos@gmail.com
Coordenadores: Eduardo Hass - Doutorando em Educação - UNISINOS e Gisele Belusso - Doutoranda em Educação - UCS
Ementa: Compreendendo a História da Educação como uma campo fronteiriço e interdisciplinar, o presente Grupo de Trabalho se propõe a pensar os diferentes fenômenos educativos em uma perspectiva Histórica. Dessa forma, embora sejam priorizadas pesquisas centradas nas discussões sobre Memórias e Políticas Educacionais, são aceitas investigações que analisem uma variada tipologia de fontes, desde que estejam relacionadas com a Educação. São bem-vindas pesquisas que se tratem de instituições escolares em diferentes níveis de ensinos, culturas escolares, políticas públicas, história de vida de professores, memórias da educação, educação municipal, bem como de iniciativas de educação não-formal.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt6historias@gmail.com
Coordenadores: Pâmela Cervelin Grassi - Mestre em História - UCS e Ingrid Bays - Mestranda em Educação
Ementa: A proposta do Grupo de Trabalho (GT) "Movimentos Sociais e Economia Solidária" possui como objetivo o compartilhamento de saberes envolvendo a pesquisa acadêmica e o engajamento social, visando o fortalecimento organizativo como possibilitador de cidadania e inclusão social. Considerando que o movimento de economia solidária envolve um arranjo diversificado de atores coletivos, pretende-se estabelecer diálogos e o compartilhamento de propostas e experiências que abarquem, entre outros, a autogestão, a democracia, a cooperação, a centralidade do ser humano, a valorização da diversidade, a emancipação, a valorização do saber local, a justiça social na produção e o cuidado com o meio ambiente. Não obstante, propõe-se o aprofundamento da temática da economia solidária justamente enquanto paradigma mobilizatório em defesa do trabalho associado e de relações econômicas não restritas à esfera mercantil. Diante disso, os trabalhos submetidos para esse GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca dessa oportunidade política de mobilização social que busca maneiras alternativas de se relacionar com a economia, abrangendo os desafios éticos, estéticos e políticos dessa construção.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt7movimentossociais@gmail.com
Coordenadores: Fernando Covolan Rosito - Doutorando em Educação e Marcelo Luis Fardo - Doutorando em Educação
Ementa: O Grupo de Trabalho (GT) Tecnologia e Inovação tem como objetivo a divulgação de pesquisas voltadas a estudos científicos com foco na tecnologia e inovação no ensino escolar nas mais diversas perspectivas epistemológicas e metodológicas. Esse GT compreende o ensino, com auxílio da tecnologia e inovação, como um processo de desenvolvimento das habilidades e competências dos envolvidos na educação. Assim, o entrelaçamento da tecnologia e inovação com o ensino visa produzir conhecimentos e saberes que estimulem a reflexão sobre a temática, promovendo propostas de ensino baseadas em novos enfoques no ambiente escolar, o que evidencia um compromisso social da pesquisa acadêmica. Diante disso, os trabalhos submetidos para esse GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca do tema tecnologia e inovação voltado para o ensino.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt8tecnologia@gmail.com
Coordenadores: Daniela Fátima Dal Pozzo - Mestranda em Letras - UCS e Fabiana Kaodoinski - Doutoranda em Educação - UCS
Ementa: O Grupo de Trabalho (GT) Expressões artísticas da linguagem tem como objetivo a divulgação de pesquisas voltadas à investigação científica da língua, da literatura e de suas interfaces, voltando-se para as diversas perspectivas epistemológicas e metodológicas. Partindo-se do pressuposto de que é na/pela linguagem que o indivíduo se constitui como sujeito, que é pela linguagem que se conhece uma cultura, bem como que ela é necessária em qualquer área do conhecimento, os trabalhos submetidos para este GT devem contemplar reflexões teóricas e/ou contribuições práticas acerca dos objetos de língua, literatura e educação.
E-mail para o envio de resumo expandido: gt9expressoesartisticas@gmail.com